quarta-feira, julho 11, 2007

Coisas Sujas

Sem nunca se referir expressamente ao eventual desejo da Polónia de voltar a discutir algumas questões de conteúdo, Durão Barroso advertiu que «seria um sinal de grande desconfiança se agora se tentasse renegociar o mandato» acordado entre os 27. Durão Barroso citou José Sócrates para reforçar que «o que está em causa é transformar o mandato em Tratado, não é fazer um novo mandato». Graças ao trabalho da presidência alemã, foi possível na cimeira do mês passado chegar a um consenso do qual resultou um mandato com um grau de detalhe «sem precedentes». Sustentando que «nunca se começou uma Cimeira Inter Governamental com um mandato tão preciso», sublinhou que «a questão central já não é sobre a substância política, visto que essa foi no essencial resolvida no Conselho, mas sim quanto ao nível de fidelidade ao conteúdo do mandato».

Quero agradecer ao nosso “Cherne” o favor de nos ter confirmado aquilo que nós há muito dizíamos. O Tratado está feito e só falta mesmo é passa-lo a limpo já que a “substancia politica” tem um grau de detalhe “Sem precedentes”. “O que está em causa é transformar o mandato em Tratado”.
Assim sendo nada justifica este adiamento na discussão sobre a realização do referendo, já que o que queremos ver perguntado aos portugueses tem a ver com o conteúdo e não com a forma.
Este tratado, que nada mais é que o antigo projecto de Constituição chumbado pelos referendos em França e na Holanda, é completamente anti-democrático. Coloca todo o poder em mão de gente não eleita e que sobretudo não é de confiança. Sobrepõe-se às Constituições dos Estados Membros, faz do liberalismo a regra fundamental, impedindo os povos de escolher outros caminhos e retira ao Parlamento o poder sobre a Comissão Europeia, órgão não eleito pelos cidadãos.
Chega de mentiras e truques para tentarem colocar em prática aquilo que já há muito foi decidido pelos senhores do mundo. Esta é uma oportunidade de os povos mostrarem que não aceitam ser paus mandados. Vamos exigir um referendo ao tratado e votar que “Não” aceitamos ser governados pelo poder do dinheiro e pela mentira. Basta ver as declarações feitas hoje pelo Engenheiro no Parlamento Europeu para sabermos que tudo vai fazer para o tentar evitar.

Sócrates aproveitou para criticar as «tentativas de desvalorizar» a ratificação do novo tratado europeu por via parlamentar que o primeiro-ministro português entende que «não honram a democracia representativa». «Gostaria de lembrar que em nenhum sítio do mundo, nas democracias liberais, se considera a ratificação parlamentar como uma ratificação ilegítima ou não estando à altura dos melhores valores das democracias modernas».

Não foi a realização de um referendo uma promessa eleitoral do Sócrates?
É preciso dizer mais alguma coisa?


Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. claro, só falta saber se é de sintra ou de lisboa....cena importante.

    a alemã amiga fez o trabalhinho todo.

    ResponderEliminar
  3. Também ouvi e a minha reacção foi imediata. Primeiro transformam o mandato em tratado e depois é que o vão referendar para efeitos da sua homologação. Essa é para rir. Desde quando é que a figura do referendo
    pode invalidar um tratado previamente aprovado pelos membros da CE. Este senhor anda pura e simplesmente a gozar connosco.

    ResponderEliminar
  4. Caro kaos: o senhor que é primeiro ministro é mentiroso.
    Faz da mentira; profissão.

    Vive de cócoras, deslumbrado por apertar a mão aos "grandes da Europa", convencido que, por fazer isso, a grandeza que ele julga existir nos outros, por magia passará para ele.
    Ainda é um pobre diabo que não percebeu que apenas ficará na história como o traidor que vendeu isto a retalho.

    Para as pessoas que votam no PS e se julgam socialistas, é extremamente bem feito que isto aconteça.

    Pra o país e para o resto que não tolera isto é um ataque sem precedentes.
    Estas pessoas são nosso inimigos, e são nosso inimigos já não por questões ideológicas ou outras.
    Tem o mesmo objectivo estratégico comparado com as devidas proporções entenda-se que a Al kaida tem em relação a todos os que não comungam das ideias da alkkaida: destruir o inimigo porque sim.

    O objectivo desta gente é destruir Portugal e os portugueses porque sim.

    Pelo meio goza-se com as pessoas , chantageia-se as pessoas, intimida-se as pessoas.
    Isto deve ser respondido da mesma forma: não afrouxando a pressão e sistematicamente questionar estas pessos e ACIMA DE TUDO declarar a titulo individual que não se aceita o tratado mesmo depois de ele ser adoptado.
    Mesmo depois dizer sempre que não se aceita um tratado, que não se concorda com o tratado,sempre que possível.

    E mais ainda antes do tratado ser assinado fazer pressão sobre esses senhores acerca do referendo precisamente a exigir que exista referendo.

    Como cidadão não pactuo com traidores e é de traição que se trata aqui.
    Eu que não gosto nada do conceito de pátria e de nacionalismo tenho que ser justo aqui e chamar traidor a esta gente.
    Esta gente é reles, esta gente não presta.

    ResponderEliminar
  5. Estamos tramados a curto prazo, porque a morte é inexorável. Se o não fosse, estaríamos tramados para sempre.
    Às vezes a natureza escreve torto por linhas direitas.

    ResponderEliminar
  6. O Nosso Querido Socretino é muito esquecido: tadito!

    ResponderEliminar
  7. Steve Vai, ontem, em Lisboa:
    - tenho uma boa memória, mas é curta

    ResponderEliminar
  8. espero que todos os cidadãso percebam a manobra desta gente de baixo nível e que exijam, de facto, a realização do referendo!
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Palavra de Sócrates... parece que andas distraído ó Kaos! Já prometeu outras coisas e também roeu a corda, como bem nos lembramos.
    Lá tenho que repetir o mesmo: eu voto em branco.
    Belos bonecos
    Cumps

    ResponderEliminar
  10. francis:
    Um trabalhinho bem sujo, diga-se
    abraço

    ResponderEliminar
  11. Contradições:
    É colocar a carroça à frente dos bois...e o pior é que os bois somos nós.
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Pedro:
    Também não sou defensor da ideia de pátria, mas temos de defender aquilo que é a nossa cultura e as nossas gentes. Estou-me nas tintas para os partidos, o importante são as politicas e, infelizmente, em Portugal todas são iguais. Com o tratado a afirmar a ideologia liberal como regra nunca mais poderemos votar nada de diferente a democracia ditatorial vem aí.
    abraço

    ResponderEliminar
  13. anonimo:
    A natureza mata as aberrações e nós somos uma cada vez maior.
    abraço

    ResponderEliminar
  14. luz branca:
    Se fosse isso ainda teria desculpa, mas é muito mais grave. É mesmo mentira.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. f:
    e depois votem Não, porque o que aí vem é gravissimo.
    abraço

    ResponderEliminar
  16. Guardião:
    Nunca é demais mostrar a verdade das coisas. Claro que sei que ele não é de confiar, mas mostrá-lo todos os dias é importante.
    abraço

    ResponderEliminar

Powered By Blogger