quarta-feira, setembro 12, 2007

Chinatown

Chinatown - Roman Polanski

Maria José Nogueira Pinto pretende «travar a proliferação das lojas chinesas» na Baixa-Chiado. Acrescentou ainda que o comércio «é central» para a Baixa-Chiado, mas sem as lojas chinesas, que «estão a dar cabo do comércio da cidade». A autarquia deveria deslocá-las para uma «Chinatown». «A câmara é que dá a licença, pode dizer que a quota de lojas chinesas neste espaço está esgotada».

António Costa tem de pagar os apoios de campanha e por isso não me admirei ver aparecer o nome da Zézinha como podendo voltar ao projecto Baixa-Chiado. Não entendo muito bem onde uma Câmara que está falida vai encontrar todos os milhões que esse projecto custa, mas mesmo que seja só em papel, o importante é que se crie mais uma empresa e que mais umas administrações tomem posse. Nós, que já vimos tantas a nascerem por aí como nascem lojas chinesas, já não estranhamos. O que ela não pode defender é inconstitucionalidades e vir lançar ideias xenófobas para o ar. Também eu penso que as lojas chinesas são um mal a que a globalização abriu a porta, mas também os Mcdonalds o são. O mal está no sistema e não nos chineses que aproveitam a oportunidade que lhes deram. Ao abrirem o mercado aos seus produtos em busca de mão-de-obra barata e de um mercado de biliões esqueceram-se que também eles ficaram com a porta aberta para cá entrarem. Não é só o comércio que sofre com isso, mas também as empresas, onde tantas já fecharam por não ser possível haver concorrência justa quando as regras de produção não são iguais. Quando uns usam trabalho infantil e escravo sem respeitarem regras de qualidade, quem produz com leis e direitos para quem trabalha não tem hipóteses de resistir. Mas para os grandes do mundo há que expandir a globalização capitalista pelo que esses pequenos detalhes não contam. Assim, também eles podem abrir lá as suas fábricas e beneficiar dessas vantagens competitivas sem terem de respeitarem as leis dos seus países. Afinal, é no lucro que está o ganho.
Mas, voltando à Zézinha e á sua luta contra as lojas chinesas. Propõe também a criação de uma Chinatow em Lisboa, um local para onde seria enxotado todo o comércio chinês. Será que depois também proporá uma Indiatown, um Harlen, ou um Gueto de Varsóvia. Que pior ideia pode haver em concentrar numa só zona toda uma cultura, possibilitando a importação aquilo que ela tem de bom, mas também todos os males de que padeça. Alguém diga à Zézinha que, se o que deseja é aplicar ideias de extrema-direita que volte ao CDS.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

4 comentários:

  1. O engraçado é que um representante do comércio e restaurantes chinêses, já veio a público afirmar que é uma excelente ideia...

    ResponderEliminar
  2. "Alguém diga à Zézinha que, se o que deseja é aplicar ideias de extrema-direita que volte ao CDS".

    Absolutamente de acordo!

    ResponderEliminar
  3. E há tempos, na sequência da morte de um agente da autoridade na Cova da Moura, veio o então ministro da administração interna dizer publicamente que não era admissível favorecer a criação de «guetos» no nosso país! Pois se eles já existem... aliás, a Indiatown já se encontra situada no Martim Moniz.
    No centro de Sintra (património cultural) já existe uma pequena Chinatown onde em tempos e durante décadas existiram lojas que fizeram história mas que, na actualidade, já apresentavam muitas fragilidades de negócio.

    ResponderEliminar
  4. Chinatown é um vocábulo inventado pela Zezinha? Existem Chinatowns? Foram criadas por Hitler, por Mussolini ou por Salazar (todos eles do CDS, parece-me)?

    ResponderEliminar

Powered By Blogger