quinta-feira, novembro 15, 2007

Sem pés nem cabeça

Sem cabeça

"É de um provincianismo atroz pensar que só se qualifica a cultura mostrando o que é nosso. Isso é serôdio e provinciano". As palavras foram pronunciadas pela Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima.
Dois dias antes, o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, foi obrigado a fechar duas salas por falta de funcionários. A ministra anunciou a propósito que 90 funcionários vão ser destacados por um período de seis meses para os museus com falta de vigilantes, pondo fim à situação que obrigou ao encerramento de alguns.

Pode ser serôdio e provinciano, mas mais provinciano ainda é esta mania de novo-riquismo quando nem temos dinheiro para garantir a abertura dos nossos próprios museus. Faz-me lembrar aqueles emigrantes que viviam em barracas e faziam os trabalhos mais mal pagos, mas voltavam nas férias, “montados” em grandes automóveis. A Ministra devia preocupar-se mais em divulgar aquilo que é nosso, aquilo que representa a verdadeira cultura deste país e deixar os outros divulgarem as suas.
Outra coisa que custa a entender é que seja o próprio Estado a contratar funcionários por períodos de seis meses, quando se sabe que passado este tempo será necessário contrata-los, a eles ou a outros, de novo. Se há vagas que necessitam de ser preenchidas, fazia todo o sentido que fosse o Estado a dar o exemplo e a contratar gente sem ser a título precário. Talvez fosse uma melhor aplicação do dinheiro da cultura que o simples mostrar da opulência czarista.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

5 comentários:

  1. Ahahaahah...concordo (sarcasticamente, claro) ;-)

    Ela disse isso??...Há coisas fantásticas...

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Mesmo a propósito. Considerem-me serôdio ou provinciano, mas eu sou é vaidoso com o espólio de meu Pai, que revelo um pouco do mesmo aqui:

    http://thewatchdog-blog.blogspot.com/2007/11/homenagem-ao-artista-meu-pai-que-faz.html


    1 Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Sulista:
    É uma Ministra demasiado mundana para governar um país provinciano. Proponho que vá governar para outro lado
    bjs

    ResponderEliminar
  4. watchdog:
    Valem mais que todo o hermitage, pelo menos representam o prazer da pintura e o gosto do fazer
    um abraço

    ResponderEliminar
  5. Entretanto Maria João Pires desapareceu, foi tocar Chopin para outra freguesia.
    Isto é mesmo uma vergonha.
    JSerra

    ResponderEliminar

Powered By Blogger