quinta-feira, dezembro 20, 2007

Devem andar todos bebados

oh vinho meu vinhinho

«Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram hoje a acordo, por maioria qualificada, sobre a reforma da organização comum do mercado (OCM) do vinho. Esta reforma era uma prioridade da presidência portuguesa da União Europeia, foi aprovada a 24, com os votos contra de Malta e Dinamarca e a abstenção da Estónia. A reforma prevê que sejam arrancados 175.000 hectares de vinha em toda a União Europeia.»

Porque raio era esta reforma uma prioridade para Portugal é um mistério, mas seja lá porque razão obscura possa ser, a verdade é que a nós, nos calhou arrancar mais 17.000 hectares de vinha, cerca de 10% da área total. Claro que o ministro se mostrou muito satisfeito com os milhões que vão cair da Europa para este fim
, mais seis milhões de euros anuais, (ui, ui, tanto dinheiro, nem dava para pagar a cimeira de Lisboa), estando ainda o governo disposto a comparticipar com mais 100 milhões por ano, retirados dos cofres do estado. Isto é, ficamos sem uma dos nossos produtos em que podemos apresentar qualidade e competitividade e ainda gastamos milhões, como se não houvesse melhores actividades onde os utilizar, para destruir um pouco mais do pouco que já nos resta do que é produzido em Portugal. Enquanto não houver só meia dúzia de nababos a morrer de obesidade e ataques de coração, enquanto todos os outros morrem de pobreza, esta canalha não vai descansar. Enquanto não nos puserem a todos a prestar servil vassalagem aos poderosos que, na sua opulência, venham banhar-se nas praias do “Portugal Europe's West Coast” e jogar nos campos de golfe do “Allgarve”, não param. Enquanto Portugal não estiver completamente dependente das esmolas europeias, não vão parar de destruir a nossa agricultura e a nossa indústria. Estão a transformar Portugal num país de serviços, no Inatel da Europa e nós todos nas “putas” que os devemos servir. Puta que os pariu a todos.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

9 comentários:

  1. Toda a gente sabe que este ministro da Agricultura tem casa na Bélgica, não aqui. Depois de fazer o servicinho para cair nas graças dos seus amigos europeus, volta para de onde veio: Bruxelas. Vai ser mais um comissário não sei das quantas. À medida que entra dinheiro para alguns, a economia vai-se retraindo. Que se lixe o Dão, bom bom é o Beaujolais, Rioja e Riesling. Surpreende como as pessoas continuam a deixar-se enganar (Votem em mim em 2009!) por gente sem Alma.

    ResponderEliminar
  2. Ao ler o início deste post recordei de imediato aquela história com dezenas de anos em

    que a Europa (diga-se, a França, neste caso) enterrou "xis" toneladas de manteiga, com o

    pretexto de que havia excedentes do dito produto animal. Agora, parece que há vinho a

    mais e a ordem superior é arrancar videiras.
    A coisa está mesmo estúpida, por mais superior que seja.
    Estes "tratantes" do "tratado" vão ter muito que fazer, desde excedentes de pão a

    excessos de gás natural, etc...
    Não havia uma ilha no Mediterrâneo para exilar estes trastes?

    ResponderEliminar
  3. A cerveja a fazer cada vez mais parte da tal dieta Mediterrânica...

    Bom Natal, com um bom vinho na mesa!

    Um Xi Grande

    ResponderEliminar
  4. Vai acontecer com o vinho
    o que aconteceu com o leite
    quem vai pagar é o zé povinho
    e o produtor que se deleite

    Com os subsídios à produção
    para que baixem as quotas
    isto não passa duma ilusão
    andarmos com a Europa às costas

    ResponderEliminar
  5. O problema é que o povão continua a acreditar neles. Junta-se mais açúcar ao vinho e pronto, voila. Dá-se cabo do nosso Dão, Bairrada e Alentejo. Já viram a graduação alcoólica dos mesmos? Há alguns anos atrás só me recordo do Lagoa ter 13,5. Agora é normal em qualquer um. Imposição Francesa e Alemã. Na prática é vinho a martelo autorizado pela UE. Os nosso dignos ministros, mais conhecidos como testas de ferro dos interesses das grandes empresas multinacionais não estão a fazzer mais do que o seu trabalho, pelo que serão adequadamente compensados quando sairem do poleiro. Casas em Bruxelas e não só... e que lixe o mexilhão nacional, que somos todos nós.

    ResponderEliminar
  6. Casas em Bruxelas. Não será muito melhor uma casa "on the hill" no Allgarve, nos sopés da montanhas entre Vila Real e Sagres, por oitenta mil continhos, piscina incluída, água aquecida?
    Em Bruxelas e Genéve faz um frio de rachar.

    ResponderEliminar
  7. Vergonhos! Indecente! Traição! etc, etc...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. O Clube de Bruxelas ( vulgo União Europeia ) decidiu já há muito tempo que Portugal será uma enorme estância turistica com 800 Kms de praias e repleta de campos de golfe. É claro que as cepas velhas só estorvam. Tá-se mesmo a ver um qualquer golfista inglês a rasgar os calções ao tentar dar uma tacada no meio das videiras. Nem pensar!
    E já dizia a minha avó: nem só de uvas se faz o vinho!

    ResponderEliminar
  9. Que giro!

    Quase todos os comentadores deste blog são anónimos...

    Porque será?!

    (desculpem a impertinência da pergunta...)

    CSD

    ResponderEliminar

Powered By Blogger