domingo, fevereiro 10, 2008

A Ultima esperança da Europa

Referendo na Irlanda

O referendo irlandês ao Tratado de Lisboa da UE continua sem data, mas já está envolvido em polémicas, designadamente depois de uma deputada acusar o governo de usar fundos públicos para a campanha do 'sim', noticiou a imprensa irlandesa.
As acusações ao governo partiram da deputada do Movimento do Povo, Patricia McKenna, e prendem-se com a publicação de um folheto pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros irlandês, que a deputada considerou promover o 'sim'.
Em causa está uma decisão da justiça irlandesa de 1995, em resposta a uma queixa apresentada pela mesma deputada, então dos Verdes, que proibiu o uso de fundos públicos na promoção de uma ou outra posição nas campanhas para os referendos.
O ministro visado, Dermot Ahern, informou que o governo pediu pareceres jurídicos segundo os quais a decisão judicial de 1995 não se aplica enquanto não produzir uma alteração da lei.
Os eleitores irlandeses rejeitaram em 2001, num primeiro referendo, o Tratado de Nice, actualmente em vigor, vindo a alterar a sua posição numa segunda consulta.
Actualmente, de acordo com a mais recente sondagem, os irlandeses parecem estar outra vez pouco inclinados a votar 'sim'. Esse estudo, publicado a 26 de Janeiro pelo diário Irish Times, concluiu que apenas um quarto (26 por cento) dos cerca de três milhões de eleitores afirma que vai votar 'sim'. Apesar de a percentagem dos que vão votar 'não' ser apenas de 10 por cento, os autores do estudo apontam a imprevisibilidade do resultado tendo em conta que dois terços se declararam indecisos.
in "Diário Gigital"

Sendo a Irlanda o único país que vai efectuar um Referendo ao Tratado de Lisboa é também a única esperança que nos resta de o ver não ser ratificado. Claro está que toda a canalha Europeia, que o quer impor a todo o custo, vai unir forças e fazer uma campanha de sentido único para procurar que o Sim ganhe. Comunicação social, governo e EU vão todos puxar para o mesmo lado, pelo que todos nós que podermos dar uma mãozinha aos defensores do Não unir forças. Todos devemos escrever texto de apoio e em que os possamos informar daquilo que se está a passar por toda a Europa, onde as populações estão a ser impedidas de dizer a sua opinião e as razões que fazem deste tratado um mau tratado. Talvez mesmo criar um blog colectivo em língua inglesa e, para aqueles que poderem e desejarem, tentar visitar a Irlanda na altura do referendo para colaborar na campanha do Não. Todas as ideias que surgirem e tudo o que podermos fazer será bom.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

2 comentários:

  1. Muito bom discernimento. A serio !

    ResponderEliminar
  2. Penso que estas medidas poderão ser eficazes no combate aos algozes, impedindo a ratificação do malfadado Tratado. Força!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger