«O primeiro-ministro, José Sócrates, referiu que "A agricultura portuguesa está num bom momento". Para tal, Sócrates diz que "Alqueva tem contribuído de forma particular". "Tem atraído muito investimento privado, em particular olival, mas também em outros domínios da actividade agrícola”. "Parto muito satisfeito por ver um dinamismo agrícola como há muito não se via".O primeiro-ministro, disse que acredita que o sector está preparado para responder a uma eventual crise alimentar internacional.
Por seu turno, o titular da pasta, Jaime Silva sublinha que Portugal está inserido num grande produtor mundial, a União Europeia, que é excedente na produção de cereais, produto que atravessa um período de subida exacerbada dos preços. Apesar desta posição o ministro da Agricultura defende que os 27 Estados devem repensar a sua política de cooperação com outros países, nomeadamente do continente africano, face à conjuntura actual.»
Quem não conhecesse o país onde vivemos e ouvisse a conversa do Engenheiro até podia imaginar que Portugal é o paraíso na terra. Numa altura em que a crise arrasa as maiores economias do mundo, vem-nos dizer que a nossa vai de vento em popa e quando vemos os preços dos produtos agrícolas a subir 30, 40 ou até mesmo 70% num ano que a nossa agricultura, que a União Europeia tem vindo paulatinamente a destruir aos longo dos anos, (passámos da produção de 50% daquilo que consumimos para 25%) é um jardim. Vai elogiar o Alqueva que, em vez de servir a nossa agricultura, está a servir projectos imobiliários e a irrigar campos de golfe. A verdade é que a comida nunca faltará na mesa do Engenheiro como já falta na de muitos milhares de portugueses. Infelizmente é para isso que a agricultura portuguesa está preparada.
Quanto a Jaime Silva, já nada me espanta quando fala. Se a EU tem excedente de cereais porque sobem tanto os preços. Será que o adorado “mercado liberal” deixou de funcionar? E que quer ele dizer com a necessidade de “repensar a sua politica de cooperação com outros países”? Será que, agora que o capitalismo global fez rebentar o sistema, defende que se feche a torneira e eles que morram à fome à vontade? Pelo sim pelo não vou mas é plantar uma horta aqui no quintal (às escondidas da ASAE, que deve haver uma qualquer lei que me proíbe de produzir batatas ou alfaces).
Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping
Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza. Todas as imagens deste blog são montagens fotográficas e os textos não procuram retratar a verdade, mas sim a visão do autor sobre o que se passa neste jardim à beira mar plantado neste mundo, por todos, tão mal tratado. A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão.
segunda-feira, maio 05, 2008
Agricultura portuguesa - Um Jardim
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Essa 'coisa' de Alqueva, em que país é que fica ?
ResponderEliminarSe não fica no país das maravilhas da "Alice", será que fica no país das maravilhas dos "arquitectos" da nossa desgraça ?
Se Deus perdoar ao Jaime e ao seu (dele) chefe ... há corrupção nas penas capitais !
Há de facto uma parte da região do Alqueva que está a ser plantada com oliveiras, mas foi comprada pelos espanhóis, que (para várias finalidades) já detém a quase totalidade daqueles terrenos.
ResponderEliminarCaro Kaos
ResponderEliminarDesculpa o abuso, mas a minha consciência obriga-me a divulgar esta petição contra o Aborto Ortográfico:
http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/
Este ministro de agricultura não percebe nada do sector. Continua a viver da fantasia do mercado europeu e a valorizar as terras dos proprietários do Alqueva com dinheiro da UE. Ainda vamos apanhar uma diarreia com tanta azeitona.
ResponderEliminarquem quer comprar carne de 1ª qualidade é favor de me contactar...vendemos carne fresca do sudoeste asiático.Carne tenra e fresca ( ainda menores)de primeira mão, sem doenças contaminadas, algumas ainda usa fraldas....vitório é prova de qualidade. também tenho bom vinho, da terra do meu avô, loucor beirão acompanhado com o chouriço português do meu avô...ainda tenho pra vender os meus tomates, ainda virgens e frescas...acompanha de suco bem doce...pois confeço que tenho diabetes, ainda vendo em saldos bananão bem grande de de marca tiu monte, acreditam que nunca virão banana tão grande e rígida, também acompanhada de suco que é especialidade da casa...não esqueçam que também tenho chourição (dos grandes)à venda e tão boa qualidade que até se vibram...fazemos entregas ao domicílio...para terminar apresento-vos o meu chouricao de burro, directamente do meu quintal sempre de melhor qualidade, e garanto-vos quevao ficar mais espertos depois de comer chouricao de burro
ResponderEliminar