sexta-feira, junho 06, 2008

E Agora?

 “E agora?

E agora? Depois de ter a Avenida da Liberdade com mais de 200 mil que vai fazer a CGTP com esta manifestação? O Engenheiro já disse que não ficou impressionado com o número, não vai mudar de rumo nem alterar a proposta do novo Código do patronato. E agora? Ficaram marcadas manifestações distritais lá mais para o fim do mês. Será suficiente? Parece-me que não.
Já uma vez as ruas de Lisboa tinham visto 200 mil manifestantes a 300 metros dos líderes Europeus e nada se fez. “Hoje não é para isso”, disseram-me. Não é dia para isso? Se não era quando agora quando estavam ali 200 mil e, mesmo ali ao pé, os lideres Europeus, então quando é? Numa outra vez Lisboa também viu 100 mil professores, dois terços de toda uma classe profissional, encher-lhe as ruas. A Ministra ainda lá está e o Sindicato até assinou umas tréguas com ela.
Que fazer agora com estes 200 mil?
Acredito que mais dia, menos dia, a UGT vai fazer o papel para que lhe está destinado, vai chegar a acordo com o Governo e assinar a nova lei. O Engenheiro vai sair em hossanas, elogiando o diálogo e mostrando que o acordo com os sindicatos “responsáveis”, foi possível. A CGTP vai ficar de fora como sendo o mau da fita, mas infelizmente tudo isto parece fazer parte de um filme que já vi acontecer muitas vezes.
Está a CGTP com vontade de ir para a luta, para a rua, não em dias e horas marcadas para começar a desfilar e horas para ir para casa já mais aliviado de ter cumprido o direito a protestar. Ir para a rua, lutar e ficar lá. Ir para Belém, para S. Bento, para um sitio qualquer e manter a luta até que o Engenheiro e os seus amigos se impressionem e se preocupem. Até a pressão se lhes tornar insuportável que tenham de ceder. Não num acordo de cavalheiros em que os trabalhadores cedam direitos, mas em que ainda conquistem mais. Voltar a lutar, não para defender o que ainda nos resta, mas sim para reconquistar o muito que já nos tiraram. Está a CGTP com vontade de fazer isto ou vai uma vez mais deixar cair a vontade de 200 mil que se manifestaram em Lisboa, uma vez mais?

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

22 comentários:

  1. http://caparicaredneck.blogspot.com/2008/06/echelon.html

    ResponderEliminar
  2. Eu cá sou filiada num Sindicato da CGTP.
    Já fui Delegada Sindical durante 10anos.
    Estou disposta ao que for preciso.

    ResponderEliminar
  3. Está na altura de dar inicio a um programa de treinos de resistência passiva e activa. Ainda sou do tempo em que correr à frente dos polícias cães e dos cães polícias era um desporto digno.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/6/08 20:11

    Caro Kaos:
    mas depois como é que os manifestantes profissionais e estas técnicas eram defendidas e elevadas à categoria de tradição?

    Não, isto é que é giro e mostra a força dos sindicatos e mais não sei quê.
    É uma forma de luta inútil uma vez que apenas serve para que o senhor Sócrates e companhia até possam chegar a Bruxelas e dizerem que em Portugal existe democracia e as pessoas até se manifestam...estão a ver?É a festa da democracia.

    E depois continua tudo a ser feito exactamente contra os interesses das pessoas.E a favor de interesses semi obscuros que nunca foram eleitos.
    As pessoas até votaram e mais tretas do mesmo estilo.

    Repare-se num simples exemplo: sai uma lei do tabaco a proibir fumar em locais fechados.

    Depois disso, os fumadores em empresas vão até à rua para cumprir a nova lei do tabaco, e alguns estão a ser alvo de processos de despedimento porque a sua produtividade é "afectada" porque estão a sair (para cumprir a lei de proibição de fumar) para fumar.

    Eis como uma lei gera subversão e injustiça, mas é-nos dito que não podemos protestar porque até existiram eleições, legitimidade, etc...e tal.

    Um destes dias acordamos e estamos em estado de escravatura decidido por lei e haverá alguém que virá dizer que até votamos previamente e democracia etc e tal...

    Além disso esta causa tem pouco interesse.

    Lutar por uma sociedade mais livre e mais justa é uma merda sem interesse nenhum.

    Lutar por comprar um vídeo gravador de marca Sony ou um cartão de crédito da selecção nacional ou até mesmo poder ver a MTV é que é bom.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/6/08 20:23

    Uma vez que as manifs não resultam, que tal adoptar a estratégia do cerco, como se fazia na idade média? Que se saiba, ainda não se consegue enviar comida e água por e-mail.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/6/08 22:09

    Estas medidas só manifestam inconformismo mas, tal como o socialismo real é um estado intermedio entre o capitalismo e o comunismo, as manifestaçoes sao os preliminares de uma greve geral, a nao ser que também as direcçoes dos sindicatos sejam corruptas.

    ResponderEliminar
  7. E que tal um boicote a Lisboa entupindo o Terreiro do Paço, o Palácio de Belém, o Palácio de S. Bento com camiões...
    Ou entupir os acessos à capital durante 2 ou 3 dias.
    A sugestão fica no ar.
    Cartão vermelho a Sócrates já!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/6/08 23:44

    kaos

    até há uns dias criticavas a manif de 5 de junho por ser à semana. Agora a de 28 é ao sábado, mas agora criticas porque isto não vai lá com manifs.

    estou a ficar farto. porque das duas uma, ou achas que o povo está mesmo ganho para fazer já a revolução (e nesse caso estás errado), ou estás armado em provocador.

    junta à luta. No dia 28 seremos mais e em mais sítios.

    a luta é o caminho!

    mg

    ResponderEliminar
  9. mg:
    Não estou armado em nada e aquilo que digo, digo-o porque é o que penso. Não sou Senhora da verdade mas gosto de pensar nas coisas. Critico a manifestação por ser às 3 da tarde de um dia de trabalho, mas defendo a importancia de lá se estar. O boneco e o texto dizem isso. Critico a pouca utilidade por não se tentar forçar mais a luta, por falta de uma verdadeira vontade de ir até ao fim. Lutar não contra as imposições deste governo, mas também pela recuperação dos que já nos tiraram. Se nos manifestarmos todos os dias, se formos gritar para a rua a nossa revolta todos os dias, na AR, em Belem em todo o lado onde essa gente esteja. Deixarmos de ser tão bem comportados. Eu acredito nisso. Estou enganado? Talvez mas eu acredito que é possivel vencer.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo7/6/08 02:06

    O problema é que a agenda política do PCP está sempre ocupada e fora das lutas reais. E assim vamos perdendo terreno com entendimentos e manifestações marcadas irreflectidamente, etc...
    Mas vamos conseguir!

    Isabel

    ResponderEliminar
  11. É para a porrada???? Vamos lá, já agora aproveito e ponho em prática algumas das merdas que me fazem ser Sensei.

    Todos os dias, se for o caso alinho, mas ir-lhes aos cornos é que eu delirava!

    São a corja mais nojenta que alguma vez se reunião num partido político.

    ResponderEliminar
  12. Olá camarada

    Como tú dizes e muito bem andam nesta treta para depois sentarem o trezeiro à mesa e concordarem com quase tudo.

    Ora meus amigos, esta merda não vai lá com manifestações, estes 200 mil, num país de gente de tomates ia para cima deles, até à casa deles, mantinham-se alí, sem pastanejar (ai que saudades tenho do cerco à Constituinte, isto é que era gente de toamtes), o Povo aparecia lá a aumentar a contestação, que durasse dois, trez, os dias que fossem necessários, mas os gajos tinham que saír, tinham que dialogar, tinham de mudar algo.

    Perdem-se assim grandes oportunidades de mudança, de fervor revolucionário, perde-se no fundo tudo, mais uma vez.

    PS (salvo seja)
    O Sócrates disse não ficar impressionado, mentira dele, os tipos com tanta gente na rua ficam borradinhos de medo, vão por mim pois sei do que falo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Concordo absolutamente isto já lá não vai com beijinhos.
    Em Espanha Aznar caiu na rua através de SMS.
    Agora em Portugal, que tal um Sábado 200.000 e porque não um milhão em frente à casa de Sócrates, em frente à AR, em frente a Belém, será que eles não viam?
    Revolução já!
    Cartão vermelho a Sócrates!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/6/08 11:28

    Pq é que as merdas dos sócratinos não saem à rua com os trabalhadores apoiantes da suas leis do trabalho,dos recibos verdes,das suas baixezas, dos gajos mais rico. Vá, venham para a rua apoiarem a '3ª via'(para o facismo,concerteza!).O gajo disse q era fácil fazer manifs de 200 000(seg ele-250 000 seg a CGTP)),esse meliante que as faça e,bem podem cercar as casas de quem trabalha.
    Essa matula do governo precisa de quem lhe fale grossoe duro.Não,não me estou a referir a Bilderberg...

    ResponderEliminar
  15. Caro Kaos,
    1. Sócrates pode dizer o que quiser, mas ele e nós sabemos que a realidade é outra;
    2. Rebobine os dias que se seguiram à manifestação de 18 de Outubro e verá que não é como escreveu;
    3. De caminho, ou não, leia este interessante texto do nosso camarada (de blogosfera...): http://asvinhasdaira.wordpress.com/2008/06/06/5-de-junho-e-a-importancia-da-luta-sindical/
    4. O descontentamento é muito, mas nem toda a gente se dispõe e predispõe a manifestá-lo;
    5. Concluo com uma citação (não textual) do homem da pêra mais conhecido por Lenine:«Está profundamente errado quem pensa que a revolução é um processo sempre em linha recta, tal como a avenida Nevski [é uma avenida direitinha, plana com mais de 4km]...»

    ResponderEliminar
  16. Anónimo7/6/08 14:34

    O comentário do Sócrates merece apenas uma gargalhada...

    Só!

    Está borrado de medo e diz destas coisas... é um triste!

    Dos professores disse o mesmo e viu-se.

    eu já previ o que vai fazer...

    Saiu a taluda ao Carvalho!

    ResponderEliminar
  17. Caro Castendo:
    Não estou contra a luta e por isso estou ao lado de todas elas e disposto a ir até ao fim. O erro para mim é que já tivemos muitos anos para aprender e está na altura de ir em busca de resultados ou corremos o risco de um dia destes já o mal estar todo feito. Vamos exigir e já a reposição de tudo o que nos foi tirado por esta gente. É na rua que a luta tem de ser feita e é lá que temos de nos manter até atingirmos a vitória. Chega de tirrar a pressão à panela, está na hora de deixar rebentar

    ResponderEliminar
  18. Fascista eu !
    Que sou bem vermelho...
    Hasta la vitoria siempre!
    Fascismo nunca mais!
    O poder ao povo!
    Já!
    Basta de ordinarices prepretadas pela banca e pelas petrolíferas.
    Lacaios de Bruxelas jamais!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo7/6/08 17:21

    De facto a estrategia mais correcta não é só manisfestações em dias certos, viram quando umas dezenas de professores desafiaram Sr Santos Silva na rua e ele disse uma serie de disparates, depois da manif dos 100.000 professores houve vontade de apanhar os politicos nas comemorações do 25 de Abril com nova manif convocada e numerosa, muitos emails circularam e sms, mas os sindicatos encarregaram-se de a desmobilizar por estar fora da sua agenda. Conseguiram reabilitar a ME
    dividir os prof's e cantar uma vitoria onde há uma clara derrota.
    Com dirigentes sindicais destes não vamos longe.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo7/6/08 21:25

    Sabe lá ele o que fazer com tanta gente!

    Penso que vai buscar outra grua...

    ResponderEliminar
  21. Na primeira noite, eles se aproximam
    e colhem uma flor de nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem,
    pisam as flores, matam nosso cão.
    E não dizemos nada.
    Até que um dia, o mais frágil deles,
    entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua,
    e, conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E porque não dissemos nada,
    já não podemos dizer nada.
    Maiakovski, poeta russo


    Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
    Como não sou judeu, não me incomodei.
    No dia seguinte, vieram e levaram
    meu outro vizinho que era comunista.
    Como não sou comunista, não me incomodei .
    No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
    Como não sou católico, não me incomodei.
    No quarto dia, vieram e me levaram;
    já não havia mais ninguém para reclamar...
    Martin Niemöller, 1933
    - símbolo da resistência aos nazistas.


    Sócrates logo no dia da posse atacou os farmacêuticos.
    Eu não disse nada porque não sou farmacêutico
    A seguir atacou os magistrados, também nada disse porque não sou magistrado.
    Depois foi aos médicos e enfermeiros. Também nada disso é comigo
    A seguir congelou as carreiras dos funcionários público, quero lá saber eu nem sou manga de alpaca.
    Maltratou os polícias, os militares, os professores... os padres também não escaparam
    Aumentou os impostos.
    Aumentou a idade da reforma, a insegurança nas ruas, nas escola e até nas nossas casas.

    Ah! Mas criou “as novas oportunidades” “o divórcio” a insegurança, o crime, a violência, os “canudos” de férias e Domingos.

    Hoje bateu à minha porta com a Lei da mobilidade e atirou-me para o desemprego. Já gritei e ninguém me ouve, até parece que a coisa só me afecta a mim.

    O que os outros disseram, foi depois de ler Maiakovski.
    Incrível é que, após mais de cem anos, ainda nos encontremos tão desamparados, inertes, e submetidos aos caprichos da ruína moral dos poderes governantes, que vampirizam o erário, aniquilam as instituições, e deixam aos cidadãos os ossos roídos e o direito ao silêncio : porque a palavra, há muito se tornou inútil…

    Para reflectir...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo8/6/08 01:21

    Continuo a dizer, enquanto andarmos atraz da agenda política do Jerónimo, nunca vamos conseguir nada. Ele pensa só na estratégia do partido, os trabalhadores que vão às "malvas", marca manifestações para as horas e dias que quer e lhe dá jeito. O Carvalho da Silva que é muito inteligente, mas ainda não percebeu o poder real que tem, embarca nestas tretas, pois é um militante de base e mesmo doutorado não consegue "bater asas".
    Estas encurralados entre o Engenheiro e esta "máquina velha" que ainda nos mobiliza por estamos todos descontentes, mas atira a nossa força para o lixo, porque só lhe serve se estiver na sua AGENDA!
    O Carvalho da Silva devia acordar, perceber a força que tem e mandar embalsamar o Jerónimo.
    Aí a luta e a resistência tomavam outro sentido e o caminho da verdade.

    Isabel

    ResponderEliminar

Powered By Blogger