quarta-feira, agosto 20, 2008

Call Center

Call Center

Ia colocar esta imagem simplesmente com uma legenda. Foi nessa altura que lia noticia do público sobre o assunto e da boa noticia que é a criação de 1200 postos de trabalho no interior deste país. Notei que “A PT vai lançar um concurso para seleccionar as empresas prestadoras de serviços que vão operar no novo centro”. “No âmbito do acordo que será hoje assinado, o município vai ceder os terrenos para a construção do novo centro, com uma área total de 3700 metros quadrados”. “Será dada prioridade a candidatos que tenham completado o 12º ano, garantindo desta forma a contratação de emprego qualificado “.“O centro, que deverá entrar em funcionamento dentro de 10 meses, vai contar com 600 posições de atendimento a clientes, o que representa cerca de 1200 postos de trabalho qualificado”. “A operadora tem apostado na criação destes centros no interior do país, uma vez que a rotação dos colaboradores é ali menor do que nos grandes centros urbanos, o que se reflecte na qualidade dos serviços prestados”.
Sou só eu que vejo aqui negócio puro e duro? O Estado vai dar o terreno, muito possivelmente impostos e subsídios para formação profissional. Os trabalhadores serão jovens, aqueles a quem dizem querer dar novas oportunidades, e que vão ter um emprego que eu detestaria ter, como detestaria imaginar uma vida a trabalhar numa caixa de supermercado, a ganhar um ordenado perto do mínimo. Até a justificação das razões da construção no interior do país é triste; nessas zonas os trabalhadores sabem que não podem abandonar aquele emprego, que não há mais nenhum, que aquela tem de ser a sua vida. Sabem que vão ter de aceitar a vontade do patrão, dos horários ao salário. Sabem que foram apanhados na engrenagem do sistema e que, a grande maioria, de lá não mais poderá sair.
É por estas e por outras que muitas vezes, até aquelas que são as boas noticias me deixam triste, não por mim, mas por aquilo em que estão a transformar este país.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. 1.200 postos de trabalho no interior? até soa convincente.
    Mas, e a deslocalização dos postos já existentes, os novos desempregados que gera esta mudança de ares, o tipo de contrato que vão obrigar a assinar os novos escravos, o que nós - contribuintes - vamos pagar para que a PT reduza custos?
    O Sócrates tem vindo a criar emprego mas os 150.000 novos postos não compensam a diferença no rácio de desemprego entre o que havia e o que existe neste momento, sem esquecer o aumento da precaridade e a diminuição dos salários que sofre alguém que é obrigado a mudar de emprego (aceitando que os novos trabalhadores são os mesmos que foram despedidos), o aumento do custo de vida e o ajuste salarial abaixo da inflação, saude mais cara, educação debaixo de bolonha e um futuro com crescimento menor a 1%.
    Como se pode evitar continuar a soportar este binómio que só nos rouba??

    ResponderEliminar
  3. Não sei se já repararam, que o dito call center, não existe, e até lá...
    Verdade, verdade, é que o Socras e o Chamuças andam de lingua na boca há já muito tempo...

    ResponderEliminar
  4. “E nunca mais digam mal do choque tecnológico

    José Sócrates regressou de férias para anunciar o “compromisso” da PT em criar 1200 postos de trabalho, para o ano que vem, num gigantesco campo de trabalhos forçados “call center” em Santo Tirso. “Postos de trabalho qualificados”, sublinha. Os trabalhadores são qualificados, o trabalho é que é desqualificante e degradante. Os “call center” não são a imagem de modernidade apresentada por José Sócrates, são o dia-a-dia da geração dos 500 euros: trabalho semi-escravo, pago a 2,5 euros à hora, que faz tábua rasa das qualificações de milhares de jovens, com horários e condições de trabalho completamente absurdas. É o salve-se quem puder com vista para o cubículo da frente e do lado. José Sócrates está contente. Encontrou a razão de ser do choque tecnológico. Pôr meio país a atender o outro.

    http://www.franciscotrindade.blogspot.com/2008/08/e-nunca-mais-digam-mal-do-choque.html

    ResponderEliminar
  5. Não iremos lá encontrar o filho de algum deles, penso eu de que...
    E sabem porquê? Porque esses têm um lugar prometido num outro posto bem remunerado, de futuro e lá irão sentar os seus cus gordos.

    ResponderEliminar
  6. Dentro de 10 meses, contando com os atrasos, já o nosso injinheireiro abichou nova maioria. Ai não!...
    Os tugas do rendimento mínimo e toda a ciganada e afins que empocham os subsídios da ordem, tão generosamente distribuídos, pelo nosso grande líder, garantem-lhe a eternidade no poder!

    ResponderEliminar
  7. eu num mi empurtvavae di facere um gande minete aah Soraia Chaves se ela fosse contratada pela pt para atender bóbó calls in the valey ov the ave from Instambul, as TWaist saydi-iiiishhhhhyevski ai ai ai from a Fatima Miranda Concierto en canto, a cd i was never able to buy, it is supposedly sold out milleniums ago. Alguém pode arrotar essa ganda posta?

    ResponderEliminar
  8. Ia jurar que tinha lido ou ouvido em qualquer lado que iam dar prioridade a jovens com curso superior. É que para trabalhar no call center é necessário um alto nível de formação. Vão-se os guardadores de rebanhos e os rebanhos, vêm os call-center e os operadores de call-center.
    Vendedores e atendedores de call center: o futuro profissional dos nossos altamente qualificados jovens. As novas oportunidades no seu explendor máximo.
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  9. Meus Amigos!
    Vamos lá a denunciar estes "call center" como a
    ESCRAVATURA DO SÉCULO!!!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger