terça-feira, agosto 12, 2008

Raças Perigosas XVI

Blog

«A quem possa interessar: há para aí um blogue cujo autor garante ser eu próprio. Não é: como já aqui expliquei, não faço, não alimento e não leio blogues. Terão, certamente, muitas vantagens e utilidades, mas eu não me habituo a viver em territórios onde vivem o anonimato, a calúnia, a usurpação de autorias e a impunidade.»
Miguel Sousa Tavares no Expresso

Quem oiça o nosso Garfield até pode pensar que a comunicação social onde se move é um mar de virtudes e honestidade. Parece que o Miguelito tem algum receio da concorrência e da liberdade da blogosfera. Claro que há o anonimato, a calunia, a usurpação de autoria e até a impunidade. E nos jornais e televisões não há calúnias, mentiras, enganos e manipulação de opinião? Não haverá jornalistas e escritores que plagiam, copiam ideias e opiniões para as publicar em seu nome? Não deveria o Miguelito perguntar-se porque há tantos jornalistas que escrevem em blogs? Será que no anonimato dos blogs podem dizer as verdades que nos seus jornais são proibidos de falar e escrever? Porque será que para se ouvir falar dos Bilderbergs temos de procurar na blogosfera, enquanto os jornais mantêm um silencioso segredo sobre o assunto, mesmo sabendo que políticos e governantes por lá passam todos os anos, mesmo sabendo a monstruosidade daquilo que defendem?
O Miguelito, que tem a sua tribuna para dizer o que bem lhe apetece, onde se dá ao luxo de, por exemplo acusar os professores de não quererem trabalhar, mas receia a critica que outros lhe possam fazer.
Esta é outra raça perigosa, a raça daqueles que gostam de apontar o dedo a quem desejam, que gostam de acusar quem lhes apetece, mas mais do que tudo temem e desejam calar aqueles que o podem criticar. Em tempos, houve uma outra raça que inventou um lápis azul. De que cor gostará o Miguel?

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

21 comentários:

  1. E até parece que o jornalismo não é maioritariamente impune. Não percebo é porque haveria alguém de querer usurpar a identidade de Sua Excelência o Sr. Tavares, mas também há gente para tudo.

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo!

    ResponderEliminar
  3. e mais não digo que tu já disseste tudo e muito bem dito!
    Há pessoas que se pudessem teriam o sol a brilhar apenas e só para eles. Ainda bem que não podem!
    jinhos

    ResponderEliminar
  4. Leio por vezes e oiço o Miguel Sousa Tavares com o qual estou na maioria das questões que levanta de acordo.
    Mas isso não me impede de discordar quanto ao seu ponto de vista relativamente à blogosfera. E o MST tem mais é que se habituar a esta já expressiva realidade e ainda os efeitos que a mesma causará junto da opinião pública, que vem a esta fonte beber informação. Será por isso mais um despeitado da blogosfera a juntar a tantos outros que sobre a mesma se expressaram nos mesmos termos estou-me a lembrar por exemplo do Vasco Pulido Valente.

    ResponderEliminar
  5. A cor do tavares é a cor do dinheiro, mais um monte de esterco para adubar os campos do grande capital, nós!

    ResponderEliminar
  6. Tem piada! Eu não tenho pachorra é para o ler a ele!

    ResponderEliminar
  7. Como jornalista nunca chegou aos calcanhares do pai, como escritor nunca há-de chegar aos da mãe, vai-se lemitando a botar faladura numa qualquer TV que lhe ature o mau feitio e pouco mais.

    É mais um que critica o sistema, mas come com ele todos os dias. E quando assim é......

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. O Miguelito, como tantos outros, vieram a revelar-se nestes tempos estranhos mais uma daquelas peças de museu que trezanda a "mofo". Quem diria. O piqueno tem-se revelado em toda a sua "raça". Deixei de ter a mínima paciência para prestar atenção a gente patética. Com raríssimas excepções deixou de existir simplesmente jornalismo e jornalistas. Não há informação com o mínimo de credibilidade. Há comunicados do poder a ser lidos por uns ex-jornalistas. Não há contraditório.
    É a total pouca vergonha.
    Só me resta perguntar: estará Portugal com a pandemia da gripe das aves e os sintomas serão "estes"!? Só pode. Miguelito. Também já estás apanhadex.

    ResponderEliminar
  9. Já tivemos muitas conquistas mas pela primeira vez, com o advento da Internet, um indivíduo pode dizer o que pensa a uma audiência potencialmente planetária, sem controlo político nem económico. De facto, é um poder considerável com a equivalente dose de responsabilidade. Claro que algo tão fora da habitual pirâmide de controlo incomoda o poder estabelecido e só ainda não vimos investidas mais concretas para controlar a Internet porque quem o pode fazer ainda receia ser acusado de censor. Falta ainda criar medo nas pessoas. A peça que a SIC passou há algum tempo, se bem que bacoca, é um exemplo disso: «a Internet é um antro de perversos», quase faltou escrever nos subtítulos do documentário.

    Sobre os anónimos dos blogs, parece que isto é um tema quente. Ou talvez antes efervescente, já que volta e meia uma bolha parece rebentar em cachão. Quanto a mim, há dois aspectos a considerar. Por um lado, eu bem que poderia assinar com nome completo que não deixaria de ser um anónimo. Por outro, reconheço que a liberdade de escrever arrasta consigo a responsabilidade de se assumir o que se diz. Acontece que o poder estabelecido pode facilmente usar os meios ao seu dispor para moer a cabeça a alguém que diga o lhe passar pela mioleira, tenha ou não razão. É de notar que, contrariamente aos restantes cidadãos, os jornalistas têm uma corporação que os defende destas investidas vindas, frequentemente, de políticos despeitados. Havendo queixosos, cabe à polícia investigar e deixar a justiça correr o seu lento caminho. Comparando com a antiga versão das cartas difamatórias que dantes circulavam anonimamente, a Internet não permite anonimato a ninguém. Basta a polícia fazer o seu trabalho. Para mim, esta questão do anonimato nos blogs não passa do incómodo exteriorizado por quem tem dificuldade em aceitar a criatividade fora do circulo oficial da comunicação social.

    ResponderEliminar
  10. No outro dia falaram de Bilderberg na rádio.. foi uma convidada em directo claro lol Antena 3, Prova oral, não me lembro da data.
    Viva à falta de pudor em dizer a verdade!

    ResponderEliminar
  11. Digam mal do FCP ou do Senhor Jorge Nuno Pinto da Costa ou elogiem os professores do Ensino Básico e Secundário e logo verão a fibra, a cegueira, o sectarismo do Miguelito, que espumando de raiva dirá/escreverá as maiores barbaridades!
    Mas não vale a pena fazê-lo aqui, num qualquer blogue, porque como é consabido, o Miguelito não alimenta nem lê (pensará que somos parvos?) blogues, "território onde vivem o anonimato, a calúnia, a usurpação de autorias e a impunidade".
    Olha quem fala! Como se fosse impoluto, como não tivesse telhados de vidro.
    Presunção e água benta…

    ResponderEliminar
  12. A cor do Miguel é mesmo o... azul.
    E, pelas suas posições, ele bem que gostaria de usar o lápis.
    Como o censor de antanho.
    Não penso que seja preciso paciência -ou pachorra- para ouvir as atoardas do Miguel, mas sim:
    T-O-L-E-R-Â-N-C-I-A.
    Eu bem disse que não ia resultar fecharem o Júlio de Matos e o Conde de Ferreira.
    (Sem arranjarem outras alternativas).

    ResponderEliminar
  13. "não me habituo a viver em territórios onde vivem o anonimato, a calúnia, a usurpação de autorias e a impunidade"

    Ele devia estar a falar da politica nacional...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Aposto que é treta, o gajo tem um blogue, tem é medo de dizer que anda por estas bandas e escreve e plagia à vontade sem que lhe chamem nomes.
    acho que a esta criatura tem sido dada importância a mais só porque escreveu uns livritos medíocres.
    E se para ele os professores não trabalham gostava de saber como é que ele se formou: se calhar foi por geração espontânea, por isso não admira tanta palermice debitada dequela boca.

    ResponderEliminar
  15. Dá-me vómitos quando vejo um tipo destes que se formou à custa dos professores e critica tanto a profissão docente. Lembre-se ele que sem professores, voltaríamos irremediavelmente ao período da pedra lascada, à pré-história do ser humano e, talvez, estivessemos a viver ainda em cavernas. Como se formariam médicos, advogados, arquitectos, enfermeiros, economistas, - que este país apresenta - entre outras profissões necessárias ao salutar desenvolvimento de uma nação? Por outro lado, colocava eu a seguinte questão: O que vai fazer à televisão, como opinion maker? Estou como o último comentador, parece que debita tanta palermice.

    ResponderEliminar
  16. Tens toda a razão. É como no teu blog, só se ouve falar do Iraque, mas até à data nada se ouviu da brutal invasão da Georgia. Esse complexo de esquerda / sovietes nunca mais passa não é? E de Cuba? Páis sem eleições há décadas? Até parece que és mudo. Trata de olhar para a tua secretária e tirar de lá os lápis azuis e depois olha pela janela.

    Daltónico!

    ResponderEliminar
  17. Oh kaos! Oh Anónimo! Oh caluniouso! Oh usurpador! Oh impúne!Oh mentiroso! Oh manipulador! Tu plagiaste este post/poste/postagem/bostagem!
    Como te atreves, kaos?! A TV e os jornais têm um emprego à tua espera para dizeres o que quiseres dedes que, claro, tu digas aqueles que eles querem!
    Um abraço miguelinho

    ResponderEliminar
  18. Temos o 1º vencedor do comentário mais estúpido!
    Ele é o anónimo das 13:51!
    Parabéns caro anónimo, ganhou pela estúpidez demonstrada, pois visita blogues que não consegue entender, é ou não é ESTÚPIDO?

    ResponderEliminar
  19. Há uns anos, um tal Pedro Rolo Duarte iniciou uma "cruzada" contra os blogs, que terminou quando ele próprio fundou um blog; tem agora um programa de rádio sobre... blogs.
    Há uns meses, o "patrono" da blogosfera (JPP, é claro) espingardou de toda a maneira e feitio contra quase todos os blogs, à excepção do seu próprio e os dos seus amigos; de vez em quando, ainda fala do "lixo" blogosférico, mas agora muito raramente, talvez porque está metido no mesmo caixote.
    O PGR acha que "os blogs É uma vergonha", mas não deve continuar a achar por muito tempo, até porque os lê todos os dias (a secretária dele "leva-lhos", segundo diz).
    MST há-de ter, em breve - se é que não tem já -, um blog (ou mais), mas sejamos compreensivos: o homem ficou traumatizado com aquele ataque (cobarde, sim) do FreedomToCopy.
    Quanto à questão do anonimato, faço minhas as palavras de um comentador anterior:
    «eu bem que poderia assinar com nome completo que não deixaria de ser um anónimo.»
    Já quanto à chulice (vulgo, copy&paste) alegremente vigente em muitos blogs, anónimos e assinónimos, a conversa é outra: numa palavra, liquide-se.

    ResponderEliminar
  20. No meu comentário anterior, esqueci-me de dizer que

    Miguel Sousas Tavares NUNCA DISSE que os professores são "os inúteis mais bem pagos do país".

    Suponho que era a isto que se referia a frase no presente post "acusar os professores de não quererem trabalhar".

    Foi calúnia, sim, e a autora já pediu desculpas públicas ao visado.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo Daltonico:
    Se realmente fosse visita deste blog saberia bem que eu critico quem tenho de criticar e já aqui me referi ao Putin como assassino por diversas vezes, mas isso em nada muda o crime que foi e está a ser cometido no Iraque pelo Bush.

    Jpg:
    Eu ouvi na televisão o MST desancar os professores como gente que estava contra as mudanças porque não queriam trabalhar mais. Não deve ser difícil encontrar artigos seus que o provem.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger