quinta-feira, agosto 07, 2008

Um Gulag planetário

Gulag

«O CDS-PP anunciou hoje que vai promover um colóquio em Outubro para «recordar o papel histórico» do escritor russo Alexandre Soljenitsin, que morreu domingo em Moscovo com 89 anos.»

Sempre fui um defensor da liberdade e considero que não há totalitarismo que se justifique. A existência de prisões políticas e Campos de Concentração, sejam na Rússia, China, Alemanha, Israel ou na América, não têm qualquer justificação. Este colóquio que o Portas quer realizar não é certamente uma homenagem à liberdade e aos direitos humanos, mas mais um revanchismo, uma celebração da queda do Muro de Berlim. Se o fim de uma ditadura é sempre algo a festejar, não nos devemos esquecer de quais foram as consequências da derrota da URSS. Entrámos na era do neo-liberalismo Capitalista e Global que nos arrasta a todos para um precipício da derrocada social e para o fim de toda a liberdade e democracia. Não sou só eu que o digo, é uma evidência que entra pelos olhos de todos os que olhem para o futuro sem preconceitos ou interesses pessoais. Os sintomas da doença estão todos aí, o discurso repete-se aqui como em todos os países e, embora a cura seja conhecida, ninguém parece interessado em travar o seu avanço. O Estado social caminha para o fim e o mundo prepara-se para uma sociedade em que 80% da população não vai ter emprego. Caminhamos para um mundo em que não haverá um “Gulag” na Sibéria, mas onde o mundo será todo ele um enorme “Gulag”. Era com isso que o Portas se devia preocupar, era sobre isso que deveria fazer os seus colóquios se não fosse o facto de estar convencido que fará parte dos 20% que viverão da miséria global. Quero que o Soljenitsin descanse em paz, que é bem mais importante reler e repensar aquilo que Marx escreveu e combater o capitalismo voraz que nos está a devorar. Folclore político pode ser muito bonito mas em nada contribui para melhorar o nosso ameaçado futuro.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

34 comentários:

  1. Anónimo7/8/08 01:47

    Contra factos não há argumentos, só acrescentaria que, também em Portugal houve presos politicos, alguns, incluso, que depois de conseguir trazer a liberdade ao nosso país, entregando a vida a essa quimera, criticaram os modelos pseudo-marxistas que derivaram em aberrações em paises que se diziam, mas que só se diziam, comunistas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/8/08 03:23

    Hum!
    Quando o Kaos diz:
    "Os sintomas da doença estão todos aí, o discurso repete-se aqui como em todos os países e, embora a cura seja conhecida, ninguém parece interessado em travar o seu avanço."
    ... a cura a que se refere deve ter a ver com um antí-vírus altamente potente, anti-fome e anti-parasitas. Só pode ser.
    JSerra

    ResponderEliminar
  3. JSerra
    A cura para o mal que nos conduz para o fim passa por pararmos com o capitalismo global, com o comercio liberalizado e a colocação das pessoas à frente da economia. Voltarmos a reaprender a viver com a natureza e com os outros. Voltarmos a ser homens.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/8/08 09:40

    Caro Kaos veja bem porque hoje o comércio está tudo, menos liberalizado! Isso é o que nos querem fazer crer. Ou você acredita que qualquer país pode exportar o que quiser para onde quiser?! Era bem bom que assim fosse!
    Veja-se o exemplo da cimeira UE-África...
    Não sou a favor de socialismos e comunismos. Está provado que não funcionam. Prefiro o capitalismo, mas justo e com pés e cabeça!
    Recordo-me de uma frase de Aznar: "A direita é perita a criar riqueza, enquanto a esquerda é especialista a gastar."
    Como você diz o Estado Social caminha para o fim, e tem que caminhar mesmo! Ou concorda que quem não faz nenhum, ou trabalhe menos, receba uma fatia igual à de quem trabalha?! Estado social sim, parasitivismo não! Que foi isto que incentivou durante anos a fio. E agora que estão a começar a cortar é o Deus nos acuda... As regalias são (ou deviam ser, pelo menos no nosso país não são, nem nunca foram) para quem trabalha. Em muitos países, dos que fomentam o verdadeiro capitalismo, é assim que funcionam as coisas.

    ResponderEliminar
  5. É precisamente de folclore que se trata. Como se a "encomenda" alguma vez tivesse preocupada com o tal papel histórico.
    É mais uma tentativa, fracassada é claro, de tentar elevar a sua popularidade, sacar uns votos e evitar a debandada de militantes do partido.
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/8/08 11:50

    Isto e muito do que há-de acontecer de pior, é nem mais a degradação do sistema. Há que encontrar alternativa.

    Não valerá muito a pena gastar o meus "velhos" olhos e as pontas "gastas" dos meus dedos com gente desta. No entanto e como o Kaos merece que lhe envie este comentário, aqui vai.

    Este sr. Portas, demagogo-mor do sistema vigente, como está verificando o fim do tacho quer a todo o custo protagonismo que realmente não tem. E mais, já ninguém (mesmo os seus correligionários) lhe passa cartão. O Portas das feiras acabou, finou-se, como diz o outro "MORREU".

    Uma nota para dar a minha opinião sobre o tal Alexandre Soljenitsin, li o livro "Arquipélago de Gulag" assim como "Um dia na Vida de Ivan Denissovitch" e sabem o que acho, - só na ex./URSS é que havia/há prisões políticas, trabalhos forçados, dissidentes, campos de concentração, presos sem direitos. O pessoal anda muito distraído.

    Sou e sempre fui contra todo o tipo de ditaduras e ditadores, sejam eles brancos, pretos, amarelos, vermelhos, azuis às riscas, etc..

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Kaos

    Sobre os objectivos da iniciativa de Paulo Portas não há dúvidas. Precisava de uma actividade para aparecer e lembrou-se desta. Não me parece é que 99% dos portugueses saiba quem foi Soljenitsin.


    Comento apenas um ponto: o Clube de Bilderberg querer que 80% dos trabalhadores fiquem desempregados.
    Essa gente - que deve pensar que é imortal ou que leva o dinheiro para a cova - quer continuar a dominar financeira e politicamente o mundo, mas não são estúpidos. Interessa-lhes manter o sistema mais ou menos como está.
    Nenhuma economia suportaria 20% de desemprego. Entraria em recessão ou haveria uma revolta social. O que seria com 30% ou mais?
    Basta o ritmo de crescimento económico abrandar para os mercados sofrerem um abanão. Três trimestres de decréscimo ligeiro do PIB quase fazem colapsar o sistema.
    Para o Clube de Bilderberg interessa que a malta vá consumindo e para isso os trabalhadores precisam de ter emprego. Sem emprego não há consumo e sem consumo não há lucro para o Clube de Bilderberg.
    Os desempregados podem continuar a consumir se receberem subsídio de desemprego. Mas acima de 20% de desempregados as segurança social estoirava.

    O Clube de Bilderberg quer que a malta continue serena, vivendo medianamente, enquanto eles se deleitam a acumular dinheiro que os herdeiros haverão de destruir.

    ResponderEliminar
  8. ap:
    Não podia estar menos de acordo consigo. Penso exactamente o contrário. O Estado Social foi dos maiores avanços sociais que tivemos e a sua perda é um retrocesso civilizacional. Essa história de uns viverem à custa de outros é a maior falácia que nos contam. Eu tenho a sorte de ter um emprego e de poder contribuir para pagar as reformas daqueles que trabalharam e me permitiram crescer.
    Dizes que a esquerda gasta e a direita cria riqueza. O que queres dizer é que a Esquerda procura distribuir a riqueza criada e a direita a amontoa nas nãos de meia dúzia de bandidos.
    Aconselho vivamente a leitura do livro " A Armadilha da Globalização" de Hans-Peter Martin e Harold Schumann. Talvez mudem de opinião em relaçaão ao futuro

    ResponderEliminar
  9. Tino:
    Já ouviste falar de tittytainment? Essa foi a solução encontrada por alguns para os 80% de desempregados. Outros os Bilderberg são mais radicais e é através da guerra resolvem o problema de reduzir a população em 80%. Em ambos os casos o futuro é terrivel.
    Como fiz ao ap aconselho
    Aconselho vivamente a leitura do livro " A Armadilha da Globalização" de Hans-Peter Martin e Harold Schumann

    ResponderEliminar
  10. Anónimo7/8/08 14:29

    O KAOS...é uma pessoa que me preocupa, por causa da sua demagigia por uma lado e pela sua "inicência" por outro,...bem, eu não venho práqui dar lições, não quero nem tenho tempo,.....pelos vistos ele pensa que pararmos o tal comércio global se faz como ? com uma varinha de condão ? em tudo na vida é preciso tomar atitudes.....olhe e em relação Á LIBERDADE,...quero apenas dizer-lhe uma coisa: Você nos EUA, tem liberdade.....!!!! tem liberdade para trabalhar, mas também tem liberdade para roubar, para não fazer nada, para se drogar, e até para perder a cabeça e matar uns quantos com uma pistola,.....lá há liberdade para tudo !!!! e ninguém está muito preocupado consigo. e então ???? isso é bom ??? essa história de ser contra toda a falta de liberdade tem muito que se lhe diga meu caro !!! pense nisso !!! se fosse assim tão fácil era bom sem dúvida,...só que você como toda a gente tem que fazer escolhas e há uma coisa aliás que nunca lho ouvi falar....o que dá a liberdade é a consciência de classe.....então a luta de classes onde fica ???????

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/8/08 16:10

    Ó ap falas bem, porque deves fazer parte dos 20% endinheirados, com emprego garantido.
    É certo, que parte da sociedade parasita a outra, a classe política é uma delas e mamam que se fartam, mas não te podes esquecer daqueles que querendo trabalhar não o podem fazer, porque não há trabalho!
    A curto prazo, em consequência do desenvolvimento tecnológico, a esmagadora maioria da população mundial não terá emprego e viverá na indigência absoluta. As sociedades ditas modernas, na ânsia do lucro a qualquer custo inviabilizarão qualquer empregabilidade sustentada.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/8/08 16:42

    Caro anónimo (não tem nome?),
    Por enquanto vou fazendo parte dos 20% como você diz. Mas sabe a que preço? Vim para o estrangeiro, para a outra ponta do mundo, porque no meu país todos sabemos como é. E fique também sabendo que já estive desempregado. Mas não desisti, fui à luta e consegui. Quanto ao não haver trabalho, deixe que lhe diga que há e muito. Não há é empregos. Excepto na politica! Folhei-se o Expresso Emprego e veja-se a quantidade de anúncios...
    As pessoas habituaram-se a que lhes dêem o peixe e não a pescar. Isto é a esquerda no seu melhor! Quando se lhes pede que estudem, que se formem e vão há luta, é uma carga de trabalhos!
    Mas atenção que não estou a defender a classe empresarial e política!
    Leiam o livro de Henry Mintzberg, "Gestores, Não MBAS", para perceber como a prática da gestão se alterou, e como está a corromper as nossas empresas e instituições. Não podemos esquecer que o Poder cega!
    Portanto, hoje existe pouco capitalismo. O que hoje existe é uma oligarquia de quem está no poder, para ser servido e enriquecer, mas chamam-lhe capitalismo para nos atirarem areia para os olhos!

    ResponderEliminar
  13. Caro Kaos

    O Homem gastou 3 milhões de anos para passar do biface à ponta de seta. Só é agricultor desde há 10.000 anos. Só há 250 anos começou a industrialização inglesa. Só há pouco mais de 2 décadas se começaram a espalhar os computador pessoais. A robótica está na sua mais tenra infância. Estamos quase no início de tudo.

    Nas próximas décadas a necessidade de mão-de-obra irá começar a diminuir significativamente na indústria e em alguns serviços com a automação dos processos produtivos.

    (Não estou a dizer nada que não saibamos todos).

    O que vai acontecer ao crescente número de pessoas que vão perder o emprego na indústria e na própria agricultura onde ainda se pode avançar muito na automação?

    Muitos passarão para os serviços que serão cada vez mais diversificados. Mas muito cairão no desemprego. Quem os vai suportar? Se estão a reduzir ao mínimo os sistemas de segurança social, não será o Estado. Menos ainda as empresas.
    Alguma coisa se terá de passar.
    Nos tempos mais próximos terá de se recuar na política de destruição do Estado social. A longo prazo só restará reequacionar o sistema económico e muito especialmente a propriedade dos meios de produção. Para já não há alternativa ao capitalismo.
    Quanto à globalização selvagem, os mesmos que a defenderam e promoveram serão os que a quererão regular ou travar quando a economia chinesa começar a dominar a economia mundial.

    Aconteça o que acontecer, penso que a evolução futura das estruturas económico-sociais será mais determinada pela evolução tecnológica do que pelas ideologias políticas.

    Não estaremos cá para ver. Mas os nossos filhos e netos verão certamente muitas coisas que nós não gostaríamos de ter visto.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/8/08 18:16

    apre, como é difícil observar a realidade de óculos de sol.
    a. ferreira

    ResponderEliminar
  15. mugabe:
    Pelos vistos há alguma confusão com a palavra liberdade. Assaltar outro não é liberdade é roubo. Quanto à luta de classes, essa só terá de existir se existirem classes o que só não aconteceria num mundo em que entendêssemos a maravilha que é viver e sermos parte da natureza. Isso obrigaria que deixássemos de ser gananciosos como somos. Isso só acontecerá quando dermos mais passos no caminho do humanismo e esta civilização avançar. Até lá haverá luta de classes e temos de escolher o nosso lado da barricada. Penso que estaremos do mesmo.

    ResponderEliminar
  16. ap:
    Dizes: "hoje existe pouco capitalismo. O que hoje existe é uma oligarquia de quem está no poder, para ser servido e enriquecer, mas chamam-lhe capitalismo para nos atirarem areia para os olhos!"
    Só te digo que posso dizer o mesmo do socialismo ou do comunismo que nunca existiram realmente porque os homens, como dizes, ficam cegos pelo poder. Se até agora nenhum dos sistemas provou ser bom talvez fosse bom que escolhêssemos aquele que defende maior justiça e maior igualdade.

    ResponderEliminar
  17. Tino:
    Falas das maravilhas do futuro, aquelas que os nossos filhos e netos vão ver. Só te digo que para isso ser possível é necessário que não sejam escravos ou que este mundo não tenha sido destruído pela ganancia de alguns. Se continuarmos neste caminho não haverá futuro. A sério, lê o livro que te recomendei e tenta visualizar o futuro para onde vamos.Talvez te assustes como eu.

    ResponderEliminar
  18. Bonitos discursos.

    Para alguns teóricos a robotização é o futuro, as novas tecnologias estão aí para durar e evoluir, estão, pergunto, o que se faz aos milhões, talvez biliões de pessoas, aos nossos netos, bisnetos, por aí fora?

    matam-se!!!
    enviam-se para Marte?
    deixamos de fazer filhos?

    Na minha ignorância de gajo que tem por hábito ver as coisas com lógica, digo NÃO, o futuro e ao contrário de certos profetas neo-modernistas da tanga, digo o futuro está na pessoa, no Homem, no ser Humano, no fundo, o futuro está na GENTE, no POVO.

    As tecnologias, os robots, a globalização, TUDO é produto nosso, fomos nós, com a nossa inabalável hipocrisia individualista que fizemos a lenha para nos queimar e, preparamo-nos para deixar uma boa merda de mundo aos vindouros.

    Penso que já não vamos a tempo de emendar os erros que cometemos e, por força da nossa estupidez, continuamos a fazer.

    Não me venham com lengas, lengas teóricas, já não embarco nesse comboio, o que me apraz ver (todos vimos) é o dinheiro ser mais importante que a pessoa e quando assim é.....

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  19. Anónimo7/8/08 18:47

    O caminho só pode ser o Socialismo. porque outro não há.
    -Se a armada de Colombo tivesse naufragado, se o continente Americano estivesse um pouquinho mais para ocidente, o que teriam dito os homens da época? -Cobras e lagartos com toda a certeza.
    II
    -E se voltássemos ao Manifesto de Marx & Engels ou A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.Talvez se encontrem respostas para certas perguntas de gente bem intencionada como é o caso do Tino e de outros claro.
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  20. Paulo Portas é um lírico
    que se quer fazer notar
    com acções dum ridículo
    e o seu partido vai acabar

    ResponderEliminar
  21. Anónimo7/8/08 21:21

    O AP é o típico portuga que vai para o estrangeiro, arranja umas massas e depois ressabiado com o seu país...atira forte e feio sobre tudo e todos,....mas é tão estúpido que atribui as culpas à esquerda,...não vê que foram os seus amigalhaços neo-liberais...que tomaram conta desta merda e puseram o país de tanga,....até hoje e que ele é mais uma vítima deles.

    ResponderEliminar
  22. Caro Kaos

    Eu não vejo maravilhas nenhumas no futuro (tirando as da ciência e da tecnologia).

    Ainda ontem cientistas brasileiros alertaram para o processo de savanização da floresta amazónica que estará consumado dentro de 50 anos.

    Olha bem o que escrevi:

    «Não estaremos cá para ver. Mas os nossos filhos e netos verão certamente muitas coisas que nós NÃO gostaríamos de ter visto.»

    Eu disse exactamente o contrário do que pensaste que tinha dito.

    Sem qualquer perspectiva ideológica, apenas olhando para a evolução histórica, vejo horizontes muito negros para o País e para o Mundo.

    Há quem pense que o progresso é linear e interminável. Basta olhar para os últimos séculos e ver que assim não é: os séculos XIV e XVII foram séculos de regressão económica e demográfica na Europa. Penso que sucederá o mesmo no século XXI no Velho Continente. Um simples sinal: no ano passado a esperança média de vida diminuiu pela primeira desde há várias décadas. E vai continuar a diminuir nos próximos anos, apesar de todos os progressos da medicina.


    Sem ter lido o livro que referes, parece-me que o "tittytainment" será uma verão contemporânea do que se passava com a plebe romana em parte da República e do Principado: vivia da distribuição pública de cereais e ocupava o tempo nos espectáculos do Coliseu, de onde vem a expressão «Pão e Circo».

    Acredito que a evolução tecnológica levaria por si só aos tais 80/20, sem que seja necessária qualquer intervenção do clube dos homenzinhos super-ricos.
    Só que muito tempo antes o sistema económico-social entrará em colapso. Basta chegar-se aos 20% de desemprego sem segurança social para o sistema estoirar.

    O povo é sereno mas só enquanto tiver alguma coisa no estômago...

    ResponderEliminar
  23. Anónimo7/8/08 23:44

    ap parece esquecer no seu discurso que o "parasitismo" a que se refere é própria consequência do capitalismo, e não algo inerente ao socialismo.

    Os exércitos de desempregados servem a epxloração do capitalismo selvagem, não nenhuma sociedade socialista.

    ResponderEliminar
  24. Tino:
    As minhas desculpas pelo erro de leitura. Estamos de acordo quanto ao futuro dos nossos netos.
    O Sec XX foi o século social, tempos em que se ganhou uma consciencia humana até lá desconhecida. Perder-se essa ideia do social é um retrocesso e certamente criará a necessidade de surgirem novos movimentos revolucionários. Como os Bilderberg defendem a eliminação de 80% da população mundial já podemos imaginar o massacre que o futuro nos reserva. Será que não deveríamos fazer algo a favor dos nossos filhos enquanto ainda é tempo?

    ResponderEliminar
  25. Anónimo8/8/08 02:06

    O Soljenitsine tem tanto a ver com o Portas como a higiene com a merda.
    Em dotes literários tirando o Camões e o Pessoa (que não precisou de ganhar nenhum Nobel como o Soljenitsine ganhou) não temos quem se lhe compare.
    Como homem a comparação ainda nos é mais desfavorável. Está no grupo dos que nos fazem ter honra em pertencer à espécie humana e onde se encontra o Mandela, o Luther King, o Gandhi, e poucos mais.

    Tudo o que se acrescentar para denegrir o Soljenitsine é uma filha da putice reles.

    MRPP

    ResponderEliminar
  26. Anónimo8/8/08 09:01

    Caro Mugabe,
    Quem disse que estou rassabiado com o meu país?! Estou no estrangeiro mas como expatriado, pois trabalho numa empresa portuguesa...
    E não tenha dúvidas que deito as culpas à esquerda. Quem esteve mais anos no poder?
    Já que você gosta tanto da esquerda porque não vai viver para Cuba ou para a China?

    ResponderEliminar
  27. Mas vocês ainda vêm futuro neste desgraçado mundo?

    Eu não.

    Já não chegamos ao Sec. XXII

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. ap:
    Não posso concordar com a ideia de culpar a esquerda. Só por ignorancia ou oportunismo podemos dizer que a esquerda esteve no poder em Portugal. Num mundo capitalista todas as tentativas de esquerda são constantemente minadas e sabotadas. Chamar de esquerda a politicas como a do Sócrates é no mínimo ridículo.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo8/8/08 14:35

    Ah bom,....o AP considera "esquerda" o PS.....tudo dito meu caro, você não passa dum reaccionário e lacaio da burguesia.

    E olhe vivia em Cuba , país que conheço, com muito gosto, não duvide. Na China também não me importava nada pode acreditar !!!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo8/8/08 15:08

    Kaos,
    Eu não disse que Sócrates pratica politicas de esquerda... O que é ainda pior, não é carne nem peixe. Mas não é por isso que deixa de ser um partido de esquerda que está no poder!

    Mugabe,
    Se gosta assim tanto, faça favor! A burguesia agradece.
    Mas não se esqueça que lá não pode mandar postas de pescada como faz aqui, ok?
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  31. ap:
    Não há partidos de esquerda e de direita, há é politicas de esquerda e de direita e aí o PS não engana

    ResponderEliminar
  32. Soljenitsine, o dostoievski do XX!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo9/8/08 10:24

    -Há sempre aqueles que preferem olhar para a etiqueta mesmo que o artigo seja de contrafacção a olho nu. Em fim gostos ou será necessidade?
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  34. Se há coisa que me faz espécie é ver pessoas que acham que o mundo não tem futuro e que isto está tudo muito mau e que a geração seguinte está condenada. Não se esqueçam que por exemplo em relação às novas tecnologias o papel e a caneta ou o lápis já foram tecnologias de ponta, para não dizer mesmo a roda parece que cada um de vocês só se recorda das coisas até certo ponto (o que mais lhe interessa). Quanto à politica como é evidente e claro (só para quem não lhe interessa) que a maioria das ideologias politicas não resultam simplesmente porque nós somos todos seres humanos com ideias diferentes. Mas é ponto assente que todas as que defendem o bem e a igualdade e coisas boas já foram capazes de cometer as maiores desgraças aos povos.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger