sábado, setembro 13, 2008

A Escola dos 500

O Diploma dos 500

«A iniciativa «Dia do Diploma» foi criada pelo Ministério da Educação, decorre esta sexta-feira nas escolas portuguesas e pretende distinguir os melhores alunos.
O Primeiro-ministro entregou um prémio de mérito de 500 euros ao aluno com melhor média de conclusão do ensino secundário da Escola Secundária José Gomes Ferreira.»

Já tínhamos as lojas dos 300 e agora temos as Escolas dos 500. Ficaríamos muito melhor se em vez de andar demagogicamente a distribuir notas de 500 Euros pelo melhor aluno de cada escola, desse aos nossos jovens a possibilidade de terem um futuro com alguma esperança. Que não os condenasse ao desemprego, ao trabalho precário e aos baixos salários. Que não lhes desse como perspectiva de vida o trabalho num Call Center ou numa caixa de supermercado. Que não condenasse este país a ser o esgoto da Europa, o bordel, o Campo de Golfe, o Inatel, o Allgarve de alguns. Integrados nesta Europa que nos obriga a cumprir as suas regras e a sua ideologia pouco parece podemos mudar no destino que nos designaram. Cabe muito à escola, aos professores dar a estas crianças uma nova visão do mundo, ensinar-lhes que o destino não existe, que tudo pode ser diferente, que o nosso futuro temos de ser nós a faze-lo. Que mesmo acabando a trabalhar numa caixa de supermercado, mesmo sentindo-se impotente para combater o monstro, a sua força junta à de outras pode vencê-lo. São os professores que, todos os dias, têm nas suas mãos o futuro dos nossos jovens. Têm uma responsabilidade enorme, uma tarefa monstruosa que esta Sinistra Ministra ainda lhes dificulta mais e, é por isso que nós pais, nós gente deste país lhes devemos agradecer e pedir que nunca desistam.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

20 comentários:

  1. Não posso acrescentar mais nada, como mãe, só posso rever-me ipsis verbis neste texto.
    E não se pode extermina-los?!

    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Patético, é 'brando' demais para classificar o 'simpático gesto' do governo ; ridículo, é tirar importância ao 'nobre acto' do executivo ; sem pudor, é deveras tolerante para tão 'insigne acontecimento'.

    Para um 'justo elogio' a um tão importante caso, só um discurso do Chavez.

    ResponderEliminar
  3. A lata deste tipo! Com um diploma "farinha amparo", vem a publico incentivar os alunos a aplicarem-se mais nos seus estudos e a louvar o mérito aos melhores, quando, ele próprio obteve um diploma, de forma tortuosa, mesmo duvidosa e obviamente sem mérito!
    Como é possível vir agora fazer a apologia do bom estudante! Que nojo de gentinha...

    ResponderEliminar
  4. Mas este asno mentiroso, engenheiro da treta, com diploma forjado numa faculdade de merda e sem qualquer credibilidade, vem para a rua com as suas ideias de Etar avariada, dar esmolas como se de um pai natal se tratasse. Será que este animal não se enxerga mesmo?
    Esta bestial besta desprovida de qualquer moral sequer consciência, que devia ter a sua língua bem metida no anús dos seus donos, vem agora atirar perdigotos de merda para cima de todos nós com a juventude como base do seu merchadising!
    Ó Sócrates!... Vai-te Fod...catar.

    ResponderEliminar
  5. Porra, a iniciativa é má??? Ou passa a ser má porque não resolve todos os males do mundo???
    Não me lixem, a iniciativa é boa, seja porque prisma seja observado.

    ResponderEliminar
  6. tonibler:
    Se um assassino der um doce aquele que vai matar, pode ser um gesto simpático mas em nada melhora o crime. Tratr de melhorar a rducação e deixe os actos mediáticos de fora

    ResponderEliminar
  7. Zé Leitão13/9/08 22:59

    "...o nosso futuro temos de ser nós a fazê-lo..." Kaos, compadre, concordo totalmente.
    É por isso que não é correcto estar á espera do governo ou de qualquer outra entidade para nos resolver determinado assunto.
    Os governos têm as suas resposabilidades perante o País, as pessoas têm as suas responsabilidades perante si próprias e os que as rodeiam, com prioridade para os seus descendentes.

    ResponderEliminar
  8. Zé Leitão:
    Como pensas que podemos lutar contra as medidas deste (ou dos outros) governos que só nos criam obstáculos e nos conduzem à desgraça? Temos de esperar que o governo deste país faça algo pela sua população, essa é a sua obrigação. Se estes não pestam corre-se com eles.

    ResponderEliminar
  9. A base fundamental de uma sociedade desenvolvida (ou que almeja se-lo) é a educação.
    Os professores são, provavelmente, a classe profissional mais mal tratada por todos neste país.
    Desde os políticos aos pais, todos temos feito de tudo para desvalorizar uma profissão que é, na minha modesta opinião, a mais nobre de todas.
    Falo à vontade porque não sou professor, mas sou pai, e preocupa-me muito o que vai ser dos meus filhos com a educação que este país lhes proporciona e o caminho de imbecilidade galopante que está a tomar conta de toda uma geração, fruto de más políticas, conduzidas por gente sem o menor grau de cultura elementar, e sem a menor sensibilidade para "ler" a escola e encontrar soluções para educar e ensinar.

    ResponderEliminar
  10. Não temos de esperar nada deste governo, está mais que visto. No fim da actual legislatura, a qualidade de vida da maioria dos tugas, está quase ao nivel do Burkina Faso (para lá se caminha). Quem tem que fazer algo é o tuga, mas pelos vistos ainda não está convencido, o asno! Portanto, vamos ter que esperar mais 48 anos, para fazer uma nova revolução, porque pelo voto não vamos lá, o tuga é avesso a estas coisas e prefere ser xulado pelos xicos espertos.

    ResponderEliminar
  11. Para rever o Processo do Diploma -- bons tempos do "Braganza Mothers", em que ainda acreditávamos no Pai Natal -- fica o convite para o "Licenciada ma non troppo". :-)

    http://licenciada-independente.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Zé Leitão14/9/08 02:04

    Corre-se com eles?
    Como? Quando?

    ResponderEliminar
  13. Zé Leitão:
    Se já se fez um 25 de Abril, se aprendemos alguma coisa com isso então é utilizar o saber de expereiência feito.

    ResponderEliminar
  14. Eu sou a favor desta iniciativa. Esses alunos brilhantes vão andar tanto tempo no desemprego, que o prémio só peca por ser escasso.

    ResponderEliminar
  15. Zé Leitão14/9/08 11:41

    Eu e a minha mulher vamos oferecer 1000 euro no final do ano lectivo 2008/2009, aos melhores 3 alunos do 9º ano de escolaridade que beneficiem da acção social escolar e se inscrevam no 10º ano.
    Aqui na freguesia de Santa Maria dos Olivais. Esta iniciativa começa agora e será anual.

    ResponderEliminar
  16. Este prémio e cerimónia faz-me lembrar as deslavadas comédias de liceu americanas, que inevitalmente terminam com o atirar do pau ao gato, perdão, do chapeuzinho quadrado ao ar! Vão para casa todos felizes, comem uns MacDonalds pelo caminho, e, mais tarde, já com 30 Kgs a mais, acabam a trabalhar numa fábrica de carros japoneses.

    No entanto, penso ser de bom tom não diminuir empregos como atendedores de call-center ou caixa de supermercado. Eu próprio, para terminar o meu curso, tive de trabalhar numa fábrica de componentes eléctricos a ganhar 60 contos e daí não veio mal ao mundo. Alguma paciência é uma virtude, e nós temos de esperar, mais que uma mudança de governo deste país, uma mudança dos patrões deste país. Quando e se eles se aperceberem que a qualificação é uma mais valia, então talvez os nossos licenciados tenham emprego. Mas um aviso à nevegação destes valorosos licenciados: as mãozinhas são para sujar, o canudo não trabalha sózinho...

    ResponderEliminar
  17. MANIFESTO ANTI-MARIA DE LURDES


    Basta pum basta!!!

    Uma geração que consente deixar-se dominar por uma Maria de Lurdes é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

    Abaixo a geração Maria de Lurdes!

    Corram com a Maria de Lurdes, corram! Pim!

    Uma geração com uma Maria de Lurdes a cavalo é um burro impotente!

    Uma geração com uma Maria de Lurdes ao leme é uma canoa em seco!

    A Maria de Lurdes é meio demagoga!

    A Maria de Lurdes é demagoga inteira!

    A Maria de Lurdes saberá de sociologia, saberá estatística, saberá escrever sobre o estatuto dos engenheiros, saberá transformar uma anarquista numa ditadorazeca do terceiro mundo, saberá de tudo menos de educação que é a única coisa que se esperaria que ela soubesse!

    A Maria de Lurdes pesca tanto de pedagogia que erigiu em fim principal da escola a ocupação dos tempos livres dos alunos ociosos, que transformou os professores em principal inimigo do Governo, que quis pôr o País inteiro contra os professores!

    A Maria de Lurdes é uma habilidosa!

    A Maria de Lurdes tem um trauma de infância contra os professores!

    A Maria de Lurdes que foi professora primária esconde esta “mácula” na sua biografia oficial. Sente vergonha de ter sido professora como quem tem vergonha da própria mãe. É uma vergonha!

    A Maria de Lurdes transformou a pedagogia em demagogia!

    A Maria de Lurdes manipula, tergiversa, mente e tenta colocar as escolas ao serviço dos interesses partidários!

    A Maria de Lurdes quer destruir a escola pública!

    Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

    A Maria de Lurdes fez um Estatuto da Carreira Docente que só poderia ter sido feito no Chile de Pinochet de onde o seu mestre anarquista, João Freire, o copiou mal e porcamente!

    E a Maria de Lurdes teve claque! E a Maria de Lurdes teve palmas! E a Maria de Lurdes agradeceu!

    A Maria de Lurdes é uma vergonha!

    Não é preciso ir prá 5 de Outubro pra se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!

    Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta extrorquir aos professores os seus direitos como a Maria de Lurdes faz! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem pedagógicos, nem humanos! Basta andar com as modas, com as políticas e com as opiniões do eduques, com as alucinações de um alumbrado como Valter Lemos! Basta usar o tal sorrisinho cínico, basta fazer aparência de muito delicada, e usar olhos meigos para os jornalistas! Basta ser Judas! Basta ser Maria de Lurdes!

    Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

    A Maria de Lurdes nasceu para provar que nem todos os que governam sabem governar!

    A Maria de Lurdes é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair..., bastando ter lido os textos alucinados daquela espécie de Menino do Lapedo fóssil que é Valter Lemos. Mas é preciso deitar mentiras, estatísticas manipuladas, dinheiro, prémios, livros e computadores para comprar os votos aos pais!

    A Maria de Lurdes é uma doentia perturbação dela-própria!

    A Maria de Lurdes em génio nem chega a pólvora seca e em competência é pim-pam-pum.

    A Maria de Lurdes em poses eróticas no jornal Expresso é horrorosa!

    A Maria de Lurdes tresanda a mentira e a demagogia!

    Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

    A Maria de Lurdes é o escárnio da consciência!

    Se a Maria de Lurdes é portuguesa eu quero ser do Chile, do país de onde importaram o Estatuto da Carreira Docente!

    A Maria de Lurdes é a vergonha da intelectualidade portuguesa!

    A Maria de Lurdes é a meta da decadência mental!

    E ainda há uns propagandistas na comunicação social que não coram quando dizem admirar a Maria de Lurdes, quais Vitais Moreiras e outras lavadeiras das imundices da socratinada!

    E ainda há quem lhe estenda a mão!

    E quem lhe lave a imagem com campanhas de propaganda!

    E quem tenha dó da Maria de Lurdes, imputando as culpas deste desastre ao inenarrável Valter Lemos!

    E ainda há quem duvide que a Maria de Lurdes não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!

    Continue a senhora Maria de Lurdes a governar assim que o País há-de ganhar muito com destruição das escolas públicas e há-de ver que ainda apanha uma estátua de cera no Museu dos Horrores e um monumento erecto por subscrição pública dos espanhóis que finalmente ao fim de oito séculos conseguirão destruir Portugal, e a Praça de Camões mudada em Praça Dr.ª Maria de Lurdes, e com festas da cidade plos aniversários, e sabonetes em conta Maria de Lurdes" e pasta Maria de Lurdes prós dentes, e graxa Maria de Lurdes prás botas e Niveína Maria de Lurdes, e comprimidos Maria de Lurdes, e autoclismos Maria de Lurdes e Maria de Lurdes, Maria de Lurdes, Maria de Lurdes, Maria de Lurdes... E limonadas Maria de Lurdes-Magnésia.

    E fique sabendo a Maria de Lurdes que se um dia houver justiça em Portugal todo o mundo saberá que o autor de Os Lusíadas é a Maria de Lurdes que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Camões.

    E fique sabendo a Maria de Lurdes que se todos fossem como eu, haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.

    Mas julgais que nisto se resume a pedagogia portuguesa? Não Mil vezes não!

    Temos, além disto o Secretário de Estado Valter Lemos, outro iluminado vítima da Síndrome de Legiferação Compulsiva que, como ela, esquecendo a sua formação docente, vive obcecado em perseguir os professores e em transformar os alunos num bando de ignorantes e insubordinados.
    E há ainda a Directora Regional de Educação do Norte que, encarnado o espírito ditatorial de um engenheiro que não o é, se deleita a punir delitos de opinião e que proclamou ao mundo o direito inalienável dos alunos ao sucesso, mesmo que não saibam ler nem escrever nem contar. E há ainda o Director do GAVE especialista em fabricar exames nacionais para atrasados mentais, para mostrar ao mundo a grande sabedoria dos alunos portugueses.

    Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

    Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

    Corram com a Maria de Lurdes, depressa, corram com ela! Pim!


    Adaptado de José de Almada Negreiros
    Poeta d'Orpheu
    Futurista E Tudo
    1915 (2008)

    por um singelo Amante da Pátria Portuguesa indignado com a corja de bandidos e de incompetentes dirigidos pelo maior especialista em falsos diplomas que a história lusíada produziu…, seja o dele próprio sejam os das Novas Oportunidades que ele distribui a esmo, transformando milagrosamente ignorantes em letrados, cabulões em engenheiros de obras feitas, nulidades em políticos do mais alto coturno maquiavélico, cavalidades em sábios ministros e secretários de estado…

    ResponderEliminar
  18. Zé Leitão16/9/08 01:07

    espectáculo!

    ResponderEliminar
  19. sarcástico16/9/08 10:37

    E para que não sejamos só apontados por "bota-baixismo", como disse o "Inginheiro", aqui vai uma sugestão: já que o governo "investe"(?) tanto na educação (???), porque não ter a atitude verdadeiramente pedagógica dando bolsas de estudo aos alunos que terminam com mérito o 12º ano em vez de se lhes oferecer o "vil metal"?

    ResponderEliminar
  20. Sarcástico

    Isso não interessa à maralha socratina. Só lhes interessam pretextos para fazer propaganda e aparecer na televisão.

    Incentivo mais sério seria isentar de propinas na universidade todos os que entrassem com notas superiores a um certo valor, talvez exigindo como requisito cumulativo as famílias terem um rendimento inferior a determinado montante.

    Mas isto ficava caro a esta maralha, que quer publicidade enganosa e barata.

    ResponderEliminar