sexta-feira, outubro 17, 2008

O Orçamento Mágico II

 Orçamento Mágico

Tenho ouvido muitos vivas à proposta de aumento proposto pelo Teixeira dos Bancos para a função pública, 2,9%. Basta lembrarmos que no ano passado ele afirmou que o cálculo dos aumentos passaria a ser feito, não sobre a inflação prevista para o ano seguinte, mas sobre a inflação efectiva do ano anterior, para vermos que não está a fazer favor nenhum aos Funcionários Públicos. A inflação vai ser de 2,9% o mesmo que se propõe para o aumento dos salários. Não vai, por esse haver lado nenhum aumento do nível de vida, mas se olharmos para a outra medida escrita no orçamento, a que vai fazer com que o aumento nos escalões do IRS seja só de 2,5% veremos que ainda o irão perder nesses 0,4% que pagarão mais imposto. Como nesta, podemos olhar para muitas das medidas sociais tão saudadas neste orçamento e a este governo, (eles lançam os foguetes e a Comunicação social apanha-lhe as canas), veremos que ou não se aplicam a quase ninguém ou a sua prática mostra ser mentirosa.
Preparemo-nos por isso para ver subir os impostos, só que desta vez escondidos na ilusão da crise e sob a capa do eleitoralismo.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

9 comentários:

  1. Penso que dizer-se que vai haver uma maior carga fiscal não é disparate, mas é falso. Pode haver muitas leituras dos números, cada um lê aquilo que lhe parece ser melhor, mas eu penso que essa questão é falsa. Também poderíamos dizer, se fôssemos socialistas, que as deduções vão aumentar. Imparcialmente, creio que a questão dos impostos não é relevante. Inclusivamente, há uma redução de IRC para as pequenas empresas, aquelas que nos fartamos de defender aqui. Sejamos, pois, imparciais. Pode haver coisas negativas e positivas neste orçamento, mas os impostos não são uma das negativas. No máximo, irrelevante.

    Quanto ao resto do orçamento, pelas linhas gerais que nos foram mostradas, bem... nada a dizer, é o normal e o que seria de esperar, fosse este ou outro governo no poder.

    ResponderEliminar
  2. Para já, apenas um aspecto positivo, o facto de os aumentos terem por referência à inflação do ano anterior. Essa, pelo menos, sabe-se. Ou antes, não se sabe porque os produtos que servem para apurar a inflação são mais que discutíveis.
    De qq forma o princípio parece-me certo. Assim já não podem dizer que vão aumentar o poder de compra, partindo de previsões irrealistas.
    Foi o cavaco que, no seu consulado, introduziu esta perversa mudança de decidir os aumentos em função da inflação esperada.

    ResponderEliminar
  3. Na melhor das hipóteses, vão precisar de rectificativo...

    ResponderEliminar
  4. Como se pode verificar pelo primeiro comentário... cada povo tem o que merece..
    e nós temos o que merecemos..
    quando votamos deveria ser obrigatório assinar o boletim de voto para saber na realidade quem pôe esta gente no poder..
    arre, estou farto....
    não há paciência para tanto inconformismo e tanta desculpa... vamos correr com esta gente..
    já é tarde.

    ResponderEliminar
  5. Estes políticos são todos uns trapalhões.
    Hoje dizem uma coisa amanhã outra.

    Abanam conforme o vento. E armam em espertos porque mudam de opinião. Nunca admitem que os argumentos do passado são fruto da ignorãncia e da má fé.
    A culpa é sempre dos outros.

    A sorte deste governo é ter como PR o senhor Silva. Outro que fosse, nomeadamente o senhor Sampaio ou o senhor Soares, a AR já estva dissolvida há muito.

    Mas os complexos do senhor Silva não lhe permitem dar um pontapé nesta gente.

    E já repararam que estes governantes andam muito calados.
    É na Saúde, na Justiça, na Educação, na Administração Interna, e já nem falo no do Ambiente, no da Cultura, no da Indústria... que esses não têm autorização para botar faladura.

    O chefe deu as ordens:
    Ministros calados para não dizerem asneiras

    ResponderEliminar
  6. O Público e o Expresso já mostraram que a receita fiscal vai aumentar e a despesa pública igualmente. Portanto não esperem melhorias.

    ResponderEliminar
  7. E,o IPC(Índice de Preços ao Consumidor)está desatualizado o q faz com q a inflacção real seja 0.3% mais do q o propagandeado!!!!!Ou seja, a inflação está martelada e,o q me preocupa é,esta gente ir votar no PS/PSD

    ResponderEliminar
  8. Meus caros, dei a minha opinião. Obviamente, não sou um grande entendido na matéria, como alguns de vocês o demonstram. Mas não se peocupem, se assinasse os boletins de voto que depositei na urna, nem um indicaria o partido do governo. Portanto, essas bocas não devem ser para mim... Até ajudei um pequeno partido a tornar-se audível na AR, coisa que não farei nas próximas eleições...

    ResponderEliminar
  9. Qualquer número que o Sócrates e C.ia produza, seja sobre inflação, sucesso escolar, criminalidade, etc, etc, etc, é falso ou - na melhor das hipóteses !!!! - temos de ler bens as letras miudinhas dos respectivos pressupostos, para se perceber que o número se refere a uma coisa e a conversa de propaganda que o acompanha a outra completamente diferente.
    (números deste governo é sinónimo de: números do ine, banco de portugal, ou qualquer organismo dirigido por boy do PS)

    Coyote

    ResponderEliminar

Powered By Blogger