terça-feira, novembro 11, 2008

Manifestação Professores 15 Novembro

 Manifestação Professores 15 NOV

8 comentários:

  1. Esta é contra a avaliação que querem, contra a que não querem ou só para mostrar que para existir educação pública os professores têm que ser entregues à gestão privada?

    ResponderEliminar
  2. Tonibler:
    Esta é para defender a escola publica, o direito à educação, ao respeito pelas pessoas, á democracia e a muitos outros valores fundamentais.
    Os professores cumprem uma tarefa fundamental e dificil na sociedade que temos. Os professores (muitos deles) são herpois desconhecidos e quem os critica e desqualifica é porque não sabe o que diz. Dia 15 lá estarei a dar-lhes o meu apoio como pai.

    ResponderEliminar
  3. Tarefa essa que os professores da escola privada não cumprem?...

    A escola pública é um conceito associado a empregar professores ou a ensinar alunos?

    E se é a ensinar alunos porque é que as questões pelas quais se manifestam só têm que ver com o emprego dos professores?...

    Que tal mostrarem resultados primeiro, em vez de manifestarem com o pior resultado do mundo civilizado como amostra?

    Como pai e cidadão tenho estas questões singelas que me fazem alguma confusão. É que, de repente, lembro-me que estamos a falar de um dos piores e mais caros sistemas educativos do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Isso é uma grande treta. Mais caros sistemas educativos do Mundo? Parece uma anedota. É que só para arranjar paredes, aquecer salas de aula e dar um aspecto digno a laboratórios têm que gastar muito mais dinheiro.
    De que resultados fala? dos reais que só os professores conhecem ou dos "recomendados" pelo governo, para posterior apresentação na UE.
    De que resulatados fala? dos da indisciplina de alunos que não pode ser resolvida pelas escolas porque a lei não o permite? de que resultados fala? daqueles que começam nas creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo? daqueles que se reflectem nos ciclos seguintes por incrível má preparação desde a idade de bébés até ao 1ºano da faculdade? de que rsultados fala? daqueles que são relatados pelos professores universitários quando verificam que no pricípio da faculdade os alunos não sabem escrever? quais resultados se fizer o favor.
    80% dos alunos que saiem das faculdades de engenheiria chubam nos exames de acesso á Ordem...
    Não há uma alma governamental caridosa que se interrogue sobre isto? não há uma alma caridosa que perceba que o mau estado do ensino em Portugal, NÃO É devido a falta de outra avaliação de professores ou estatutos de carreiras docentes ou novas invenções de gestão??
    Porque é que não juntam pela enésima vez um conjunto de sábios, que diagnostique mais uma vez o problema do ensino em Portugal e, desta vez, sigam TODAS as recomendações desse grupo de pessoas?????
    Porque é que os nossos governantes insistem em IGNORAR os problemas e usam o poder que têm para decidir sobre este assunto, pilar da sociedade, sem fazerem a mínima ideia do que estão a fazer?
    A INCOMPETÊNCIA de mais um governo, a juntar a mais do mesmo que dura desde o início da década de 80, JÁ HIPOTECOU irremediávelmente o futuro de alguns milhares de jovens e consequentemente o futuro do País, para os próximos 20 anos. E se hoje o nosso atraso para a Europa é grande, esperem para ver a distância a que estaremos daqui a 15 e daqui a 20 anos.

    ResponderEliminar
  5. tonibler:
    Claro que os professores da escola privada cumprem, mas só para alguns, para os que t~em dinheiro para a pagar. A escola Publica para todos é uma conquista do 25 de Abril e os professores aqueles a quem atribuimos a dificil tarefa. A Escola deve ser de todos, país professores, alunos , auxiliares, de todos. Atirar as culpas da incompetência dos ministros, dos programas, das condições de trabalho e de aprendizagem é fugir ao problema. Conheço vários professores que correram este país com baixos salários e enormes dificuldades só para cumprirem a sua função de serem professores. São uma carreira que merece todo o meu respeito e por quem estou disposto a colaborar sempre que necessitem por uma escola publica e democrática

    ResponderEliminar
  6. Há pessoas que não querem (não podem) entender o que se passa nas escolas, e portanto estar a explicar a essas pessoas os problemas reais que se passam na educação, é atirar pérolas a porcos e uma perda de tempo.

    Kaos, sei que não é professor, mas está ao lado dos docentes.
    Obrigada pela colaboração.

    Safira

    ResponderEliminar
  7. kaos:

    Isso não é verdade. As escolas de gestão privada têm uma propina inferior àquela que pagas (enquanto contribuinte) na escola pública. Têm a vantagem de não estarem sujeitas às manias dos ministros e estarem orientadas aos alunos e não aos professores. Portanto,a real conquista de Abril está na gestão privada das escolas. Até porque escola pública como tens hoje, em que só os alunos ricos têm possibilidades de ser educados, já tinhas antes do 25 de Abril.O que não tinhas (e não tens) é uma escola que eduque os alunos independentemente de serem ricos ou não (como podes ver pelas desculpas que se apresentam cada vez que saiem os resultados das escolas públicas). E não me venhas dizer que a culpa é dos ministros, em 40 ministros da educação nunca houve um bom? um mais ou menos?


    E aquilo que (ainda não) é uma conquista de Abril é a educação para todos, porque escola pública já havia e com os resultados que temos hoje, quem tem dinheiro tem educação quem não tem está lixado.

    ResponderEliminar
  8. Já há algum tempo me tenho escusado a comentar este assunto. É uma questão difícil, pois não há inocentes. Mas apenas o facto de afirmar isto pode ser pernicioso para o meu lado, arriscando-me a ser insultado porque não sou professor.
    Na minha opinião, e, ressalvo, na minha opinião, este problema teve origem nas responsabilidades de todos os intervenientes, não apenas num ou noutro. O Governo, obviamente, tem culpas no cartório. As constantes reformas e contra-reformas a que assistimos desde 1974 são uma desgraça. Cada governo eleito tem uma visão para a escola e toca a desfazer tudo o que estava para trás. Só isso já revela falta de visão estratégica a longo prazo.
    Os pais, nem comento. É vergonhoso àquilo a que chegamos como pais neste país. Asqueroso.
    Os professores são talvez os menos culpados nisto tudo. Mas algumas das questões que defendem ou parecem defender (não sou professor e a minha visão é estritamente exterior) não fazem o minímo sentido para as pessoas que trabalham no sector privado. E talvez por isso, os professores vão colher muito menos simpatia pública nacional do que esperariam.
    Além disso, de toda a conversa que ouço todos os dias, cada vez entendo menos e há uma coisa que me arrepia: há uma palavra essencial que nunca é dita, para mal dos pecados da Ministra e dos professores e demais envolvidos. Essa palavra foi absolutamente esquecida. E é pena. Todos sabemos qual é.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger