quarta-feira, novembro 05, 2008

OBAMA é o novo Presidente dos EUA

 A Banda BPN

O Super Obama, como se esperava ganhou as eleições nos Estados Unidos. A cor, o discurso e a necessidade que muitos têm de se agarrarem à mais pequena réstia de esperança que algo possa mudar para melhor, ajudada por uma enorme campanha publicitária, fez dele um ícone.
Pessoalmente não confio nada no personagem e até sinto um arrepio quando olho para ele.
Faz-me lembrar um Sócrates com muito mais poder, uma personagem em quem não se pode confiar mas que esconde toda a realidade por detrás de um muro de propaganda e de mentiras. Espero estar enganado mas desconfio que muitos dos que hoje festejaram a sua eleição ainda vão ter de virar a casaca.

21 comentários:

  1. Infelizmente já somos dois, mas como também detestava o outro... quero que se lixe...

    ResponderEliminar
  2. Não votamos nestas eleições, por isso tecer comentários aos resultados nunca é certo. De qualquer das formas, perante a possibilidade de haver um presidente a termo incerto como o McCain, com a possibilidade real de o poder cair nas mãos de uma mentecapta fundamentalista evangélica, julgo que a opção só podia ser Obama.

    Quanto ao resto, Obama vai, certamente, em 15 dias, vergar-se a todo o aparelho que rege os EUA, com o qual o presidente se dá de longe. Ao invés, o aparelho vê, em situações como esta, o presidente como um estorvo a amaciar senão a eliminar. Por isso, penso que bem podia ser a falecida avó do homem a ser eleita, o resultado pode não diferir grande coisa.

    De qualquer das formas, e até prova em contrário, temos de dar o benefício da dúvida a quem nunca se tinha sentado tão alto e se propõs, descaradamente, a mudar algo no panorama. Pode não consegui-lo, como espero, mas pelo menos será interessante verificar se vai tentá-lo. Estar já a criticar alguém ainda a procissão vai no adro não me parece nem muito democrático nem muito correcto. Parece mais o tão costumado e portuguesíssimo "somos uma merda e os outros todos são uma merda e o país é uma merda e o mundo uma merda é". Como disse, não acredito que tudo mude, mas vamos dar uma chance ao homem.

    ResponderEliminar
  3. Faz bem em desconfiar. Esta subordinação dos comentários e comentadores, aos interesses das potências estrangeiras, e de correntes políticas «univeralistas» arrepia!
    Os franceses e os ingleses fartaram-se de roubar Portugal (na revolução liberal que foi ao virar da esquina da história), matar e massacrar portugueses, expõem o saque nos museus deles, e nem as cabecinhas pensantes cá do burgo exigem que devolvam o que nos roubaram!
    A merda dos américas para terem uma base numailha pagam-nos renda. Os ingleses, franceses, holandeses roubaram-nos ilhas. Como tuga estou-me a cagar para o Obama. O que eu quero é que quem roubou Portugal ponha cá o que daqui tirou. O resto é conversa de tribunos e candidatos a isso...

    ResponderEliminar
  4. Também estou curioso com o que Obama tentará fazer, sobretudo no que diz respeito à política externa dos eua. Embora esteja cá desconfiado de que não haverá grandes mudanças.
    Mas o mais significativo nestas eleições foi a afluência ás urnas dos americanos. 66% votaram e dizem que foi a maior afluência em 100 anos !!!
    A ser verdade, isto quer dizer que as pessoas tinham consciencia do desastre da governação anterior e, foram votar pela esperança de que alguma coisa mude efectivamente.
    Por isso, eles muito mais do que nós vão poder verificar (ou não) um novo comportamento e atitude do seu País face ao Mundo.

    ResponderEliminar
  5. O mais significativo nestas eleições foi o facto de, pela primeira vez na história, ter sido eleito um homem de côr para a presidencia dos EUA.
    Faço votos para que este presidente seja realmente uma lufada de ar fresco, não só na América mas em todo o mundo.Força Obama!

    ResponderEliminar
  6. quem continua a falar da cor do candidato, ainda que para aplaudir, não deixa de estar a contribuir para que de facto a cor, raça ou credo marque a diferença...

    também concordo que Obama ao chegar ao escritório comece a ter a noção que as causas e consequências de qualquer acção que queira tomar o vão obrigar a alterar o pensamento.

    se o mercado militar é um dos mais rentáveis para o Governo, como pode ele acabar com a guerra? por exemplo.

    de qualquer forma, antes um que entre com as ideias limpas e vá absorvendo e questionando os poderes instituídos, do que um que já leva a escola toda e simplesmente sabe que não vale a pena mudar.

    ResponderEliminar
  7. Também penso o mesmo. Não acredito no Pai Natal, mas condenar quem ainda não tomou posse... Primeiro, vamos ver o que ele pretende fazer, depois o pouco que conseguirá fazer. Condená-lo agora é preconceituoso.

    Quanto à cor, dou por mim a pensar que nunca tinha pensado na questão. talvez seja a minha forma de olhar as coisas...

    Quanto ao seu arrepio, Kaos, pois - também passei uma noite fria, a política é lixada... Agasalhe-se nas próximas eleções! ;)

    ResponderEliminar
  8. Nós já sabemos como as "coisas" funcionam. Como é que se conseguem "verdadeiras fortunas" para fazer as campanhas?
    O dólar precisava de uma nova cara para novamente se impor.
    A "cobrança" vem já ái...
    Como diz o outro:
    "Nós cá estaremos para ver..."

    Alvarez

    ResponderEliminar
  9. Caro blogger

    Alguma prudência justifica-se. Contudo não compare Obama a Sócrates, por favor! Não tem nada a ver!
    A qualidade humana de Obama não tem nada a ver com o político de plástico que Sócrates é.
    Recomendo a leitura de "Dreams from my father" e "Audacity of Hope", livros que tive ocasião de comprar em 2007, quando visitei a minha filha, que nos EUA fazia im pós-doc. Muitos cientistas preparavam-se para abandonar o país, pois depois dos cortes ao financiamento viria a creacionista Palin e muitas proibições.
    Claro que não há milagres, mas esta candidatura, autêntico "case-study", é uma mudança e significa esperança nos valores mais fundamentais. Não podia haver pior situação nos EUA. Bush destruíu a América e o mundo.As guerras, a derrocada do capitalismo selvagem, com todas as suas consequências etc....
    Há uma "OPEN ROAD" do Walt Whitman e um "I have adream" do M.L.King.
    Confio que Obama saiba liderar equipas e que continue a ser um dinamizador (em certa altura da sua vida saíu do escritório de advogados -cursou em Harvard-e foi fazer trabalho comunitário) de equipas especialmente de jovens.

    Não tenho ilusões, mas creio que se pode fazer Política de modo diferente. Tenho Esperança, como tive com o 25 de Abril e com a libertação de Mandela! Apesar dos erros, foi bom ter vivido esses momentos.

    Saudações

    Lis

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente como que disse o Lis, mas tenho de acreditar que este homem vai trazer uma esperança ao Mundo depois dos anos sombrios do Bush.
    A Europa no periodo do Bush tinha uma oportunidade unica de se tornar na grande potência do Mundo, mas com o incompetente do cherne entre outros não conseguimos diferenciar-nos da politica belicista e destruidora da América


    Quanto ao Kaos
    acho que está um pouco céptico, mas entre este e o Falcão continuo a preferir este.

    Agora comparar Obama com o Sócrates é o mesmo que comparar o Taj Mahal com os dejectos que alguma vaca sagrada tenha deixado repousar numa qualquer rua da India

    ResponderEliminar
  11. Amigos, o homem sabe ler e escrever, o vistas bem as coisas já não é nada mau. Ora pensem lá, a última vez que isso aconteceu, foi à quantas décadas ? Não tenho a certeza que o kennedy soubesse, portanto vistas bem as coisas... acho que o último a saber ler e escrever foi o Lincon...
    Eu acredito numa mudança e espero que se as coisas mudarem para melhor tambem quem diz mal agora saiba virar a casaca...

    Tiago, Paris

    ResponderEliminar
  12. Todas as criancinhas do Mundo deveriam ler Homero e conhecer a história do Cavalo da Tróia.

    Talvez as criancinhas dos EUA não tenham lido. Se calhar leram a história do Super Homem.

    Espero que o Obama não seja um Cavalo de Tróia de nenhuma organização perigosa disfarçado de defensor dos pobres e oprimidos.

    Queira Deus que eu seja positivamente surpreendido.

    Eu nunca votaria num desconhecido cuja melhor característica é saber vender banha da cobra.

    Preto por preto preferia o reverendo Jackson.

    Também não confio nessa figura que nem sequer é preto. É mulato.
    Quando alguém que nem é preto nem é branco se faz passar por preto, fico desconfiado.
    Um mulato é metade branco e metade preto. Por que há-de considerar-se preto? Não entendo! Será demagogia? Eleitoralismo?

    --------

    Os africanos não gostam que lhes chamem negros, mas pretos, ao contrário do que a maioria dos portugueses pensa. "Negro" tem uma carga pejorativa, enquanto preto se refere a uma cor.

    ResponderEliminar
  13. Os mercados deram a resposta ao salvador da América e do Mundo:


    Índices bolsistas

    PSI20 -2,13 %

    Nasdaq -5,69 %

    Dow Jones -5,05 %

    Ibex35 0,18 %

    CAC40 -1,98 %

    AEX -4,02 %

    BEL -1,53 %

    ResponderEliminar
  14. De acordo.
    Há mais, muito mais gente a pensar o mesmo.
    saudações

    Obama lava mais branco in,
    www.bivolta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Vão lá ver, com tanto jeitinho que revelam para estas coisas, talvez devessem ser videntes profissionais ou mesmo agentes da PJ.

    Acho engraçado que toda a gente consiga ver num desconhecido tantas organizações secretas e intenções malévolas de domínio universal e sabe Deus mais o quê...

    Deixem-se disso. Vamos ver o que vai sair daqui. Primeiro, temos que ter um crime e só depois somos testemunhas. Sou realista, penso que pouco poderá mudar, mas já me contento com alguém que não converse com Deus todos os dias. Quanto a todos os profetas da desgraça, talvez a vossa falta de confiança no futuro ajude muito na actual crise. Penso que são um bom contributo.

    Já agora, para quem publicou as quedas da bolsa: hoje foram tornados públicos os relatórios com as estimativas para o consumo para 2009 nos EUA... Talvez o Obama não seja o salvador do Mundo, mas já há quem o queira ver acabado de vez...

    ResponderEliminar
  16. Cirrus

    Os mercados não caíram por causa do Obama.

    Mas se ele inspirasse confiança a quem conhece os mercados talvez não tivessem caído como caíram.

    Se o Hussein Barak for um homem competente e não a ocultação de qualquer coisa..., será bom para todos nós.

    Vamos ver, mas sem ilusões.

    Um problemazinho: como é que ele vai resolver o problema do gigantesco défice comercial americano sem uma política proteccionista?

    E se enveredar por ela, quem vai perder?

    Por muito santo que o homem seja, vai ter de defender o seu país e resolver os problemas do seu país.

    ResponderEliminar
  17. Exactamente. Um Obama ouvido em surdina assemelha-se a um Sócrates ao pé do ouvido, com o mesmo tipo de projecção de voz... e melhor inglês.

    ResponderEliminar
  18. Só quero enfatizar que é relativamente cedo para emitir juízos, até porque o tempo de governação do Obama é ainda pequeno - AINDA NÃO TOMOU POSSE!!!!

    Também eu sou cauteloso, já o disse, pois quase tudo o que vem do outro lado do Atlântico tem qualidade duvidosa, excepto os Zippo. Mas, por amor de Deus ou de outra coisa qualquer, deixem-no, pelo menos, tomar posse. Não o rotulem sem o conhecer. Não sejam preconceituosos politicamente, até porque a alternativa seria continuar com o moço que fala com Deus todos os dias ao pequeno almoço ou mudar para uma moça que pensa que é Deus com pernas porreiras ao pequeno almoço.

    Se querem rotular, rotulem quem já deu provas daquilo que é. Quando e se Obama der provas de ser assim tão mau, cá estarei também eu, mas em devido tempo, para alimentar as críticas. Agora, tudo o que se possa dizer é prematuro e, sem faltar ao devido respeito que tenho por vós, demonstra algum preconceito, não racista, como já ouvi, mas político.

    Quanto ao uso do nome Hussein, não sendo mentira alguma, pois é o nome do homem, já revela alguma coisa. Não gosto da palavra tolerância nestas questões, pois isso pressupõe que temos de tolerar algum inconveniente. Como se fosse um inconveniente ter um mulato com o nome Hussein na presidência dos EUA. É-me igual ao litro, principalmente depois dos que têm nome normal terem feito a bela defecação que fizeram. Como já disse, o preconceito é coisa feia, não acredito que qualquer um de vocês vá por aí, dado sermos todos democratas e acreditarmos no valor do indivíduo até prova que esse valor é nulo.

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto do homem, pronto.
    É misturado, e não falo só de raça, falo de cultura e de religião, enfim, é um cidadão do mundo.
    Muito de vez em quando aparecem seres iluminados e de boa vontade que fazem saltar a civilização, como por exemplo o Mandela que já aqui foi falado.
    Então?
    Vamos acreditar e esperar, tá?


    Ps: Já é muito bom não termos um saloio 'chico esperto' como 1ª figura dos 'estates'.
    'Portantos', e por favor, não comparem o Obama com a Socretina.
    Parece que o BO teve nota máxima em Inglês Técnico.

    ResponderEliminar
  20. Obama ao corporizar a "Mudança"
    deu o argumanto para "Salvar a face" ao Capital.
    Prova - o volume excepcional dos financiamentos da sua campanha.
    Sintoma mais preocupante- O loby Judeu e suas principais associações estão com êle.
    Motivo de reflexão-As entradas de leão, no início da campanha e as saídas de sendeiro no fim.

    ResponderEliminar
  21. Estou a ver que o pessoal queria mesmo era ver as botas da Sarah Palin mais vezes...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger