segunda-feira, janeiro 12, 2009

A Sáude engripada

 A gripe da ave

Recentemente vi imagens de um hospital onde os doentes, devido à epidemia de gripe, estavam deitados em macas que atulhavam completamente os corredores do hospital. A Ministra, que visitou esse hospital nesse mesmo dia, veio informar-nos que já estava acordado que, em caso de necessidade, as camas dos hospitais militares poderiam ser utilizadas para ajudar a combater o problema. Se tivesse passado pelos corredores onde os doentes se amontoavam saberia que já deveriam estar a ser utilizadas pois o espectáculo a que assistíamos era deprimente. Mais, sendo a saúde publica uma área que deveria ser prioritária, até os hospitais particulares deveriam ser obrigados a participar na resolução dos problemas, aceitando doentes. É imoralmente reprovável que o lucro se sobreponha à necessidade de ajuda médica das populações e, já que andam a encher os bolsos à custa da desgraça alheia, deveriam ser obrigados a ajudar sempre que a saúde publica assim o exigisse.
Todos nós, utentes do Serviço Nacional de Saúde, deveríamos exigir ao governo respeito, dignidade e um tratamento condigno, não voltado para politicas economicistas, mas sim para a qualidade e saúde de todos. Se há área prioritária esta é certamente uma e se, pelos vistos há tanto dinheiro para ajudar os bancos e as grandes empresas, então esse dinheiro devia ser utilizado prioritariamente na saúde dos cidadãos.

8 comentários:

  1. iSSO SÃO IDEIAS SUBVERSIVAS,LOGO não são democráticas(tudo o que vá contra o lucro,são medidas anti-democráticas).
    ass. por
    freeport

    ResponderEliminar
  2. e depois chamam aos outros países subdesenvolvidos...:)
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Também não deixa de ser antidemocrático uma pessoa com uma trombose ter de esperar, durante o dia 24 de Dezembro de 2008, seis horas para ser observado porque as pessoas resolveram entupir as urgências do Hospital Santos Silva de Gaia com gripezinhas... Não morreu por sorte. Ou melhor, não morreu porque, à hora do jantar, o hospital ficou deserto. Porque seria?...

    ResponderEliminar
  4. Será qua a tipa tem assim tantos nas pernas, tenho pena do marido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. quiz dizer "tantos pêlos nas pernas"

    ResponderEliminar
  6. Cirrus:
    Quem vai a um hospital é porque pensa que lá deve ir. A triagem serve exactamente para separar o trigo do joio. Muita gente com gripe não foi ao hospital, chamou o médico a casa porque lhe podia pagar. A culpa não pode ser passada para os utentes mas sim para o sistema, para os serviços e para a forma como a sociedade trata os seus cidadãos

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o que diz mas também é verdade que muito boa gente recorre à urgência sem necessidade. Vi durante estes tempos de gripe muitos rapagões, de corpo feito, a recorrer ao SU por uma dorzinha de garganta ou nariz entupido. Questiono-me se a maioria das pessoas não sabe mesmo reconhecer uma gripe. Não tiveram já umas quantas? Não foi o tratamento sempre o mesmo?
    Talvez isso seja também sinal de alguma lacuna da nossa educação em Portugal.
    Em todo o caso considero que tanto a saúde como a educação e todos os bens essenciais como a água, a luz e o gás devia ser totalmente nacionalizados. A banca também, não lhe reconheço qualquer interesse público ou direito ao lucro.

    Abraços revolucionários e obrigado por colocar-me na sua lista de blogs!

    ResponderEliminar
  8. Kaos, a triagem considerou que o meu pai (foi de quem se tratou) tinha uma vertigem e dor de cabeça. Provavelmente pensariam que estaria bêbado, logo ele que não bebe há 51 anos! Claro que qualquer um que entrasse a espirrar era imediatamente observado.
    Mas o mais caricato foi o excelente médico do INEM que foi lá a casa, que a certa altura perguntou ao meu pai: "Isto não é nada demais, de certeza que quer ir ao Hospital?". Uma trombose (ainda que tenha tido alguma sorte em não ter ocorrido no parietal ou frontal), que a não ser tratada poderia tê-lo morto em poucos minutos!
    Desculpem-me, mas não é só o sistema que não funciona bem...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger