sexta-feira, março 06, 2009

A inevitável auto-coroação de uma estranha democracia

auto coroação

Olhando para aquilo que podem vir a ser as próximas eleições legislativas pode-se facilmente chegar à conclusão que actualmente só há um candidato a Primeiro-ministro, o dito Engenheiro Sócrates. A única questão que se coloca é a de saber se vai ter ou não maioria absoluta, sendo que todos os outros candidatos jogam só para perder por pouco e para discutir prémios menores tipo maior partido da oposição, ou de maior partido da esquerda. Só um facto destes já nos devia fazer pensar no estado da nossa democracia, mas quando para além disso vemos que, mesmo que os Socretinos não ganhassem e o povo deste país decidisse que queria mudar de rumo e votasse, por exemplo, no PCP, este partido estaria condicionado naquilo que poderia fazer. Vivemos numa Europa neo-liberal e capitalista e o PCP nunca poderia aplicar nem o seu programa nem a sua ideologia comunista. Poderia mudar um pormenor aqui, outro ali, mas a base da governação continuaria a ser ditada pela União Europeia, pelos G20’s e G8’s, pelos Bilderbergs e Iluminatis deste mundo. Olhando para isto, podemos perguntar se vivemos realmente numa democracia, em que cabe ao povo escolher o modelo de governação e de economia que deseja, ou numa ditadura Europeia, governados por gente que não elegemos e que nos impõe as suas politicas. A resposta parece evidenciar que vivemos na contradição de uma ditadura democrática que, por um lado nos permite o voto e a escolha, mas por outro torna essa escolha irrelevante perante um destino que nos é imposto de uma forma não democrática. (Se não é uma democracia é uma ditadura). Mais uma vez olhando para os partidos da esquerda poderíamos pensar que isto os preocupasse e nos dissessem que, ganhando as eleições, ou a Europa mudava ou teríamos de abandona-la. Só isso faria sentido, mas num mundo em que estamos cada vez mais habituados a ligar a televisão para ouvirmos as “sumidades” dizer-nos o que devemos pensar, sem termos o trabalho de realmente pensar nas coisas, a ideia de democracia esbate-se e acabamos a viver a ditadura do controlo mediático. Não nos controlam o corpo com porrada como faziam as policias politicas, mas controlam-nos as mentes e os pensamentos. Por isso o Engenheiro já ganhou, a Europa vai continuar a mandar neste “jardim” e nós veremos os nossos direitos a desaparecerem tornando o nosso futuro cada vez mais difícil e cada vez mais precário.

11 comentários:

  1. Anónimo6/3/09 16:10

    Tanto pessimismo Kaos!

    Claro que tem razão: em regra as eleições servem para manter o status quo.

    É por isso que quando permitem mudar alguma coisa, aqueles que passam a vida a endemizar "esta democracia" mudam logo de opinião e atitude.

    Mas neste momento, não é só eleições, nunca foi. Mas sim a luta de massas. Amanhã há, no dia 13 também.

    E também outras formas de luta. Os seus divertidos gifs são isso também, Não se menospreze.

    Sem dúvida, o governo de um partido de esquerda, mesmo de um partido com muita experiência estará sempre condicionado e, mais do que isso, seria hostilizado.

    Mas isso é inevitável terá de ser enfrentado e derrotado.

    Certo, pode-se perder. Mas isso não pode ser desculpa para não tentar. É melhor ser derrotado tentando fazer do que perder por falta de comparência.

    Não seria possível mudar muito? Talvez, mas só mudar alguma coisa já seria um avanço enorme nas condições de hoje.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/3/09 17:14

    -Caro Kaos, depois de ler o seu texto "A inevitável auto-coroação de uma estranha democracia" Cheguei a conclusão que o meu amigo e companheiro de route; conhece pouco das propostas do PCP, nada das capacidades dum partido revolucionário e das dum Povo em luta, que decide tomar o Poder.
    -Tudo é possível, caro amigo tudo é possível. Até é possível que o exemplo se estenda por essa Europa fora tornando assim possível a construção de uma outra Europa.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/3/09 18:32

    http://www.youtube.com/watch?v=k-CsNAuFE_c&eurl=http://a1.vox-data.com/6a00e398c74925000201101632dfe9860c-html

    ResponderEliminar
  4. Caro BG e Operário Desempregado:
    Não me parece que seja pessimismo aquilo que digo nem desconhecimento das propostas de nenhum partido de esquerda, mas sim um olhar realista sobre o estado desta democracia. Há alternativas mas essas passam por uma luta feita na rua, por uma ruptura com esta união europeia e por assumirmos a necessidade de tomarmos o futuro nas nossas mãos. Nem PC, nem Bloco nem PS's tem a resposta nas politicas que defendem actualmente. Esta Europa é neo-liberal e numca aceitará fazer as mudanças necessárias pacificamente. N~eo é péssimismo, é compreender a necessiudade de fazer a luta pelas nossas próprias mãos. Há manifestações, onde certamente estarei presente, mas é necessário que elas mudem alguma coisa, que atnjam objectivos que não seja o de um simples passeio, umas palavras de ordem e depois irmos ordenadamente para casa ver o futebol ou a novela. A luta tem de ser diária e contundente. Há que partir alguns pratos para mudar alguma coisa

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/3/09 18:50

    Nem tudo é terrível. Há por aí gente muito Kaoticamente criativa.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/3/09 19:27

    "-A luta tem de ser diária e contundente. Há que partir alguns pratos para mudar alguma coisa"

    -Mas companheiro Kaos, a Luta já é diária e em várias frentes. Só podes partir para formas de luta superior, quando tiveres conseguido mobilizar todo o Povo trabalhador ou grande para dele. Caso contrário espera-te a derrota certa! Não podemos de maneira nenhuma embarcar em aventuras suicidas. Primeiro há que ganhar os trabalhadores, fazer-los compreender a justa necessidade de lutar pelo trabalho pelos seus direitos pelo pão fazendo com que vá ganhando confiança e consciência politica, para formas de luta mais exigentes e superiores. Isso passa pela mobilização para grandes manifestações de massas de que é exemplo a marcada para dia 13 de Março pela CGTP embora este seja num dia difícil uma 6º feira e a horas complicadas; à primeira vista parece contraproducente mas também é uma forma de medir a disposição "real" dos trabalhadores para as lutas que se adivinham.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/3/09 01:16

    Espero que o Kaos não acabe com o blogue!
    Parece estar em curso uma manobra massiva de erradicação de esquemas.
    JSerra

    ResponderEliminar
  8. Operário Desempregado:
    Claro que lá estarei dia 13, mas será que isso mudará alguma coisa se tudo não passar de um desfile e de uns discursos?
    Acredito que não, e que não há tempo para esperar por certezas e que todos estão unidos na mesma luta. Não há tempo para discursos e é hora de agir. Quem está nessa? Eu estou.

    J.Serra:
    Já por diversas vezes estive para acabar com o blog, mas num momento destes em que a luta é essencial, acabar com ele seria uma traição. Vai ter de se manter vivo e enquanto eu poder assim será.

    ResponderEliminar
  9. Kaos, gosto muito do seu blog e acho muito importante a sua maneira de denunciar o que se passa neste país e neste mundo, embora não esteja necessariamente de acordo consigo em tudo, o que é normal.

    Hoje venho só fazer-lhe um reparo: segundo o Kaos, Se não é uma democracia é uma ditadura. Isto aceita-se como figura de retórica, mas não é verdade: uma oligarquia ou uma monarquia, por exemplo, não são nem uma coisa nem outra.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Kaos disse...

    Gi:
    Sempre que os governantes não respeitam as vontades dos povos estamos numa ditadura, tenha ela o nome que tiver. Até lhe podem chamar democracia.
    Kaos

    ResponderEliminar
  11. Nem sabes o que é Comunismo, nem queres esclarecimento, tentas confundir e dessa forma só apoias o ps.
    só tanga.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger