quinta-feira, abril 09, 2009

Um conto de cegueira e ganância

Mr Magoo Conto Natal

Estatísticas Banco de Portugal mostram que da totalidade dos créditos ao consumo concedidos pelas instituições financeiras que operam em Portugal, uma percentagem de 48,5% não tem qualquer garantia em caso de incumprimento. Há 26.8% dos valores que estão cobertos por uma hipoteca e para cerca de 10% foi negociada à cabeça uma garantia pessoal, prestada por uma empresa ou por um particular.
Analisando o crédito automóvel, os números dos empréstimos não garantidos são ainda maiores, atingindo os 55%.

Junte-se o endividamento dos portugueses que já vai para os 120%, para os créditos que nos foram impingidos utilizando todas as técnicas de marketing e precursão e podemos questionar esta gente se esta crise não é um fim há muito conhecido como inevitável? Estavam todos cegos ou simplesmente compactuavam com a ganância de alguns? Quem criou, quem apoiou, quem sustentou, quem fechou os olhos para que chegássemos a este ponto? Rua com eles todos.

13 comentários:

  1. Anónimo9/4/09 13:57

    Ultimamente,tenho sido massacrado pelo Barclay's Bank.Não lhes dei o meu nº de tlm e,os gajos,os jimbras,sempre a atacarem para um creditozinho,tadinhos.Eles andam aí e,não desarmam.Só vão parar qdo o Povo pegar na Moca e lhes der nos cornos,metaforicamente falando.Fo***-**,estou farto destes cabrões,desta gente altam ente desonesta e que a Policia não dispara na fuça deles...Tem razão amigo,não há cú que aguente....

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/4/09 14:01

    Bardamerda para o Senhor Doctor Victor Constâncio, que nem deve saber o que é uma equação diferencial,mas que podia ser um ser honesto....

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/4/09 14:09

    Hoje a RDP com a RTPN deram um show como comer em tempos de crise.
    Não se lembraram da saúde dos portugueses qdo estes tinham um nível de vida 'superior',antes desta crise chegar,que nunca vinha,seg.S.sócrates.
    Eu fico estarrecido com esta 'gente',andam mesmo a gozr à fartasana com a o pessoal.
    Antes,não convinha falar de boa alimentação pq era necessário vender a junk-food(comida de merda,traduzido em Port) q era para encher o cú aos belmiros.Agora,q o risco de explosão social está aí,eis q estes cabrões vêm com falinhas mansas ,a falar de comer pouco,...

    Que é para o Alberto Carvalho ganhar 15 999 Euro,essa é q é essa ...mais a clientela socialista q está na RTP.pq,qdo o PSD ganhar é ao contrário.

    ResponderEliminar
  4. mescalero9/4/09 14:58

    Companheiros, vamos à luta; eu como grande libertário, proponho a invasão do Palácio de Belém e meter lá todos os sem tecto de Lisboa,...vamos a isso companheiro Kaos ???

    Abraço Libertário

    ResponderEliminar
  5. kaos,

    Isso são números sem qualquer sentido e mostra como uma pessoa inteligente como tu é facilmente levada pela ignorância de quem fala alto.

    Foste buscar os números a um jornal qualquer, certo? Então deixa-me dizer-te que o conceito de contrato de crédito com garantias associadas se prende com a associação dessas garantias a esse crédito em concreto e não que em caso de incumprimento não existem formas de recuperar o dinheiro. Por defeito, se incumprires com o crédito os teus bens respondem por essa dívida e, em rigor, todos os créditos que tens têm como garantia o teu património. Portanto, os números são verdadeiros na óptica de provisionamento dos créditos (que é isso que interessa ao Banco de Portugal) e não na óptica legal.

    Segundo, 120% de endividamento é uma percentagem sobre o rendimento anual disponível. Um casal que ganhem 3000 euros cada um e tenha uma casa de 150000 euros (t3 em Massamá) ultrapassa facilmente essa percentagem.

    Terceiro, o incumprimento é um problema em primeiro lugar dos bancos. O que é que isso te preocupa a ti? E desonestos são os bancos? E o pessoal que pede emprestado para comprar o plasma ou ir de férias, esses é que são os honestos?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9/4/09 20:32

    Não sei o que será preciso para despedir, com justa causa, o Constâncio, e respectiva pandilha do Banco de Portugal, por incompetência.
    Da mesma maneira não percebo como será permitido que este burro venha a auferir de uma reforma ou, pior ainda, que tenha a possibilidade de ainda arranjar outro emprego (por exemplo a dar aulas) no Estado.

    ResponderEliminar
  7. Mescalero:
    Por mim era já hoje

    ResponderEliminar
  8. Tonibler:
    Vou começar por baixo. O que me importa a mim. É que estou farto de ouvir falar de uma crise criada por crédito mal parado e para a qual não contribui nada. Estou farto de ver o dinheiro dos meus impostos pagar a ganancia dos banqueiros. Estou farto de receber cheques em casa com créditos que não pedi, ver as televisões, radios, jornais e o meu correio cheios de propaganda para me convencerem a utilizar o crédito. Eu felizmente não me deixo seduzir pela sereia do consumismo e não devo um tostão que seja a nenhum banco (sou um pessimo cliente), mas se os tecnicos de publicidade vendem detergentes, carros e toda a outra merda que nos impingem certamente também conseguem vender o crédito. Culpar os outros para desculpar os fdp dos banqueiros é facil.
    Quanto aos números não são de um jornal qualquer mas do banco de Portugal. O crédito mal parado não para de subir e vivemos uma crise criada por ele. Serão assim tão inocentes os bancos ?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/4/09 21:03

    INOCENTES,OS BANCOS?O xor toni bliar deve estar a tripar,mas já que é muita literato, a bendizer, aconselho a ler o que diz Michael Hudson no resistir.info.....( e o homem não é comuna)......para já não dizer do Eugénio Rosa.

    ResponderEliminar
  10. É, e os culpados da obesidade são os padeiros...

    ResponderEliminar
  11. Tonibler:
    A culpa é realmente nossa por não termos corrido com muita gente deste país quando tivemos essa hipotese.
    Quanto aos Padeiros não têm culpa mas as Coca-colas, os fabricantes de fast-food terão alguma

    PS: Eu felizmente não tenho dividas e sou magrinho que baste

    ResponderEliminar
  12. Não tens dívidas porquê? Os gajos dos bancos não te telefonam? A tua televisão não passa anúncios de merdas a prestações? Grande sorte tens tu...Olha, eu como acho que a culpa é de quem mente para comprar coisas que não consegue suportar, não compro. Agora tu que achas que a culpa é dos bancos, se não tens dívidas é porque não te atacam a ti...

    Deixa de ser moralista. Não é por liderem com dinheiro que as pessoas são piores.

    ResponderEliminar
  13. Tonibler:
    Não tenho dividas porque essa é a minha postura perante a vida. Faz parte da educação que recebi de um homem honesto que nunca deveu nada a ninguém embora nunca tenha chegado ao topo da sua carreira porque acreditava que só o mérito valia e não o lamber botas.
    Não é por lidarem com dinheiro que as pessoas são melhores ou piores, mas a forma como o fazem e a ganância como o encaram. Vivemos numa sociedad de consumo em que dos privados aos governos todos assumem o consumismo como motor da economia. Preferem um povo endividado e consumista. A crise mostra isso mesmo, como não se consome as economias caiem como baralhos de cartas. A hiupocrisis é querer colocar a culpa naqueles que só seguiram aquilo que aqueles em quem confiaram lhes disse ser o certo. Quem, como tu, defende o liberalismo não pode querer fugir às responsabilidades que essse mesmo liberalismo tem na situação actual. Mais grave é que essa continue a ser a solução que apresentam para o resolver. A mentira continua.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger