terça-feira, abril 07, 2009

Vem aí o Papão...de novo.

 Os Directores

O Ministério da Educação destitui o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre. Na base da alegada destituição estará o facto de não ter sido constituído naquele agrupamento o Conselho Geral Transitório, órgão fundamental para a implementação do controverso modelo de gestão e avaliação dos docentes implementado por este governo.
Os professores e educadores da escola defendem que “não existe qualquer fundamento sustentável para executar esta penhora extemporânea do mandato dos actuais órgãos de gestão deste Agrupamento” e afirmam que foram seguidos todos os trâmites legais para a instituição do órgão em falta, mas que não houve quem se quisesse candidatar.
Quanto ao Conselho Executivo, referem que foi “devidamente eleito por todos os professores dos 11 estabelecimentos de ensino associados, com mandato até Junho de 2010”.
«O cumprimento da lei não é uma questão facultativa, é uma obrigação. Nesta escola não se cumpriu uma lei e houve uma recusa à participação. É dada a possibilidade aos professores e às comunidades locais de se organizarem para dirigir as escolas. A comunidade local e os professores não querem tomar conta da escola nos termos em que a lei exige», respondeu Maria de Lurdes Rodrigues.

De ilegalidade em ilegalidade a Sinistra Ministra segue o seu caminho na destruição da escola pública e democrática. Com o cargo de director que agora vão criar nas escolas vão arranjar lugar para mais algumas centenas de pequenas “Margaridas Moreiras” (aquela coisa da DREN), pequenos ditadores, boys que vêm no seu pequeno poder a possibilidade de mostrarem a sua arrogância. (Se não o fossem certamente que não aceitariam o cargo). Depois lá vem a escola aberta à sociedade local, ou seja, ao negócio e ao compadrio.

Infelizmente muitos professores fraquejaram na luta e até vários sindicalistas entregaram objetivos individuais, ainda há quem tenha uma consciência daquilo que está em jogo e não desista da luta. Esses são os que merecem a nossa admiração e aqueles a quem devemos oferecer a nossa ajuda sempre que necessitarem dela.

2 comentários:

  1. A Comissão Executiva Provisória de Stº Onofre
    Pois é, agora já se sabe quem faz parte da Comissão Executiva Provisória imposta pelo ME / DREL ao agrupamento? Dois dirigentes da FNE, pois, isto veio em todas as notícias. Mas, pasmem, também faz parte o camarada David Caetano, sócio do SPGL e candidato pela Lista B (afecta ao ao PCP) às eleições para a direcção do SPGL (ou pelo menos fazia, suponho que o substituirão se não o substituíram já).
    Haja Berloques!

    Em termos "legais" temo que não tenham muito por onde se agarrar, sabendo todos que esta golpada foi uma vingança e acima estão os que a ajudaram a perpetrar.
    Mas a "lei é Lei" 1º cumpre-se depois reclama-e.
    Temos outra luta política a travar onde "sabujos" sindicalistas desde o PCP ao PS colaboraram.
    Hoje em dia tudo quer ser excêntrico, mesmo sem jogar no "bicho", ou melhor euromilhões.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger