domingo, maio 03, 2009

Opiomanos

 O opiomano

O secretário-geral do PCP foi recebido, esta quinta-feira, em Braga, pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, numa reunião solicitada pelo próprio Jerónimo de Sousa para debater a crise.

Já o Carvalho da Silva e depois o Mário Nogueira foram visitar as iminências da igreja cá do jardim. Se todos lá vão para se confessar, fazer uma prece ou pagar uma promessa não sei, mas longe vão os tempos em que um tal de Marx afirmou que a religião era o ópio do povo.


18 comentários:

  1. Zé Leitão3/5/09 14:16

    Esses tempos não vão assim tão longe.
    Mas não vejo o que tem essa frase a ver com a visita do Jerónimo ou do Carvalho da Silva.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/5/09 15:03

    Kaos ,

    Voltando ao assunto dos empregos !

    É assim tão dificil de entender que quanto mais fácil for despedir , mais oportunidades haverão ?
    É que tem um monte de gente cheia de ideias , mas não contrata pq sabe que se está a meter num casamento sem divorcio possivel !O maior dos perigos !

    Assim não se cria um tecido social/económico harmonico!

    Assim só se criam empregos em corporações.

    No desespero de ter emprego optam pela obrigação ao invés da desobrigação !

    As pessoas querem emprego ? porque não criam o seu proprio emprego ?

    Porque tem que haver sempre emprego ? Emprego brota no jornal , como agua brota na torneira ?

    Porque as pessoas não conseguem encontrar a sua propria ocupação ? sejam criativos ! sejam informais !

    Porque as pessoas têm que ter sempre alguém que lhes diga o que vão fazer a seguir ?

    Hoje as pessoas têm internet , uma ferramenta ultra hiper poderosa !Hoje as pessoas são letradas !Que mais querem ?

    Façam-se á vida !Deixem-se de viadagens!De cheiro mole!

    hulk

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/5/09 15:24

    ... no pressuposto que QUALQUER religião é o ópio do povo...

    ResponderEliminar
  4. vai-te foder3/5/09 15:59

    e a provocação do porco?
    destilas ódio cobarde.

    ResponderEliminar
  5. A frase é a seguinte:

    "O sofrimento religioso é, a um único e mesmo tempo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas. É o ópio do povo."

    Karl Marx, "Uma Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" (1844)

    Descobrir nesta frase bela e profunda um sentido anti-religioso é a prova da maldade da propaganda oficial ao longo de décadas.

    Note ainda: No tempo de Marx, a noção que se tinha do ópio não é a de hoje. O Ópio usava-se nos hospitais como analgésico, não havia morfina, ajudava a aliviar as dores, embora não curasse.

    Haviam também as casas do ópio, duraram até aos anos 20 do século passado, para onde ia a burguesia bem pensante da época curtir, fumar, extasiar-se com os efeitos do ópio, descomprimir, gozar, esquecer os problemas do dia a dia, alienar-se por momentos da realidade.

    E daí a imagem de Marx.

    ResponderEliminar
  6. Nos dias de hoje, a Igreja é uma realidade complexa.

    Não se esqueça que exerce uma importante acção social. O desespero de muitos seria muito maior sem a acção social da Igreja.

    Bem hajam pelo esforço que fazem, e em muito é um esforço sincero, desinteressado.

    Não resolve, é certo. Alivia.

    Mas aqueles que querem curar as chagas sociais ficariam numa situação muito caricata se dissessem que para isso é preciso que essas chagas se desenvolvam e provoquem o maior sofrimento possível.

    Isso não é crível e seria profundamente desumano.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo3/5/09 17:50

    As pessoas precisam de acreditar em algo,pricipalmente quando a maioria sao fracas e não acreditam em si proprias.A Igreja tem um papel importante não só como trampolim mas tambem como equilibrio de forças.
    Parece moda dizer mal da Igreja quando não é ela que nos está a governar,olhemos para os politicos portanto.
    NN

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3/5/09 20:04

    A igreja tem uma forte influência na população portuguesa, ou não fosse ela maioritariamente católica, nem sempre praticamente, mas...

    O problema da igreja,pese embora a contribuição inestimável no apoio social aos desavindos da vida, através das instituições que tutela, não pode esquecer, que foi ela própria o sustentáculo do antigo regime, deitou-se claramente com o poder, permitindo que o mesmo durasse 50 anos.
    Actualmente, parece-me que deveria fazer um pouco mais, para além da caridadezinha tradicional aos pobrezinhos.
    A sua obrigação deveria passar, igualmente, pela denúncia de todos os desgovernos que levam à miséria milhões de desgraçados. Neste aspecto, os responsáveis pela igreja cá do burgo têm sido muito brandos com a máfia instalada. Tivessem mais coragem na denúncia e o nosso zézito, já era!...

    ResponderEliminar
  9. Viva Kaos!

    Anseio por um boneco sobre os insultos e as cuspidelas lançadas sobre o ex-camarada Vital na festa do 1º de Maio.

    O Vital que não é Vitalino, fazendo uso dos ensinamentos dos estrategas do seu pêÉsse que como estão a ver a vida andar cada vez mais para trás, pensaram em reeditar a "Marinha Grande" do bochechas, à época um período em muito parecido com os dias de hoje.

    Por lá uma chapada no bochechas valeu uma vitória sobre a iluminária Freitas, agora convertida ao xuxalismo.

    Desconfio que os empurrões e os piropos deste 1º de Maio não constituam dose suficiente para repetir o que aconteceu há uns largos anos mas eles estão e continuarão a aproveitar.

    Por outro lado, deixa-me acrescentar que só uns asnos se vão meter no meio de uma festa comiceira comuna, uma manada de frustrados por nunca terem tornado Portugal um gulag e acossada que está (com toda a razão, digamos!) pela desgovernação vigente.

    Assim conclúo portanto que o que sucedeu só pecou por um erro de casting.

    Quem lá devia ter estado era o artista principal do filme em que vivemos.

    Para isso até eu pagava bilhete prá 1ª fila!

    ResponderEliminar
  10. Não vale a pena tentarem cultivar esta anedota chamada Kaos...o pacóvio não vai lá !

    ResponderEliminar
  11. Anónimo4/5/09 10:41

    mugabe vai pregar para outra freguesia que aqui não convences ninguém a votar no PC, e se não te esforças ainda acabas com menos de 5% de votos...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/5/09 12:37

    Para que todos possam visitar o excelente blog do Mugabe:

    http://jorge-anortedoequador.blogspot.com/

    Aquele que se esconde atras do anonimato

    ResponderEliminar
  13. Anónimo4/5/09 14:32

    Não sei se Jerónimo de Sousa, ou Mário Nogueira são crentes católicos, Carvalho da Silva é.

    Neste momento de crise quem é que pode falar: os sindicatos e a igreja. Esta tem uma rede social de apoio que rebenta com pedidos -segundo consta.

    Sabe que há 20 anos os centros de convívio de reformados ou eram comunistas ou católicosa -ninguém mais queria saber dos velhos?

    Se for para fazerem algo de útil que se juntem. isto «está preto»

    ResponderEliminar
  14. MESCALERO o meu blog não é como o teu que está vedado pela tua censura de ir lá comentar...só queres lá"libertários" da treta como o Kaos a dizerem merda reaccionária que só favorece os capitalistas/fascistas que aliás vos agradecem.

    MESCALERO, eu topo-te não te esqueças,...porque quando te apanhar a jeito vais levar nas orelhas puto inconsciente!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo4/5/09 22:06

    Ui , ui ! lá vem o mauzão que andou a comer (no sentido figurado do termo, ou seja papar o anús, ou a paprem-lhe o anúss) turras em áfrica.
    olha meu menino , quando te apanhar ajeito vais levar na peida , ai vais vais. Vai mas é lá para a tua comuna de otarios atrasado mental ! Que grandea merda de blog que tens, foda-se nem para cagar serve. otário inconsequente !!! Ahahahahahah !!!

    O ENRABADOR DE MUGABES

    ResponderEliminar
  16. Não vejo qual o problema de terem feito essa visita. A igreja pode ser o ópio do povo, mas tem também um papel social que não se deve ignorar principalmente em tempos de crise extrema em que o batalhão de pobres aumenta da forma que vemos.

    O PCP sempre foi contra soluções "de caridade" que eternizam e mantêm os problemas dos trabalhadores/desempregados. Mas não se deve ignorar que por vezes esta pode ser a última fronteira que separa estas pessoas da miséria, e ser a única forma de estas pessoas terem algum apoio social; por outro lado a Igreja age cada vez mais como reintegrador social ou mesmo laboral, como tem sido demonstrado recentemente por alguns programas sociais, mostrando visão e sensatez.

    "A religião é o ópio do povo" é uma frase muito certeira de Marx que demosntra como a Igreja quando ligada ao capital ou poderes dominantes pode ter um efeito perverso na alienação da sociedade. Além da puramente alienador (não sei se é assim que se escreve) Igreja pode chegar mesmo a ter (e teve de facto em alguns momentos da história) um papel intoxicador, veiculando ideias anti-democráticas/reaccionárias.

    Por outro lado, a Igreja, que é um todo muito variado, tem demonstrado ter também capacidade de estar do lado dos oprimidos, de que são exemplo a Teologia da Libertação e o exemplo de dezenas de milhares de padres e missionários por este mundo fora. Este é o desafio.

    Uma vez ouvi um conhecido dirigente comunista dizer em conversa com um amigo que ultimamente o Partido Comunista tinha vindo a ganhar muito o apoio de gente católica. É natural, muitos dos ideais de altruísmo, vivência em comunidade, respeito mútuo e outros valores são comuns ao comunismo e cristianismo (na sua forma mais esclarecida).

    Por isso, na minha opinião, não vejo o porquê da imagem nem faz para mim qualquer lógica, sendo vazia de sentido ou mesmo enganadora.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/5/09 04:45

    "A norte do Equador"..."Cidadão do Mundo"..."Andarilho do Mundo Perdido"...

    Realmente um bom blog de merda.

    O moço anda mesmo a desperdiçar-se com tanto talento derramado.

    Óh Mugabe só fazes cópias, não sabes escrever?

    Lá no teu cantinho vermelho não dizes os palavrões que conspurcas nos blogues dos outros pois não?

    Fica-te por lá óh alarve!

    ResponderEliminar
  18. Para o anónimo as 20.04

    "Neste aspecto, os responsáveis pela igreja cá do burgo têm sido muito brandos com a máfia instalada"

    Sempre o foram e quando alguém de "dentro" abre o pio um pouco mais é recambiado para outra paróquia ou mesmo expulso da "ordem".

    Casos não faltam, uns conhecidos outros não, mas para lhe avivar a memória, o que fizeram ao Manuel Martins (o bispo vermelho), bispo de Setúbal, abriu a boca demais e ala para o "convento" dos esquecidos.

    A igreja convive bem com o poder seja ele qual for, o poder necessita da igreja e se for a dominante ainda melhor, veja se alguns dos intervenientes se critica, veja se o poder (qualquer que seja) entra em conflito com a igreja.

    Essa de pedir coragem à igreja não lembra ao diabo.

    Abraço

    ResponderEliminar

Powered By Blogger