Neste dia a que chamam de reflexão para o voto de amanhã para as eleições europeias, resolvi colocar o meu outdoor pessoal. Até hoje nunca deixei de participar em nenhum acto eleitoral, mas já aqui disse neste blog as razões porque defendo que o meu voto vai ser na abstenção. Recuso-me a participar na farsa europeia e na legitimação do parlamento que resultará desta eleição. A democracia que vivemos já é falaciosa em si mesmo, retirando aos cidadãos o direito a decidirem sobre os actos concretos que lhe dizem respeito, concedendo-lhes somente o direito a colocarem um papel numa urna de quatro em quatro anos. Depois, durante quatro anos, os “inteligentes” decidem por nós, “o rebanho tolo”, mesmo fazendo o contrário daquilo que prometeram fazer, alegando a legitimidade que lhe foi concedida pelo acto eleitoral. Se a isso juntarmos a força da propaganda para a “fabricação do consentimento” e de um sistema construído sobre a existência de dois partidos de alterne, diferentes na cor mas iguais nas politicas, podemos imaginar que quem tem o poder sabe que nunca o perderá. Pode mudar a cara do líder ou o partido vencedor, mas será sempre mais do mesmo. Se isto é verdade a nível nacional, mais se agrava quando estamos a eleger 22 pessoas de vários partidos, que defenderão ideias diferentes num mar de muitas centenas de deputados europeus. Mesmo os deputados que, não só dizem mas efectivamente querem mudar as politicas neo-liberais europeias, acabam por ser vozes isoladas e sem nenhuma força para mudar seja lá o que for. É a ditadura democrática do poder instituído. Não vou participar nessa farsa e por isso o meu voto é a abstenção.
Olha,eu vou voatr na CDU pq se a maioria votasse noutras alternativas,que não alternâncias isto não teria chegadoao estado a que chegámos ´.A maior parte dos abstencionistas são-no pq têm votado compulsivamente nos 'partidos do arco do goiverno(ahhahahah-os a ROUBALHEIRA)E,EU -AO ME INCLUO NESSE GRUPO de atrasados mentais(desculpa,mas é o q penso desses anormais q têm posto as classes dominantes,'democraticamente' no poder.
ResponderEliminarDúvida :
ResponderEliminarO voto nulo não será melhor, que a abstenção ?
O voto nulo é um voto em que a pessoa se engana no sítio onde põe a cruz. Tanbém é um voto em que a pessoa escreve alguma coisa no boletim de voto. Também é um voto em que o boletim pode estar defeituoso por má dobragem ou rasgado.
ResponderEliminarEu voto em branco.
Anónimo 13:38
ResponderEliminarNuma democracia o voto é livre e cada um faz cpm ele aquilo que deseja. Claro que sabemos que a comunicação social com o seu markting consegue enganar muita gente. Os partidos têm os seus "adeptos" que acabam sempre por votar neles independentemente da merda que façam. Não lhes chamo atrasados mentais pois então teria de o fazer a todos que seguem uma liderança e que aceitam tudo o que ela diz. Por uma razão ou outra todos se consideram melhores que os outros, mas a questão é que têm defeitos como os outros. Bastava que chegassem ao poder. A unica posição possivel é o pensarmos pela nossa cabeça e não pela dos lideres ou fazedores de opinião. Sermos capazes de ver em cada momento qual a melhor opção. Certa ou errada será a nossa e será sempre consciênte.
Anónimo 13:39
ResponderEliminarPenso que não. Basta que deixem de falar do numero dos nulos e o que fica é a uma boa participação eleitoral e os vitoriosos eleitos. É mais fácil deixar de referir barncos e nulos que o valor da abstenção
Zé leitão:
ResponderEliminarComo disse ao anónimo anterior facilmente escondem esses votos. A abstenção não pode ser escondida.
Desta vez não concordo consigo.
ResponderEliminarO que legitima esta gente é o silêncio e abster-se é calar.
Imagine uma participação de votantes esmagadora, em que o resultado fosse uma inquestionável maioria de votos em branco, sei lá, aí na ordem dos 70% brancos... Acha mesmo que isso poderia ser escamoteado? Eu não!
Abster-se é silenciar, tanto posso lá não ir por desmazelo como por achar que está bem. Quem não participa não tem depois o direito de reclamar.
É isto que penso
E não lhe parece que os argumentos que apresenta para se abster também teriam sido válidos em quase todas as outras eleições em que diz nunca ter deixado de participar?
ResponderEliminarA abstenção sempre foi uma realidade e sempre teve o mesmo tratamento: fala-se dela nas primeiras 24 horas após os resultados, "Ah e tal, temos de reflectir, há um grande afastamento entre a política e o cidadão, temos de mudar... etc, etc, etc..." e no dia seguinte está tudo esquecido e o que volta a importar são os resultados efectivos.
Muito mais interessante do que isto, e muito mais incómodo para os tais "alternes", seria uma grande ascenção dos pequenos partidos. Afinal de contas, esta situação é que lhes retiraria privilégios.
O que abstenção muitas vezes representa, e talvez seja também este o caso, é uma falta de coragem para votar noutro partido que não aquele em que estamos habituados, mesmo que muitos "desenganados" pelas suas políticas recentes.
O voto é sempre importante, não podemos deixar que os outros decidam por nós, não votar, não tomar uma posição não nos dá o direito de reclamar...Se não se está de acordo com nenhum partido politico o melhor será votar em branco!
ResponderEliminarOlá Kaos,
ResponderEliminarDesta vez não concordo, pois não sou a favor da abstenção, temos o dever de exercer esse direito que nos custou a conquistar, por outro lado, não ir votar, é dar o voto a quem nos opomos.
Sei que muitas pessoas estão descontentes,e acabam por pensar que não vale a pena votar,e ainda por cima desta vez, vai calhar em cima de uma semana tão apetecivel para umas mini férias....
Não deixem que os outros decidam por vocês, votem em consciência e não por acção de "markting politico"
Um abraço
Vera
Digam-me qual a diferença entre o voto branco, nulo ou abstenção. Não será o mesmo? Se um gajo não se revê em nenhum dos sacanas que se candidatam...
ResponderEliminarAbstenham-se, ou votem em branco, como querem os que mandam e sugam este país e a UE, para que possam continuar a mandar e a sugar.
ResponderEliminarPEDITORIO URGENTE PARA CAVACO SILVA
ResponderEliminarEXMOS CIDADAOS PORTUGUESES
VENHO AQUI PROMOVER UM PEDITORIO URGENTE PARA SALVAR DA BANCA-ROTA NOSSO MAIS ILUSTRE REPRESENTANTE.
SEGUNDO O PROPRIO ( PRESIDENTE CAVACO SILVA ), ELE ESTA COM GRAVES PROBLEMAS FINANCEIROS, DEVIDO AS APLICACOES FINANCEIRAS QUE TEM EM BANCOS PRIVADOS QUE FORAM MUITO DESVALORIZADAS.
TEM PERDIDO MUITO DINHEIRO " COITADINHO ". FIQUEI REALMENTE SENSIBILIZADO COM SUA SITUACAO FINANCEIRA, E TAMBEM SEU ESTADO DE SAUDE.
“ SO PARA LEMBRAR “, O SR. SILVA TEM TRES REFORMAS CHORUDAS PAGAS PELOS OTARIOS DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES.
PORTANTO, ACHO MAIS QUE JUSTO, ORGANIZAR UM PEDITORIO PARA O SR. SILVA, QUE E VITIMA DOS MALVADOS BANQUEIROS.
MINHA CONTRIBUICAO SERA DE 1 CENTIMO, VALOR MAIS QUE SUFICIENTE PARA LHE COMPRAR SUPOSITORIOS, E ENFIA-LOS NO DEVIDO LUGAR DE SUA EXCELENCIA, O SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA. SE PRECISAR DE AJUDA PARA COLOCA-LOS TEREI MUITO PRAZER EM COLABORAR, APESAR DE MINHA ABSOLUTA FALTA DE EXPERIENCIA NA UTILIZACAO DE SUPOSITORIOS E OUTRAS COISAS.
SOMENTE QUERO O BEM ESTAR DE SUA EXCELENCIA .................RSRSRSRSRS
MAS PODEMOS COMPRAR SUPOSITORIOS DAS CALDAS DA RAINHA, PORQUE DEVEM FAZER EFEITO MAIS RAPIDAMENTE, APESAR DE PODER CAUSAR AO DIGNISSIMO PRESIDENTE CAVACO SILVA ALGUM INCOMODO................. RSRSRSRSRS
PORTANTO CAROS PORTUGUESES................. CONTRIBUAM --- MANDEM CHEQUES DE 1 CENTIMO PARA O PALACIO DE BELEM EM LISBOA, PARA AJUDAR O DIGNISSIMO PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA A SAIR DA GRAVE SITUACAO FINANCEIRA QUE SE ENCONTRA, E TER DINHEIRO PARA COMPRAR SUPOSITORIOS, DEVEMOS TODOS AJUDA-LO................. E UM DEVER CIVICO E PATRIOTICO
HA, JA ME ESQUECIA.....
ABSTENCAO EM FORCA NAS ELEICOES EUROPEIAS / LEGISLATIVAS /AUTARQUICAS.
UM ABRACO DEMOCRATICO.
RAMIRO LOPES ANDRADE
ramirolopesandrade.blogspot.com
==============================
Sexta-feira, 3 de Abril de 2009
DIVIDA EXTERNA DE PORTUGAL // 348 MIL MILHOES DE EUROS // DEZEMBRO 2008
348 BILIOES DE EUROS EM DIVIDA EXTERNA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MAIS COMENTARIOS PARA QUE ?
E ASSIM QUE SE ENTERRA UM PAIS, EU JA VI ESTE FILME NO BRASIL ........
CADA HOMEM / MULHER E CRIANCA PORTUGUES, DEVE AOS BANCOS INTERNACIONAIS 34.828,00 EUROS ( TRINTA E QUATRO MIL OITOCENTOS E VINTE OITO EUROS ).
VIVA PORTUGAL !!!!!!!!!!!
UM PAIS GOVERNADO POR GATUNOS E OUTRAS COISAS MAIS.
ABSTENCAO / ABSTENCAO / ABSTENCAO
UM ABRACO DEMOCRATICO.
RAMIRO LOPES ANDRADE
------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.bportugal.pt/stats/sdds/extdebt.htm
O voto em branco é de facto a solução ideal, mas tem um senão, a camarilha partidária é gentinha, para no momento da contagem dos papelinhos, e verificarem que os mesmos vêm quase todos em branco, começarem a colocar a cruzinha respectiva. Nesta máfia não confio eu. Quando a manjedoura lhe começa a fugir são capazes de tudo!
ResponderEliminarIndependentemente da abstenção que se venha a registar, os dois partidos da roubalheira irão abichar nas calmas 60% a 70% dos votos válidos, o que vem provar o retardanço mental do zé tuga! Depois do gamanço perpetuado aos longo dos últimos 35 anos, o lorpa do tuga torna a pôr-se cócoras para que possa, uma vez mais, ser enrabado.
As reformas do Silva? isso é o que se chama uma crítica selectiva.
ResponderEliminarChulos com 3 reformas é o que mais há por aí. O Mário Soares até tem mais do que 3 reformas...
Nesta bananada onde vivemos o que não falta é gente bem empregada, alguns até já reformados, caso do Vitor Constâncio e compadres da administração do Banco de Portugal...
Depois podemos passar para os autarcas, deputados, ex-ministros, etc, etc, etc...
Mas esta votação é afinal para quê? Para eleger os que pior disseram dos outros? Abstenho-me. Foi mau de mais para eu legitimar O quer que seja. Abstenho-me, sim. Por desprezo. São reles. São merda. Isto que se vai realizar amanhã não passa de uma macacada. Abstenho-me, pensem vocês o que quiserem pensar.
ResponderEliminarOs abstencionistas, sejam aqueles que apelam a falta às urnas e outros na tanga do voto em branco que é exactamente o mesmo ou seja nada.Quem se abstem decidem deixar nas mãos de outros as decisões esquecem-se que no entanto embora não votem ou votem em branco são tão ou mais responsaveis que aquueles que cumprem o seu dever civico - no fundo o que desejam é manter tudo na mesma ...é este o grande ojectivo de certos senhores que por aqui andam...
ResponderEliminarToda a gente sabe onde o Zé do Boné vota já que não se pode apelar de forma directa mas sempre se pode implicitamente ,,não é ....
O seu blogue
ResponderEliminarnão é de abstenção
Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente???????]
ResponderEliminarÉ este o titilo dum e-mail que anda por aí a circular
ISTO É ABSOLUTAMENTE MENTIRA!
Qualquer pessoa que tenha o mínimo de "conhecimento" sabe que tal afirmação só pode ser dita por "Desconhecimento" ou "Má Fé" !
O método de Hont - que é o aplicado em Portugal - baseia-se, única e exclusivamente, nos Votos VÁLIDOS - ou sejam todos aqueles que se encontram Bem preenchidos.
Tanto os NULOS como os BRANCOS Não Contam para a Eleição de qualquer Deputado.
Os Votos Válidos representam (para a contagem) 100% dos Eleitores que se manifestaram e é Daí que as "contas" são feitas!
Os Votos Brancos ou Nulos representam 0% (zero) para qualquer Eleição e Muito menos para "Pseudo-anular" Eleições.
Não Vá em Cantigas e ...Vá VOTAR onde melhor entender ! ... Mas ... Vá Votar !
De contrário Só está a Favorecer o Partido ou Grupo que NÃO QUER que Ganhe!
Por Muito que esteja descontente ... VÁ VOTAR!
O Texto que se segue é Pura especulação:
Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente?????
SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.
Nenhum politico fala nisto... porquê?????????
Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.
Imaginem só a bronca.......:::::)))))))))
A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.
Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.
VOTEM EM BRANCO......!!!!!!!!!!!!!!
A maioria de votos em BRANCO anula as eleições..... e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!
Espalhem para se obter a maioria.
Nestas eleições o voto que mais lhes doi é a abstenção. Eu, que sdesejo ver Potugal fora da UE não posso voatr nas suas instituições. Não me estou a abster por falta de vontade poliutica, mas a votar na abstenção. Quanto maior for menor será a legitimidade de quem for eleito. Dizer-se de esquerda e revolucionário e aceitar participar nesta palhaçada acaba a colaborar com o inimigo. Eu não voto naquyilo que não actrdito
ResponderEliminarBRANCO é o meu voto. Imaculadamente BRANCO. Ainda não estou na fase da abstenção....não salto do voto em listas para a abstenção. Para já vou entrar na fase do BRANCO.
ResponderEliminarE voto em branco porque não tenho confiança em qualquer das listas concorrentes.
Pra que conste os votos não podem ser escondidos. Há uma assembleia de voto onde estão várias pessoas que não podem esconder votos.
Que grandes “democratas” estes gajos são!
ResponderEliminarTodos estes abstencionistas e os que votam em branco.
Devem certamente sentir saudades de quando queriam e não os deixavam votar. Tristeza de pensamento. Quem sabe se o dia em que já não possam votar esteja mais perto do que pensam!
Então, o voto deveria ser obrigatório?
ResponderEliminarA corja não é democrática, logo não vota nela !
ResponderEliminarTenham tomates (ou antes, tenham comportamento democrático) para referendar nos países os "tratados de Lisboa" !
Contra os mamões, abstenções !
Anonimo das 11:05:
ResponderEliminarNão me parece que possas questionar a democracia de quem não vota ou vote em branco. A democracia devia ser a vontade de um povo e não só um papel numa urna de 4 em 4 anos que depois usam a seu belo prazer desrespeitando o que tinham prometido. A democracia não são cheques em branco. Eu vou votar abstenção e acredita que tenho valores democráticos bem mais profundos que muitos que defendem que lá vão colocar o pepelinho na urna.
E essa assembleia é constituida por gente dos vários partidos envolvidos no acto eleitoral pelo que não pode, de forma alguma, ser corrompida no sentido de beneficiar este ou aquele.
ResponderEliminarGanhámos!
ResponderEliminarIres no rebanho é deixares que o teu protesto seja nulo, onde lhes dói mais, sou professor já votei PS e nestas votei CDU, e assim pretendo continuar a votar, já não votava CDU desde 92 1ª vez em que votei. Acho pura e simplesmente que era mais consequente comigo entregar-lhes o meu voto pois a meu ver foram os únicos que conseguem ser coerentes entre o discurso e a prática e tb vi que dois deputados fizeram quase tanto como todos os outros juntos, é claro que isso tem valor, por isso não me revejo no facilistismo de afirmar que são todos iguais quando a prática demonstra o contrário.
ResponderEliminarApesar de desta vez não concordar contigo, acho que o teu trablho neste blog é excepcional, mas acho que a nível político devias reflectir melhor, um abraço.
Mais uma vez o grande vencedor: Abstenção!
ResponderEliminarDevia dar que pensar...
Abraço!