quarta-feira, agosto 12, 2009

E então fez-se silêncio

Calem os candidatos

“Órgãos de comunicação social não vão obedecer à directiva da ERC”. Li este título como cabeçalho no Jornal Público. Começo por esclarecer que não concordo com a directiva da ERC que proíbe os candidatos a deputados de ter colunas ou participar em programas de opinião. Não vejo grande diferença no valor numa opinião expressa por alguém que é candidato ou alguém que só é militante de um partido. Qual a grande diferença entre as opiniões de um Marcelo Rebelo de Sousa e de um Pacheco Pereira, ou entre um Pacheco Pereira não candidato e um Pacheco Pereira candidato? Dever-se ia, por respeito aos cidadãos, saber o estatuto dessa gente quando lhes dão a possibilidade de usarem uma arma tão perigosa como são as rádios, televisões e Jornais.
Voltando ao cabeçalho do jornal, como é possível dizer que a comunicação social não vai cumprir com a directiva, que não vai cumprir com a lei. Seja por argumentação burocrática da lei ou esquemas legais ou de desacordo com a lei como podem dizer que não vão cumprir? Posso eu evocar o direito à desobediência para não cumprir uma lei? É porque eles sabem que nada lhes acontecerá ou que a multa nunca é muito alta? Certamente que se fizessem uma enorme campanha, utilizando os meios que têm à mão, afinal são a própria comunicação social, rapidamente obrigariam a ERC a voltar atrás. Para quê desfraldar a bandeira da desobediência? Só porque andam com falta de notícias ou há outras intenções?

3 comentários:

  1. Ora, no nosso partido todos emitem opinião, verbalizam a baixaria e se esquecem quando voltam a ficar sóbrios.
    www.partidodabaixarianacional.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Zé Leitão12/8/09 10:44

    Não é uma directiva é uma recomendação. E, não proíbe à partida. Recomenda que os jornais TV's e rádios dêem as mesmas oportunidades a TODOS os partidos candidatos, apenas durante o período oficial de campanha.
    Para mim é uma recomendação mais do que justa

    ResponderEliminar
  3. Justo mesmo, parece-me, era não darem eco a eleições e a campanhas, fossem elas de quem fossem, excepção feita ao Governo Constipado, liderado pelo Grande Vizir do Arco Serpa Mantarota, o anarca constipado!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger