domingo, janeiro 03, 2010

Vá-se catar Sr. Miguel Sousa Tavares

Sou o maior

Li no "i" online a longa entrevista de Mário Soares, a pretexto dos seus 85 anos. Longa e, como sempre, interessante, porque Soares teve uma vida fascinante e é um notável contador de histórias. ….
Acabo de ler a entrevista e vejo os posts dos leitores a comentá-la: um chorrilho de insultos, de calúnias reaccionárias de sempre, um misto de ódio, inveja e desprezo à flor da pele que arrepiam de nojo. Que gente é esta? Que nação é esta que produz gente assim? Que, pela frente, calam, obedecem e curvam a espinha, e, por trás caluniam, insultam, inventam, e vomitam até à náusea essa tão antiga e fatal característica portuguesa: a inveja. Mais uma vez me convenço de que esse território do anonimato e da impunidade dos blogues e redes sociais foi inventado como uma luva para satisfazer a insaciável frustração desta gente. A inveja e a cobardia escorrem por ali como o mel em terra prometida. Pois que morram de indigestão de tanto prazer solitário!
Miguel Sousa Tavares "Expresso 12 DEZ 2009"

Pois é, este é mais um que se considera um iluminado, um senhor da verdade e que devemos ouvir as suas palavras e criticas como admiração e respeito enquanto as opiniões e criticas feitos pelos outros que não têm o seu estatuto, não têm currículo, são lixo, inveja e metem nojo. Outros há que padecem do mesmo mal, são os Pachecos Pereira, as Claras Ferreira Alves e outros que tal. Todos têm os seus lugares nos jornais, nas televisões e rádios e não querem que mais ninguém tenha a possibilidade de dizer a sua opinião. É verdade que anda por aí muita gente sem ideias e que não sabe o que dizer a não ser palavrões, mas ao generalizar só mostram o medo de que outros possam dizer coisas mais certas e mais bem escritas que a deles. Sei que não é o meu caso, mas há por aí blogues que são muito melhores que os livros deste Senhor e as colunas do Pacheco. Os blogues deram o direito a todos de dizerem o que pensam, bem ou mal, mas é um espaço de liberdade e talvez por isso os assusta tanto. Por mim podem ficar descansados que não desejo nenhum dos espaços de opinião que lhes ajuda a encher os bolsos ao fim do mês. Podem continuar a opinar à sua vontade que eu não os incomodo, mas agradecia que fizessem o favor de deixar os outros também usarem o seu direito à liberdade de expressão.

12 comentários:

  1. Ora bem, quem escreve assim não é gago. Concordo inteiramente contigo.

    Bom Ano 2010!

    Abraço,

    Safira

    ResponderEliminar
  2. Uns são iluminados, mas neste caso considero um elogio chamar-lhes de "entelegentes"...

    Um Grande 2010

    PTT

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto. Votos de um bom ano.

    ResponderEliminar
  4. Toda a razão! Neste Portugal aonde
    se instalou de novo o "mêdo de falar" é bom que existam os blogues e que neles se escreva!
    Bem hajam Kaos
    Vera

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/1/10 11:33

    Aqui está um grande comentário dirigido ao D. Tavares e outros, exactamente, o comentário que os Portugueses desejariam escrever-lhes.

    "Opinion maker" uma profissão em vias de extinção.

    Falcaofalcao

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/1/10 12:41

    Será que contou por onde andava fugido durante 74/75 e com que protecções,o sr mário soares?E o que fazia o sr. seu filho na Jamba qdo se partiu ao cair da avioneta?E,o sr. mario soares é peronna gata em Angola?Se não é,porquê?Pq é que um monstro destes é amigo do kissinger,criminoso contra a humanidade e,amigo do tenebroso frank carlucci 'amigo' de Salvador Allende?O braganza mothers é que lhe dá a cheirar o seu próprio fel..........

    ResponderEliminar
  7. "Podem continuar a opinar à sua vontade que eu não os incomodo, mas agradecia que fizessem o favor de deixar os outros também usarem o seu direito à liberdade de expressão"

    Esta frase, resume quanto a mim, toda a hipocrisia que este sr. assim como a maioria destes comentadores, que, à falta de melhor, lá vão ganhando algum nas várias TV's.

    Que diferença existe entre eles e aqueles que (também os há) em certos blogues insultam tudo e todos, com textos que nada têm de informativos ou que nos mereçam algum tipo de comentário? Quanto a mim nenhuma. A única que poderia haver era o facto daqueles terem acesso aos grandes meios de comunicação e ai poderem descarregar todo o fel, enquanto estes se limitam aos blogues ou redes sociais.

    Este Sousa Tavares já nos habituou a estes desvarios intelectuais, onde só ele é o inteligente, aliás na linha da sua colega Judite de Sousa que em tempos alvitrou o pagamento e/ou uma censura encapotada aos blogues.

    Quanto a mim calar ou tentar calar seja quem for é censura pura e dura, por tal, merece-me total repúdio, seja em Portugal, na China, no Irão, em Cuba ou na conchichina.

    O dito tem todo o direito de criticar quem escreve contra o Soares, agora chamar frustrados, invejosos, cobardes e outros impropérios a quem se exprime livremente, é, isso sim, de uma cobardia digna do sr. Sousa Tavares.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3/1/10 17:43

    MST não merece que alguém perca tempo a comentar as suas baboseiras: herdou amigos, herdou dinheiro, herdou arrogância (não pelo lado da mãe que era de facto uma senhora), herdou um lugar ao sol. Só não herdou um mínimo de sentido de responsabilidade, de respeito pelos outros, e não herdou nada, mesmo nada, daquilo distingue os grandes homens e que se chama humildade.
    MST não merece mesmo que alguém perca tempo a ler os seus livros, eu nunca os li e nem que me pagassem!
    Filipe Acanto

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3/1/10 19:12

    A dor de corno não mata mas moi.

    ResponderEliminar
  10. Pois bem, acho mal os insultos sejam lá de que maneira forem!Há muitas formas sem insultar de mostrar indignação! No entanto, o sr.Miguel de Sousa Tavares, julga-se como aqui foi referido, o senhor sabe tudo e detentor da verdade! É lamentável o ataque aos blogues, o sr. Miguel Sousa Tavares deve estar com medo da concorrência...rsss
    Pena mesmo é que os portugueses aíndam percam tempo a ouvir as bacoradas desse senhor!

    ResponderEliminar
  11. ó és tão linda!4/1/10 01:20

    Este tareco filho sempre foi um nojo. Agora anda inchadíssimo porque julga que é escritor. O enfatuado imbecil passou a odiar os comentadores da blogosfera quando lhe denunciaram o plágio vergonhoso e descarado que lhe serviu para ponto de partida de uma das suas "célebres obras".A coisa é tão primária e ridícula como o próprio plagiador.O desplante deste caramelo vai ao ponto de transcrever "ipsis verbis" as palavras do copiado.Só lido!

    ResponderEliminar
  12. Desprezemos o desgraçado tanto quanto ele nos despreza a nós! Tem passado os últimos tempos a maldizer do país, à imagem daqueles que tanto critica. É um produto tipicamente português e na ânsia de mostrar o contrário, só se enterra na própria merda que diz. Oh caro MST, com todo o respeito, vá-se foder!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger