quinta-feira, junho 03, 2010

À porrada

violência policial

Marlene Pereira tem 27 anos e cara amassada por polícias. Pelo menos é essa a acusação que faz e terá sido esse o motivo que levou quatro rapazes, alegadamente desconhecidos da jovem, a acabarem também eles espancados por agentes da PSP. As versões dos jovens e da polícia não coincidem, mas à vista de todos estão os ferimentos, a indignação e o nervoso com que se descreve uma noite de violência.
…..
Alexandre, fotojornalista, começou a fotografar sem se esconder. Um «erro» que parece ter despoletado a raiva dos agentes. «Começaram a bater-me, tiraram-me a máquina e algemaram-me». O jovem de 23 anos conta que mais tarde, já na esquadra disse que era jornalista e não lhe bateram mais. Foi-lhe devolvida máquina, mas quando perguntou pelo cartão a resposta foi clara: «O cartão não existe»
Noticia completa aqui.

A direcção da PSP revela que o caso está a ser investigado, assim como outros relatos de agressões policiais ocorridos na semana passada. Este não foi o primeiro caso que aconteceu na última semana e a violência policial tem aumentado nos últimos tempos contra jovens. Sabendo do receio que se tem notado nos políticos que as medidas de austeridade possam gerar conflitos sociais e a revolta daqueles que pouco ou nada têm a perder, será que foram emitidas ordem para criar o medo e ser utilizada a violência contra todos os que possam representar vozes de revolta? Não é estranho que a violência e o tratamento dado a estes jovens seja totalmente diferente do aplicado a ladrões e bandidos? O padrão não é novo, já foi visto em outros locais e em outras situações. O silêncio da maioria da comunicação social e dos políticos parece comprová-lo.

1 comentário:

  1. Anónimo3/6/10 13:23

    A diferença entre a democracia cleptocrática e a ditadura de direita é uma questão de retórica ,pq a praxis é a mesma!!!
    Salazar foi um gajo estúpido,tal como o povo pq,bem poderia ir a votos q ganhava sempre!E.agora com se desfaz este nó dos fodidos semp+re a votarem nos gajos q nos fodem?

    ResponderEliminar

Powered By Blogger