segunda-feira, janeiro 16, 2012

Está a chegar a hora da França


A agência Standard & Poor’s (S&P) fez uma vaga de cortes que abrange nove países e retira à França e à Áustria a nota máxima de avaliação. Portugal passa a ter uma nota já considerada “lixo” financeiro.

Já nem vou falar de mais uma agência financeira ter atirado Portugal para o lixo. Isso já é corriqueiro e são sempre mais um murro no estômago do Passos Coelho que, para nosso mal, os merece a todos. Agora, estou é curioso para ver se o Merkozy continua, ou se o Sarkozy começa a sentir o rabo da França mais apertadinho ou a Merkel a chamar preguiçosos aos franceses. A culpa é da guerra entre o Dolar e o Euro para mostrar que os lideres não têm culpa nenhuma. São os mercados, até chegam a reconhecer que são especuladores, e por isso tudo isto é uma injustiça. Mas será?
Se existem regras quem as fez? Se é crime quem rouba é porque alguém fez uma lei que diz que roubar é crime. Se não é crime especular com o futuro de países, promovendo a miséria dos seus povos, é porque nunca desejaram fazer uma lei em que especular seja considerado um crime. Porque fazem umas leis e não fazem as outras? Perguntem-lhes.

3 comentários:

  1. Ferreira Fernandes disse hoje:


    Quando o Egito ocupou o canal do Suez (1956), para-quedistas ingleses e franceses intervieram. A União Soviética ameaçou apoiar Nasser, o líder egípcio. O presidente Eisenhower, o general das forças americanas ao lado da Inglaterra e da França na II Guerra Mundial, puxou o tapete aos seus antigos aliados e obrigou-os a sair do Suez com o rabo entre as pernas. O que sucedera? O trivial na política internacional: cada um por si. Na região, o adversário para os Estados Unidos não eram os soviéticos, eram os antigos imperialistas europeus que os americanos precisavam de afastar para ocupar o lugar deles. E o Próximo Oriente, designação europeia para a região, passou a chamar-se nos noticiários Médio Oriente, fórmula americana - mudança de nome que ilustrava os factos (o que tem Beirute de próximo para Washington?). O trivial na política internacional. A ação das agências de rating é da mesma lógica: a União Europeia está a ser sabotada. Ponto. Claro que há razões financeiras para descer de AAA para BBB este ou aquele, até porque em finanças há sempre argumentos para mostrar que um I é um T que se esqueceu do telhado. Parece que a França está em estado de choque pelo seu A perdido. A direita (no governo) está espantada; a esquerda (na oposição) diz que saberia fazer melhor. Nós que já vimos o filme ao contrário (ontem) e ao contrário do contrário (hoje) deveríamos saber: ou a Europa reage ou sai do mundo como já saiu do Suez.

    Quem nos quer lixar, são os "nossos amigos" USA!

    ResponderEliminar
  2. cá do lixo lá foi a pobreta mas alegreta da fatima campos ferreira da rica rtp fazer um directo de angola na bagagem algo para o marocas ?

    ResponderEliminar
  3. O DESCONTINHO DE 10% NA FACTURA DA ELECTRICIDADE!?!?!?
    Há dez minutos atrás, ao preencher o formulário para aderir ao descontinho de 10%, deparo-me com a obrigatoriedade de inserir um NIB para pagamento bancário. Como já tenho pagamento por conta bancária, recorri à menina EDP, através do 808 501 501 (linha dedicada aos patos que querem este descontinho e eu fui um deles).
    -Fulana de tal... EDP... em que posso ser útil?
    - Estou a tentar preencher online a adesão ao desconto de 10% e não há nenhum campo para indicar que já tenho pagamento pelo banco.
    - Este será um novo contrato, por isso tem de introduzir o NIB, mesmo que seja o mesmo.
    - Um novo contrato? Porquê?
    - Porque a senhora está a deixar de ser cliente da EDP Universal e está a passar a ser cliente da EDP mercado liberalizado.
    - E... isso quer dizer o quê???
    - Que passa a estar no mercado liberalizado de fornecimento de energia que a TROIKA obrigou.
    - E se eu não sair da EDP Universal?
    - Mais tarde vai ter de sair, porque o mercado regulado vai acabar, por ordens da TROIKA.
    - E vai acabar quando?
    - Em 2015 vai deixar de haver.
    - Então quer dizer que até 2015 ainda posso estar como cliente do mercado regulado!?
    - Sim, mas depois tem de sair.
    - E se sair já, o que acontece ao preço que vou pagar?
    - Até final da campanha os preços mantêm-se...
    - E depois de Dezembro de 2012 (final da campanha)?
    _ ????
    - JÁ PERCEBI! NÃO QUERO ADERIR, MUITO OBRIGADA.

    Espero que os caros comentadores e leitores também consigam perceber a tempo o que aí vem. Cump.

    ==============================
    Essa conversa acima, eu não tive; mas tive uma outra com a menina do balcão do Continente da Quinta do Conde, na manhã deste sábado 14/01/2012:
    - Ora diga-me lá do que se trata neste maravilhoso desconto na factura da EDP, s.f.f.
    - É preciso entregar-me uma factura da sua conta da electricidade. Apenas isso para ter o desconto de 10% a levantar em compras mas lojas Continente.
    - Muito bem, então vamos lá a isso. É pouco mas é de boa vontade, não é?
    - O seu contracto é bi-horário?
    - É, sim!
    - Então não pode aderir a este desconto porque é só para os clientes de tarifa simples.
    - Mas porquê?
    - A isso já não lhe sei responder!
    E pronto, aqui fica a observação e o aviso para os incautos.

    Não me dêem nada mas não me enganem!!!!!!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger