quinta-feira, março 15, 2012

O poder eléctrico


«O secretário de Estado da Energia é a primeira baixa no Governo de Pedro Passos Coelho. Henrique Gomes - que foi substituído no cargo por Artur Trindade, director da entidade reguladora do sector energético (ERSE) - apostou na reestruturação do sector e no corte de custos que têm um impacto na tarifa energética, mas fê-lo contra os operadores do sector e acabou numa guerra que resultou na sua demissão.
Os verdadeiros motivos para a sua demissão prendem-se com as tensões entre Henrique Gomes e os principais ‘players' do sector, em especial a EDP, que começaram praticamente desde que tomou posse há oito meses. O mais recente caso terá sido o estudo encomendado pelo Governo a uma entidade independente para avaliar o custo das rendas excessivas pagas pelo sistema eléctrico nacional às grandes produtoras de electricidade, e que apontava para um ‘cheque' de 3,9 mil milhões de euros a essas empresas. O objectivo do Governo seria cortar 2,5 mil milhões deste montante, seguindo assim as orientações da ‘troika' que exigem uma forte redução dos custos de interesse económico neste sector.»

Uma renda de quase 4 mil milhões de euros corresponde quase a um BPN por ano para a empresa que num ano pagou 4 milhões ao seu António Mexia de salários e prémios, e que todos os anos bate os recordes de empresa com maiores lucros (este ano acima dos mil e duzentos milhões). Paga e sobra os cortes nos salários e nos subsídios ou no Serviço Nacional de Saúde. É para aí que são canalizados os sacrifícios que nos pedem num país onde pagamos os mais altos preços na conta da electricidade. Oferecem os dividendos da EDP e da REN, aceitam que a lusoponte receba as portagens e a compensação paga pelo estado para não as receberem e descarregam milhares de milhões nas contas dos Senhores do capital.
Será que temos de aceitar um país atirado para a miséria para encher o papo a esta gente?

5 comentários:

  1. Será que temos de aceitar um país atirado para a miséria para encher o papo a esta gente?

    Temos sim senhor!
    Enquanto não lhes apertarmos o dito papo, assim será!

    ResponderEliminar
  2. Um tiro nos cornos dessa gente(?),ainda é pouco.

    ResponderEliminar
  3. CAMBADA DE CHULOS,LADRÕES E INCOMPETENTES.

    ResponderEliminar
  4. desde que a edp deixou de ter parte publica acabaram os anúncios megalomenos na tv engraçado faziam-se anúncios a publicitar uma empresa que era única pois mais ninguém vendia aos tugas electricidade isto é o estado enxia o cu das tv's privadas com anúncios caros e o tuga paga a dita cara para alimentar os anúncios os ordenados dos anteriores catrogas etc cada vez tem a fonte mais barata mas é vendida mais cara

    ResponderEliminar

Powered By Blogger