sexta-feira, abril 06, 2012

Das mentiras do Macedo ao beijo de Judas do Filipe


Desculpem lá voltar ao assunto da carga policial que aconteceu no Chiado no dia da Greve Geral, mas fico chateado quando há gente a partir cabeças à minha volta de pessoas que simplesmente estavam ali a exercer o sei direito de cidadania, seja a tomar uma bebida numa esplanada, passear, ver montras ou manifestar pacificamente o seu desagrado contra o vergonhoso sistema que enriquece alguns à custa da pobreza de todos os outros. Agora para comentar a visita do Ministro ao "paralamento". «Não houve uma intervenção gratuita no Chiado», disse Miguel Macedo aos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. «Só depois de estar instalada uma situação de desordem pública» e dos manifestantes terem «provocado» e «praticado agressões aos agentes de autoridade» é que polícia interveio. «Quando foi forçada a intervir fê-lo de forma legítima em reacção às agressões e para repor a ordem pública», «nos termos da lei». «Não é o excesso de um, dois, três ou quatro agentes, que tiveram um comportamento desadequado que deve desmerecer o comportamento da PSP».

Chateia-me que este Ministro, a quem a minha companheira já há muitos anos dizia lembrar-lhe a cara de um nazi, vir fazer afirmações falsas, sabendo eu que são falsas porque estive lá e vi e até pelos vídeos que já correm a net, e atirar com todas as culpas para as costas de dois ou três policias que tiveram o azar de ser filmados em acções de violência gratuita e dois dos atingidos serem jornalistas. Fico sem saber se o castigo é por terem abusado da violência ou se por se terem deixado filmar a praticá-la.

Mas não fica por aqui, Miguel Macedo esclareceu ainda que os acontecimentos no Chiado surgiram numa manifestação que nada teve a ver com o desfile organizado pela central sindical CGTP. Segundo o ministro, a manifestação da CGTP decorreu sem incidentes.
Podia discordar relembrando também as cabeças partidas pelos gorilas da segurança da CGTP entre o grupo dos precários que tiveram a ousadia de tentar entrar na praça de São Bento, mas prefiro as afirmações do Deputado António Filipe que disse que não se poder responsabilizar apenas um agente, considerando que a intervenção no Chiado foi «particularmente» infeliz, porque as imagens percorreram o Mundo. Porém, sublinhou que não punha «as mãos no fogo por alguns manifestantes».
Primeiro não me parece que para um deputado de um partido que viveu a clandestinidade, a perseguição, a falta de liberdade e de democracia, fique bem considerar que aquilo que aconteceu no Chiado só é particularmente infeliz por haver imagens a correr o mundo. Não, isso não foi o mais grave, o mais grave foi o ter acontecido. Talvez para o deputado que não gosta de ver movimentos sociais independentes a desmascararem a inócua contestação social que mais não parece desejar que retirar a pressão à panela para que tudo fique como está. Talvez o deputado não ponha as mãos no fogo por alguns manifestantes, mas eu por si também não ponho as minhas e muito menos o meu voto.

6 comentários:

  1. Anónimo6/4/12 13:07

    Pois, vivemos na década de salomé...

    ResponderEliminar
  2. Nem Um Para Sou Ares?6/4/12 20:40

    27 poemas de Avril

    Sou Ares Sou Ares dos Taes

    Sou Ares de gestos fatais

    Se já tenho muito quero sempre mais...


    Sou Ares plo exemplo vidas apago

    e grito poys num sou gago

    não pago não pago não pago


    Sou ares dos deuses irmão

    nesta loja que putocale é

    todo pajé toma cognac e rapé

    viva putocale loja de mação

    pagar porquê?

    pagar o quê?

    paguem-me a mim e aos demais

    pagar nunca pagar jamais

    ResponderEliminar
  3. Isto fez uma trégua com os deuses
    mações?
    Ou o sapo foi engolido em 86 e inda não saiu?

    ResponderEliminar
  4. Virgílio Neto6/4/12 21:31

    Oh filho da puta, mais uma vez ou és cego ou és filho da puta ou até ambas as coisas, tu viste tanto como todos, só não viu quem não quis, os putos brincaram, apalhaçaram, fotografaram, filmaram, mandaram bocas cntra quem, mandaram-lhes lixo e objetos, contra quem? Contra a polícia, até fascistas lhes chamaram, e está meia dúzia de indignados idiotas e mais um que és tu com a cacetetada que a polícia deu! Vai lavar o cu para levares com ele novamente pah e vê se arranjas emprego que isto agora é que vai começar a apertar.

    ResponderEliminar
  5. Os filhos da puta que defendem quem oprime, vigariza, enxovalha o povo (Animais humanos e também não humanos)e que também os rouba são aqueles que se lá estivessem faziam o mesmo;esses são os bois que têm que ser erradicados (não deve ser possível fazer-lhes reciclagem).

    ResponderEliminar
  6. Oh Virgilio, que bem educado que tu és. Ficasse eu ofendido com o que dizes como parece que ficaram os policias e por isso fizeram muito bem em arrear em tudo o que por ali passava e agora era eu aqui que te chamava filho de qualquer coisa. Ou até fascista mas isso talvez gostasses por isso não te chamo. Ficamos assim porque os valores da liberdade parecem não ser os mesmos para nós dois. Só espero que um dia não haja um policia que te confunda com alguém indignado e te arreie nos cornos.
    Fica bem

    ResponderEliminar

Powered By Blogger