quinta-feira, abril 04, 2013

O Portugal de ontem e de hoje

 
Ministro da Economia apresentou novo plano estratégico nacional do turismo, porque o anterior era «demasiado ambicioso e pouco realista» tendo o Turismo Religioso passado  constar como aposta estratégica. 
Acrescentem-lhe uma PIDE e já não falta nada. Já temos Fátima, o Futebol nunca deixámos de ter e já conseguimos que o Fado seja património mundial. O governo diz-nos que é em Angola que está o futuro e manda avançar em força nos investimentos, a pobreza e a miséria aumentam de dia para dia assim como a emigração de quem procura um futuro. A solidariedade é substituída pela caridadezinha, os serviços sociais desvanecem-se e deterioram-se de dia para dia, cada vez mais pessoas perdem as casas e brevemente voltaremos a ver bairros de barracas a crescer em volta das maiores cidades. O poder esse está concentrado nos grandes grupos económicos e na banca que agora, como então está nas mãos de meia dúzia de famílias. Antes tínhamos um Presidente a quem chamávamos "Cabeça de Abóbora", agora temos um Cavaco. Não é por ai que a diferença é muito grande. Como disse falta ainda a PIDE, mas vemos o estado a tornar-se de dia para dia mais policial, mais repressivo e mais violento, com a nossa privacidade a ser cada vez mais invadida e os serviços secretos a serem cada vez mais opacos. 
O dia 25 de Abril de 1974 foi um dos dias em que vi este país mais feliz e cheio de esperança pelo fim de uma ditadura e pela conquista da esperança e da liberdade. Talvez esteja na altura de ter de ver outro.

6 comentários:

  1. Anónimo4/4/13 15:19

    Cabeça de Atum, não ficava mal... digo eu !

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/4/13 22:41

    Esta tudo muito bem pensado Mr Kaus! O Sr. e um grande humurista, critico e tambem artista. Parabens! Por favor nao se deixe levar pelo desanimo...como tantos de nos..
    Horacio

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/4/13 22:45

    No Minho, minha origen...custuma-se dizer:- Eu ca nao dou "cavaco"(Importancia)
    Horacio

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/4/13 23:13

    O saudosismo é tremendo!
    Eles estão aí em força!
    É como diz, só falta a PIDE, mas desconfio que já a temos e não sabemos!...
    Fátima, futebol e fado mais telenovelas estupidificantes, mais programas televisivos para anormais não diz o que vai neste País???

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/4/13 21:02

    Quando fores para a rua fazer o teu 25 de Abril, lembra-te que da última vez o cofre tinha 865.936 toneladas de ouro, agora no dia 26 de Abril de 2013 quando o abrires deves encontrar pouco mais de 150.000. E o escudo forte já era. Só te resta trabalhar em vez de passares o dia a escrever patacoadas.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger