quarta-feira, janeiro 04, 2006

Não sejas “fussão” e passa a bola


Num país em que os jornais mais vendidos são os desportivos o uso de “imagens futebolísticas” é inevitável, mas surpreendentemente muitas vezes mais reveladoras de intenções que alguns discursos ditos de “politicamente correctos”.
O Candidato Soares comparou o papel do Presidente da Republica ao de um Arbitro enquanto para o Candidato Cavaco ele é mais o de um Treinador (“Às vezes a equipa não é má, mas precisa de um novo treinador.")
Se alguém se quer comparar aos árbitros o problema é dele e sempre vai tendo alguma utilidade. Quem já foi à “bola” sabe bem como sabe bem gritar “Gatuno”, Ladrão”, “Boi preto”, “Chulo”, …. etc. Grita-se, berra-se e lá se vai descarregando aquilo que, durante toda a semana, nos apetecia chamar ao chefe lá no serviço ou ao policia que nos passou uma multa. É bom.
Agora isto de querer ser treinador do governo já é mais grave. Parece querer comparar os ministros a jogadores dos quais ele é o treinador. Qual é então o papel do Primeiro-ministro? Não deveria ser ele o treinador?
Se sim então o Prof. Cavaco equivocou-se e o que devia querer dizer era que o PR é como os Presidentes de Clubes. E, o que ele queria era ser um daqueles presidentes que, sob a ameaça da “chicotada” vai ao balneário escolher quem joga, dar a táctica e acabar sentado no banco a dizer ao treinador quando e quem deve substituir quem.
Cuidado com isto de comparar governos com equipas de futebol ou e ainda acaba por sair do estádio sob um coro de assobios de uma bancada cheia de lenços brancos.
Não se meta nisso Prof. Cavaco que o Sr. não tem jeito. Se, para nossa desgraça, for eleito então contente-se em cortar umas fitas, ir a uns banquetes e a fazer uns discursos de ocasião. Como se costuma dizer “Cada macaco no seu galho”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Powered By Blogger