terça-feira, fevereiro 21, 2006

O homem nunca foi à lua

O historiador britânico David Irving foi sentenciado a três anos deprisão por negar o Holocausto 17 anos atrás, determinou nesta segunda-feira uma corte austríaca. Um painel de oito jurados e três juízes decidiu a sentença com base em declarações feitas por ele durante uma entrevista concedida em 1989 e em discursos proferidos quando ele visitou a Áustria, onde negar o genocídio de judeus é crime.

Realmente é espantoso. Compreendo que negar o Holocausto é no mínimo uma parvoíce. Quem o faz, nada mais faz que uma triste figura. Temos no entanto de admitir que prender alguém por o fazer é outra. Se acreditar naquilo o fazia feliz, deixa-lo estar. Há palhaços em todas as sociedades. Também temos alguns por cá, e até os deixamos fazer comentários na televisão ou mesmo chefiar partidos. Afinal, com que direito se quer entrar na cabeça das pessoas e obrigá-las a acreditar naquilo que nós não admitimos que eles não acreditem. A resposta é nenhum. A minha querida Avó, por exemplo, nunca acreditou que o homem foi à lua. Para ela foi tudo montado, um filme. Se viveu feliz a pensar assim deveria eu tê-la obrigado a dizer-me que, - está bem, eu acredito. Estás contente?

4 comentários:

  1. Bem, a minha avó tinha exactamente a mesma opinião... Pergunto-me se elas se teriam conhecido ( ;-) ).

    A prisão de David Irving revela os pés de barro da agora tão apregoada "Liberdade de Expressão" europeia e a Má Consciência europeia pelos sucessivos e mal digeridos pogroms aos judeus.

    E esta condenação é um sinal positivo dado aos extremistas islâmicos. Se a Europa pode proibir a negação do Holocausto, porque não pode proibir as caricatutas a maomé? Não compreendem eles e não compreendo eu.

    Óbviamente, nenhuns dos dois deviam ser proibidos! Que se rebata a negação do Holocausto com Provas e que se entregue as Caricaturas ao seu domínio: o da Sátira!

    ResponderEliminar
  2. o negacionismo (a negação do holocausto) é punido por lei não só na austria como tambem em frança....
    dá que pensar....será que estamos perante uma manifestação da força dos judeus (com o seu poderio económico)que obrigam a que essas "leis" vigorem?

    ResponderEliminar
  3. Há um certo número de preconceitos nas sociedades modernas que acabam por contradizer a ideia de liberdade de expressão. Posso dar o exemplo de ser proibido brincar com o hino nacional, ou com a bandeira. Vamos quebrar estas barreiras. Vivam os malucos da Net

    ResponderEliminar
  4. Se dizer disparates desse prisão a maioria dos nossos comentadores politicos apanhavam prepétua.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger