domingo, maio 13, 2007

Os Putos

Uma bola de pano, num charco
Um sorriso traquina, um chuto
Na ladeira a correr, um arco
O céu no olhar, dum puto.

Uma fisga que atira a esperança
Um pardal de calções, astuto
E a força de ser criança
Contra a força dum chui, que é bruto.

Parecem bandos de pardais à solta
Os putos, os putos
São como índios, capitães da malta
Os putos, os putos
Mas quando a tarde cai
Vai-se a revolta
Sentam-se ao colo do pai
É a ternura que volta
E ouvem-no a falar do homem novo
São os putos deste povo
A aprenderem a ser homens.

As caricas brilhando na mão
A vontade que salta ao eixo
Um puto que diz que não
Se a porrada vier não deixo

Um berlinde abafado na escola
Um pião na algibeira sem cor
Um puto que pede esmola
Porque a fome lhe abafa a dor.
José Carlos Ary dos Santos

Porque raio é que esta gente nunca foi puto. Provavelmente hoje seriam bem mais humanos.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

18 comentários:

  1. para o kaos, o que faço com isto? Sem imagens nada resulta.
    181 são muitos! Basta um! E quem seria esse deputado? O actual PM, é evidente! Primeiro Ministro, Secretário Geral do PS e porque não Deputado? Já agora, Ministro da Educação e Presidente da Câmara de Lisboa. Se esta mudança tivesse acontecido há dois anos, a situação do País seria a de hoje. Presentemente 1, 181, 230, 300 ou 1000 deputados são indiferentes para os resultados. É de máxima importância escolher a maioria absoluta mínima: 1 deputado.

    A senhora Ministra prossegue a reforma dos actos p...
    Por Cândida Albuquerque - Lisboa
    A senhora Ministra prossegue a reforma dos actos pontuais, sem qualquer ideia de fundo, apenas com o objectivo de cansar os professores, de os responsabilizar pelo insucesso e pelo abandono escolar, de reeditar métodos tayloristas e aniquilar a escola pública, de lavar as mãos de todas as asneiras cometidas. Nunca teve, continua a não ter nenhuma ideia para o ensino. Repete o que alguns papagaios-burocratas do seu ministério, professores frustrados de há muito afastados da escola e do ensino, lhe dizem. Em geral, asneiras, como a burradas de criar um regime de prática monodocência para o 2º ciclo. Nada do que fez conduzirá a um ensino de qualidade. Bem pelo contrário. Tudo indica que os alunos aprenderão cada vez menos, chegando à universidade sem saber ler nem escrever.

    Houve mesmo aumentos na ida do Sr Primeiro Ministro à A.R. em 24JAN2007.
    Era inevitável e previsível. Aí está a taxa sobre as lâmpadas de incandescência!
    Num país onde 25 % das pessoas não tem dinheiro para se alimentar devidamente, onde comprar uma lâmpada fluorescente de alto rendimento tem o mesmo custo de 1 quilo de carne, aumenta-se o preço das lâmpadas de incandescência (custavam meio euro), com o pretexto de incentivar o consumo das outras?
    Mais uma vez o Estado vai «sacar» dinheiro aos pobres, que não podem comprar as tais de alto rendimento, e vai encaixar milhões.
    Porque não baixar o preço das «económicas», diminuindo os respectivos impostos?
    Muitos pobres vão ficar no escuro, é evidente.

    Não apenas as multas é que são caras em relação às da droga. Provavelmente fumar "erva"não sairá tão caro como fumar tabaco, já que o produto em si não paga impostos. Esta lei prevê outras situações, por exemplo o consumo de "barbas de milho", como no tempo de Salazar? Não sei como é que a Comunicação Social se deixa ludribiar pelos políticos e lança cá para fora estas nuvens de fumo, não deixando e

    - Aristotle: Republics decline into democracies and democracies degenerate into despotisms.
    - Plato: The price good men pay for indifference to public affairs is to be ruled by evil men. Plato (c. 427-347 BC), whose real name is believed to have been Aristocles, was an immensely influential ancient Greek philosopher (metaphysician), a student of Socrates, writer of philosophical dialogues, and founder of the Academy in Athens where Aristotle studied.
    - Eng. Sócrates: as novas tecnologias não devem ser utilizadas para controlar os cidadãos, mas sim para melhorar a democracia.

    No porta-luvas do meu carro (velhinho e utilitário mas que paga 4 vezes mais de selo do que autênticos carros de luxo, novos, a gasóleo, poluentes, com o dobro da potência etc..) tenho sempre um SG Gigante de reserva e na caixa tenho duas canas de pesca, dos tempos em que ia molhar a minhoca ali para os lados da Ericeira.
    Sou, portanto um fumador e um pescador. Fumo no carro e não fui ao multibanco pagar a licença de pesca.
    Numa operação stop poderei ser incriminado?
    Poderei ser denunciado por vizinhos que tenham conhecimento do SG e das canas?

    A questão é que o Estado trata todas as micro empresas como bandidos que fogem ao fisco, aplicando indiferenciadamente a colecta mínima, mesmo que a empresa tenha facturação nula.
    Fazendo uma viagem até à Idade Média, os cobradores de impostos do Rei ou Nobre (esbirros, sicários, ?) poderiam sacar, por exemplo, 100 quilos de batatas a cada agricultor, desde que ele tivesse batatas. O que se passa agora é que, mesmo que não haja batatas o governo saca-as, a bem ou a mal, penhorando, asfixiando, saqueando, a taxas de juro máximas e com coimas, mais coimas e mais taxas de juro, enfim, sem qualquer moralidade este governo está a matar a galinha dos ovos de oiro, gerando pobreza por processos vis. Muitas habitações são vendidas, quer dizer, o empréstimo muda de banco, em leilão, para satisfazer esta voracidade. Há empresas (e respectivas famílias, o Estado não dá ponto sem nó, as empresas estão ligadas às famílias) que se endividam perante os amigos bancos do governo para pagar o que nunca deveriam ter de pagar em democracia.
    Faz sentido este pequeno ministério.

    Grande lição de política!
    São estes, e outros similares, os resultados da grande abstenção ao voto que aconteceu nas últimas legislativas. Abstenção nunca mais, a abstenção permite a maioria da mediocridade e todas as maiorias são medíocres. Da próxima vez votem... ou calem-se!

    Na secção de Educação deste jornal da net, tenho lido comentários de professores que são autênticos "monumentos" para a nossa inexistente política educativa. Se a chamada "tutela" pedisse a opinião dos professores, o ensino em Portugal seria dos melhores do mundo.

    Era mais justo o Al Capone. Toda a gente deveria saber que estes 2 milhões de euros não correspondem à realidade, têm coimas, coimas sobre coimas, IVAS sobre IVAS. Este Sr, já que não te amigos deveria ir a Fãtima.

    Fechar padarias (as que restam), fechar tabacarias...
    Por Artur - Queluz
    Fechar padarias (as que restam), fechar tabacarias, fechar bancos (só aqui ao pé de casa tenho 7 bancos, cheios de dinheiro para emprestar, agora também a estudantes que vão engordar o governo), fechar a DGCI, fechar a pesca amadora, fechar o Ministério da Educação (não serve para nada, não dá aulas), fechar os mercados (onde se vendem imitações melhores que os originais), fechar a produção de arte, não deixar os pintores pegarem num pincel, proibir a venda de pinceis, fechar a internet, fechar, fechar tudo.

    Na secção de Educação deste jornal da net, tenho lido comentários de professores que são autênticos "monumentos" para a nossa inexistente política educativa. Se a chamada "tutela" pedisse a opinião dos professores, se outros objectivos fossem tutelados, o ensino em Portugal seria dos melhores do mundo.

    If your on a central server, they will be able to monitor everything you do. If they are clever at what is legit and what are your attempts to disguise that, you will get caught. I know I'd catch you. Once you leave they can log on to your PC and discover what proggies you have running too. I'm sure your desktop can be accessed remotely too. They may even put up a camera during the night to watch you also. Depending on the company, they will let you surf and email on break time or whatever you have an agreement with. Welcome to big brother, computers and the real world.

    ResponderEliminar
  2. Anonimo:
    Tens ai realmente bons textos e que merecem a sua autonomia. Mereciam um blog próprio. Talvez me aproveite de algumas ideias se a isso me ajudar o engenho e o tempo.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Recordo com saudade o Ary dos Santos, no "Ferro de Engomar", ali na Estrada de Benfica. De manhã, muito cedo, achava estranho uma pessoa produzir tanto ruído a declamar. E agora pergunto ondeestão os outrp

    ResponderEliminar
  4. Parece que os peregrinos, à entrada de Fátima, depois de irem naquela cena do Ajoelhados-Via-Verde, recebem imediatamente publicidade de sex-shops.
    Acho isto fantástico, e subversivo até àquinta casa... e merecia uma imagem, daquelas boas :-)
    A TREUZE DE MAIO, NA SEX, PERDÃO, NA COVA D'IRIA...

    ResponderEliminar
  5. Kaos, eles nunca foram putos porque foram sempre os meninos betinhos e agora é o que se vê.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Nunca foram putos ...porque lhes caiu sempre tudo no prato da sopa ...cabronaços.!


    Beijão grande

    ResponderEliminar
  7. Ah, corja ...
    Belos tempos,do Ary dos Santos, dá uma saudade enorme recordá-los.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. e tantos mais que por aí há e que fugiram da foto....é um problema muito grande, esse de não serem meninos...
    as tuas imagens estão cada dia melhores, kaos, Parabéns!
    jinhos

    ResponderEliminar
  9. Alguns deles foram putos, foram sim senhor. Mas esqueceram-se, deixaram-se seduzir, corromperam-se, venderam-se.
    E, provavelmente, lá para o fim, talvez ainda relembrem com saudade o tempo em que foram putos.

    ResponderEliminar
  10. Anonimo:
    Também o ouvi improvisar poesia pela boca fora. Uma força da natureza. Era fantástico
    abraço

    ResponderEliminar
  11. Arrebenta:
    Já está feito. espero que esteja a teu gosto
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Carminda:
    Falta-lhes a humanidade de ter passado por necessidades. É pena
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Laurentina:
    Deviam estar agradecidos e tentar que outros tivessem a sua sorte, mas ficaram egoistas
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Jack:
    também eu quando penso nisso fico saudoso. Foram grandes tempos
    abraço

    ResponderEliminar
  15. tb:
    Obrigado, mas são estas bestas que cada dia me enojam mais
    bjs

    ResponderEliminar
  16. anonimo:
    Se foram putos falta-lhes a memoria desses tempos.
    abraço

    ResponderEliminar

Powered By Blogger