"O primeiro-ministro defendeu que o sistema de ensino em Portugal está a dar "resultados", na medida em que "há menos professores, mais alunos e menos desperdício de dinheiro". "Há dez anos havia o dobro do dinheiro, mais professores e menos alunos, o mesmo resultado, o mesmo insucesso escolar, o mesmo abandono escolar". O primeiro-ministro elogiou a ministra da Educação pelas reformas que foram implementadas até ao momento."
Onde acredito que o Engenheiro desejou realmente congratular a sua Ministra foi em ter apresentado as primeiras 22 escolas com contratos de autonomia com o Ministério. A pouco e pouco as escolas são afastadas da responsabilidade governativa. Foi dado o primeiro passo para a possibilitar de uma futura privatização.
Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza. Todas as imagens deste blog são montagens fotográficas e os textos não procuram retratar a verdade, mas sim a visão do autor sobre o que se passa neste jardim à beira mar plantado neste mundo, por todos, tão mal tratado. A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão.
terça-feira, setembro 11, 2007
Prémio poupança
Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN
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Um país completamente à deriva. Ao que chegámos!
ResponderEliminarTão bonita que está aqui a Ministra.
ResponderEliminarO Kaos consegue maravilhas.
uGH
E ainda falta o prémio "melhor professor do ano", não está esquecido (ou já terá sido atribuido à sucapa?) e até dava jeito, 5000 Euros com cheiro a HSO2, para pagar ao banco...
ResponderEliminarPortugueses manifestam-se contra falta de professores
ResponderEliminarhttp://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF183451
É só na Alemanha!
Por cá ainda não perceberam o que lhes está a ser ROUBADO!
À maioria só continua a interessar-lhes que os meninos estejam guardadinhos das 8 da manhã às 6 e 30 da tarde. As condições em que isso acontece e o cumprimento do fim para que lá estão não têm qualquer importância.
E depois de organizarem os tempos e as actividades dos meninos,todo o dia, não lhes permitindo pensar, agir, gerir os seus tempos livres, tendo iniciativa na escolha das actividades com que os ocupar querem "educá-los para o empreendedorismo" http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/
Como é possível ensinar empreendedorismo(eles dizem "educar para"... seja lá isso o que for) a alguém a quem é coartada toda a capacidade de decisão, gestão e iniciativa?!
No ano passado houve, na minha escola, uma turma incluída neste projecto. Não soube quem eram os parceiros, nem quais os resultados... de vez em quando há coisas que não quero saber. Agora que parece ser um programa oficial talvez ainda venha a querer saber...
Resumindo: Hoje em dia há, de facto, mais políticos, menos dinheiro, mais por onde se escoe, supomos que através de bolsos da Caixa Geral de Depósitos e temos imensa pena do senhor Constâncio, que de constâncio só tem os milhões com que nos assusta dos juros à banca e de muitos outros que vai surripiando para os suas algibeiras que parecem não ter fundo...Sugerimos a a sua Exª mais um rolex, um campo de golfe no Algarve, mais um empreendimento daqueles que ninguém sabe que investidores teve, porque não convém, mais umas férias nas Maldivas, não vamos exagerar, um Porsches para a menine que está a fazer o curso em Londres e, quiça um raminho de flores com diamante de Berardo à esposa no bicha do cabeleireiro...
ResponderEliminarAinda há quem use as «celulazinhas cinzentas» e se aperceba do que está a ser feito às crianças e jovens do país. Outros aperceber-se-ão já tarde- escolas não são depósitos. Agora até já no ensino secundário parece que o são... teremos assim adultos autónomos?
ResponderEliminarOntem a notícia da autonomia atribuida às tais escolas apanhou-me de surpresa: gostaria que me dissessem como alguém pode assumir o compromisso de eliminar ou reduzir o abandono escolar, foi o compromisso assumido a troco da tal «autonomia» (ousadia ou inconsciência?)Será a vantagem figurar num quadro de mérito da gestão e ter o prazer de privar em jantares oficiais com a nata do ME???.A minha reflexão prende-se com o facto de assistir na minha escola a situações de familias que durante um ano mudam de casa e localidade diversas vezes - falo de famílias disfuncionais que não são assim tão poucas - apresentando os seus filhos inúmeras faltas por todas as escolas onde passam ao longo do ano, outras situações de disfuncionalidade são tão gritantes que não há escola que mude os estado de coisas... Este ano o absentismo que conduziu ao insucesso foi muito superior na minha escola ao registado em anos anteriores- mérito da sra. ministra??? ou será que se os pais vivem sérios problemas e não há como se organizarem para que os seus filhos não faltem a escola resolve através do mágico contrato de autonomia? Será que essas 22 escolas vão construir camaratas e alargar os seus préstimos como as áreas de serviço (24h/24h), pois dormindo na escola haverá alguém que reconduza estes alunos já tão castigados pela situação sócio-familiar a estarem sentadinhos nas aulas às 8h da manhã???
Amirável Mundo Novo!
O Ensino básico e secundário em Portugal nunca esteve tão mal como agora ... analisemos o discurso demagógico do governo. Vamos por partes:
ResponderEliminar“Menos professores”
È verdade !!! retiraram professores ao sistema, ou melhor, reduziu-se drasticamente a entrada de novos professores no sistema de ensino … É obvio que para além da poupança só trás desvantagens.
“Menos dinheiro gasto na educação”
Pois infelizmente é verdade, mas também não representa nada de bom somos um país que sempre gastou pouco onde devia gastar mais: Educação , Saúde, Justiça. Ora vejam lá se se gastou menos nos ministérios ou na assembleia da república?
“Mais Alunos”
Pura demagogia meus amigos !!! o número de alunos manteve-se essencialmente igual ou melhor os números revelam um acréscimo equivalente a mais uma gota de água num oceano, é claro que aos olhos dos políticos isto são mais, muitos mais alunos.
“Mais Sucesso”
Tem-me parecido que os políticos não falam no “mesmo sucesso” mas sim em “mais sucesso”, e esta é a maior de todas as falácias. Porque de facto os alunos estão a ter melhores resultados nas suas avaliações de final de período atribuídas pelos professores, e vão ter melhores ainda num futuro próximo !!! O que acontece, é que dentro das escolas já se começou a fazer uma enorme lavagem cerebral aos professores, transmitindo-lhes que dar uma negativa a um aluno é quase um acto obsceno . As formas de pressão são várias e vão desde as mais abertas por transmissão oral (destas ideias) de cima para baixo, até ás mais subtis, nas quais se enreda cada reprovação num novelo de burocracias e relatórios e outras diligências que recaem directamente nos ombros do professor que reprova.
Actualmente o governo e os seus cães de fila têm uma nova arma, um novo modelo avaliação de professores, que no limite, pode levar ao despedimento dos mais relutantes a entrar na dança do facilitismo e do sucesso de fachada.
Querem saber qual o verdadeiro sucesso educativo ? olhem para os resultados dos exames nacionais que apesar de tb se estarem a tornar um pouco mais fáceis continuam a espelhar a fragilidade do nosso sistema educativo.
Esta questão do sucesso é de todas a mais podre, em todas as suas vertentes, porque se pega num sistema que estava a fazer uma avaliação com alguma qualidade e credibilidade e pede-se-lhes simplesmente : “ENGANEM OS VOSSOS ALUNOS , ENGANEM AS SUAS FAMILIAS, que nós depois ajudaremos a gritar aos quatro ventos que temos mais sucesso escolar”. É obvio que isto depois trás consequências perversas para a própria qualidade de ensino uma vez que os docentes se interrogam à surdina : “ se a avaliação não é séria porque há-de ser o ensino ? “ ; “para que vai o docente passar um fim-de-semana a preparar aulas, se no final é obrigado a entrar num jogo de cinismo? “ .
E a mesma pergunta é feita pelos alunos: “Porque hei-de me esforçar se no final vamos todos passar ?” “é muito mais fácil não fazer nada ! “
Esta é infelizmente a actual realidade, e se para melhorar de forma sustentada a qualidade do ensino publico são precisos de 6 a 10, ao invés, para o levar ao abismo 3 ou 4 anos chegam e infelizmente é que está a suceder.
Manuel Costa
Pois... percebe-se perfeitamente que a lógica, para este Governo e em particular para o Ministério da Educação, é UMA BATATA!!!
ResponderEliminar:PP
Para quê professores?
ResponderEliminarQuem quiser os filhos a estudar, dentro em breve terá muita escola privada para escolher. Tudo escolas com Certificados de Garantia INDEPENDENTES de que os meninos saem de lá doutores. Com um pequeno acréscimo nos preços poderão saír até já Mestres.
Para os restantes, as escolas do Estado proporcionarão, em vez de professores que são muito caros, o mínimo de um BIBI por escola por forma a manter todos os tempos bem ocupados. Não faltam doutores e Mestres para pagar os ordenados aos BIBIs.
Deus nos valha!!!
Um abraço
"Meu Deus:
ResponderEliminar-Agradeço-te por não ter nascido nesta geração que, na escola, sofre nas mãos das socretinas e das sinistras ministras...!
-Agradeço-te por só ter apanhado estes socialistas numa altura em que já tenho a minha independência e já penso por mim... embora ainda os apanhe com os aumentos das malditas propinas..."
www.descendencia-lusa.blogspot.com
www.ascusquicesdaangelita.blogspot.com
sinistrasinistrasinistra ;)
ResponderEliminarBjito e saudades Kaos!
Por um lado, poupa-se o dinheirinho para poder pagar aos 50000 "boys". Por outro lado, continua-se a desmantelar a educação. Quanto mais ignorantes, melhor governáveis somos. Claro que o governo está de parabéns.
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