terça-feira, setembro 11, 2007

Prémio poupança

"O primeiro-ministro defendeu que o sistema de ensino em Portugal está a dar "resultados", na medida em que "há menos professores, mais alunos e menos desperdício de dinheiro". "Há dez anos havia o dobro do dinheiro, mais professores e menos alunos, o mesmo resultado, o mesmo insucesso escolar, o mesmo abandono escolar". O primeiro-ministro elogiou a ministra da Educação pelas reformas que foram implementadas até ao momento."

Chegou a hora de o nosso Engenheiro vir dar p prémio à sua Ministra da Educação e a sua politica, mas não me parece que o tenha feito da melhor forma. Basta ouvir as suas palavras de nos dizer que há menos professores, isso já todos sabíamos pelos 45 mil que recentemente ficaram no desemprego, mas o que não sabia é que havia mais alunos. Tantas foram as escolas fechadas neste país por falta de alunos, tanto falaram de existirem menos crianças no nosso país, que acabo por não entender bem este súbito aumento. Mas, o fundamental daquilo que nos disse foi que tudo não passou de uma problema de poupança, o grande êxito foi com metade do dinheiro ter alcançado os mesmos resultados. Diz que o insucesso escolar foi o mesmo assim como o abandono escolar. Foi isto que ele nos veio dizer. E realmente faz sentido, porque dificilmente se poderiam esperar melhor resultados se, com menos professores se pretende ensinar mais alunos, o que faz com que, ou as turmas sejam maiores ou os professores tenham mais turmas atribuídas. Assim, dificilmente se poderiam esperar melhores resultados para além de uma simples poupança. Mas, mesmo que desejem considerar estes resultados como um grande sucesso, custa a entender que seja possível aferir uma politica ao fim de dois anos. Sabendo a desmotivação que se encontra entre os professores e o erro pedagógico de fechar uma criança numa escola das oito da manhã às cinco da tarde, só veremos as funestas as consequências desta politica dentro de alguns anos.
Onde acredito que o Engenheiro desejou realmente congratular a sua Ministra foi em ter apresentado as primeiras 22 escolas com contratos de autonomia com o Ministério. A pouco e pouco as escolas são afastadas da responsabilidade governativa. Foi dado o primeiro passo para a possibilitar de uma futura privatização.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

12 comentários:

  1. Um país completamente à deriva. Ao que chegámos!

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  2. Tão bonita que está aqui a Ministra.
    O Kaos consegue maravilhas.
    uGH

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  3. E ainda falta o prémio "melhor professor do ano", não está esquecido (ou já terá sido atribuido à sucapa?) e até dava jeito, 5000 Euros com cheiro a HSO2, para pagar ao banco...

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  4. Portugueses manifestam-se contra falta de professores
    http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF183451

    É só na Alemanha!

    Por cá ainda não perceberam o que lhes está a ser ROUBADO!
    À maioria só continua a interessar-lhes que os meninos estejam guardadinhos das 8 da manhã às 6 e 30 da tarde. As condições em que isso acontece e o cumprimento do fim para que lá estão não têm qualquer importância.

    E depois de organizarem os tempos e as actividades dos meninos,todo o dia, não lhes permitindo pensar, agir, gerir os seus tempos livres, tendo iniciativa na escolha das actividades com que os ocupar querem "educá-los para o empreendedorismo" http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/
    Como é possível ensinar empreendedorismo(eles dizem "educar para"... seja lá isso o que for) a alguém a quem é coartada toda a capacidade de decisão, gestão e iniciativa?!
    No ano passado houve, na minha escola, uma turma incluída neste projecto. Não soube quem eram os parceiros, nem quais os resultados... de vez em quando há coisas que não quero saber. Agora que parece ser um programa oficial talvez ainda venha a querer saber...

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  5. Resumindo: Hoje em dia há, de facto, mais políticos, menos dinheiro, mais por onde se escoe, supomos que através de bolsos da Caixa Geral de Depósitos e temos imensa pena do senhor Constâncio, que de constâncio só tem os milhões com que nos assusta dos juros à banca e de muitos outros que vai surripiando para os suas algibeiras que parecem não ter fundo...Sugerimos a a sua Exª mais um rolex, um campo de golfe no Algarve, mais um empreendimento daqueles que ninguém sabe que investidores teve, porque não convém, mais umas férias nas Maldivas, não vamos exagerar, um Porsches para a menine que está a fazer o curso em Londres e, quiça um raminho de flores com diamante de Berardo à esposa no bicha do cabeleireiro...

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  6. Ainda há quem use as «celulazinhas cinzentas» e se aperceba do que está a ser feito às crianças e jovens do país. Outros aperceber-se-ão já tarde- escolas não são depósitos. Agora até já no ensino secundário parece que o são... teremos assim adultos autónomos?
    Ontem a notícia da autonomia atribuida às tais escolas apanhou-me de surpresa: gostaria que me dissessem como alguém pode assumir o compromisso de eliminar ou reduzir o abandono escolar, foi o compromisso assumido a troco da tal «autonomia» (ousadia ou inconsciência?)Será a vantagem figurar num quadro de mérito da gestão e ter o prazer de privar em jantares oficiais com a nata do ME???.A minha reflexão prende-se com o facto de assistir na minha escola a situações de familias que durante um ano mudam de casa e localidade diversas vezes - falo de famílias disfuncionais que não são assim tão poucas - apresentando os seus filhos inúmeras faltas por todas as escolas onde passam ao longo do ano, outras situações de disfuncionalidade são tão gritantes que não há escola que mude os estado de coisas... Este ano o absentismo que conduziu ao insucesso foi muito superior na minha escola ao registado em anos anteriores- mérito da sra. ministra??? ou será que se os pais vivem sérios problemas e não há como se organizarem para que os seus filhos não faltem a escola resolve através do mágico contrato de autonomia? Será que essas 22 escolas vão construir camaratas e alargar os seus préstimos como as áreas de serviço (24h/24h), pois dormindo na escola haverá alguém que reconduza estes alunos já tão castigados pela situação sócio-familiar a estarem sentadinhos nas aulas às 8h da manhã???
    Amirável Mundo Novo!

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  7. O Ensino básico e secundário em Portugal nunca esteve tão mal como agora ... analisemos o discurso demagógico do governo. Vamos por partes:



    “Menos professores”

    È verdade !!! retiraram professores ao sistema, ou melhor, reduziu-se drasticamente a entrada de novos professores no sistema de ensino … É obvio que para além da poupança só trás desvantagens.



    “Menos dinheiro gasto na educação”

    Pois infelizmente é verdade, mas também não representa nada de bom somos um país que sempre gastou pouco onde devia gastar mais: Educação , Saúde, Justiça. Ora vejam lá se se gastou menos nos ministérios ou na assembleia da república?



    “Mais Alunos”

    Pura demagogia meus amigos !!! o número de alunos manteve-se essencialmente igual ou melhor os números revelam um acréscimo equivalente a mais uma gota de água num oceano, é claro que aos olhos dos políticos isto são mais, muitos mais alunos.


    “Mais Sucesso”
    Tem-me parecido que os políticos não falam no “mesmo sucesso” mas sim em “mais sucesso”, e esta é a maior de todas as falácias. Porque de facto os alunos estão a ter melhores resultados nas suas avaliações de final de período atribuídas pelos professores, e vão ter melhores ainda num futuro próximo !!! O que acontece, é que dentro das escolas já se começou a fazer uma enorme lavagem cerebral aos professores, transmitindo-lhes que dar uma negativa a um aluno é quase um acto obsceno . As formas de pressão são várias e vão desde as mais abertas por transmissão oral (destas ideias) de cima para baixo, até ás mais subtis, nas quais se enreda cada reprovação num novelo de burocracias e relatórios e outras diligências que recaem directamente nos ombros do professor que reprova.

    Actualmente o governo e os seus cães de fila têm uma nova arma, um novo modelo avaliação de professores, que no limite, pode levar ao despedimento dos mais relutantes a entrar na dança do facilitismo e do sucesso de fachada.

    Querem saber qual o verdadeiro sucesso educativo ? olhem para os resultados dos exames nacionais que apesar de tb se estarem a tornar um pouco mais fáceis continuam a espelhar a fragilidade do nosso sistema educativo.

    Esta questão do sucesso é de todas a mais podre, em todas as suas vertentes, porque se pega num sistema que estava a fazer uma avaliação com alguma qualidade e credibilidade e pede-se-lhes simplesmente : “ENGANEM OS VOSSOS ALUNOS , ENGANEM AS SUAS FAMILIAS, que nós depois ajudaremos a gritar aos quatro ventos que temos mais sucesso escolar”. É obvio que isto depois trás consequências perversas para a própria qualidade de ensino uma vez que os docentes se interrogam à surdina : “ se a avaliação não é séria porque há-de ser o ensino ? “ ; “para que vai o docente passar um fim-de-semana a preparar aulas, se no final é obrigado a entrar num jogo de cinismo? “ .

    E a mesma pergunta é feita pelos alunos: “Porque hei-de me esforçar se no final vamos todos passar ?” “é muito mais fácil não fazer nada ! “


    Esta é infelizmente a actual realidade, e se para melhorar de forma sustentada a qualidade do ensino publico são precisos de 6 a 10, ao invés, para o levar ao abismo 3 ou 4 anos chegam e infelizmente é que está a suceder.



    Manuel Costa

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  8. Pois... percebe-se perfeitamente que a lógica, para este Governo e em particular para o Ministério da Educação, é UMA BATATA!!!
    :PP

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  9. Para quê professores?

    Quem quiser os filhos a estudar, dentro em breve terá muita escola privada para escolher. Tudo escolas com Certificados de Garantia INDEPENDENTES de que os meninos saem de lá doutores. Com um pequeno acréscimo nos preços poderão saír até já Mestres.

    Para os restantes, as escolas do Estado proporcionarão, em vez de professores que são muito caros, o mínimo de um BIBI por escola por forma a manter todos os tempos bem ocupados. Não faltam doutores e Mestres para pagar os ordenados aos BIBIs.

    Deus nos valha!!!

    Um abraço

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  10. "Meu Deus:

    -Agradeço-te por não ter nascido nesta geração que, na escola, sofre nas mãos das socretinas e das sinistras ministras...!

    -Agradeço-te por só ter apanhado estes socialistas numa altura em que já tenho a minha independência e já penso por mim... embora ainda os apanhe com os aumentos das malditas propinas..."

    www.descendencia-lusa.blogspot.com
    www.ascusquicesdaangelita.blogspot.com

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  11. sinistrasinistrasinistra ;)
    Bjito e saudades Kaos!

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  12. Por um lado, poupa-se o dinheirinho para poder pagar aos 50000 "boys". Por outro lado, continua-se a desmantelar a educação. Quanto mais ignorantes, melhor governáveis somos. Claro que o governo está de parabéns.

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