segunda-feira, outubro 01, 2007

Médio Oriente, todo Ocidental

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, é recebido hoje pelo Cavaco Silva, depois pelo primeiro-ministro e presidente em exercício da União Europeia, José Sócrates, mais o Luís Amado, para ir depois ter com Jaime Gama, depois com Jorge Sampaio, depois sei lá mais com quem.
Eu acredito que tudo o que possa ser feito para dar paz a toda aquela região é bom. O pior vem quando nos apercebemos que muito o que é feito tresanda a oportunismo e hipocrisia. Não estão nada preocupados com as mortes daquela gente, mas simplesmente com vantagens politicas. Todos podemos ver que a Autoridade Palestiniana, ex-Fatah do Arafat, que foi comprada pelos Estados Unidos / Israel e impregnada do fedor da corrupção. Muito dinheiro foi enviado para o novo Estado Palestiniano, para nunca chegar ao povo esquecido e deixado na miséria. Na velha tradição ocidental de, quando acreditam que vão ganhar, tentar legitimar os governos por eleições, também aí seguiram esse caminho. O azar deles, é que como já tinha acontecido na Argélia, ganhou quem eles não queriam. Aqui foi o Hamas, facção palestiniana que durante os tempos de corrupção nunca deixou de distribuir dinheiro, obras e ajuda pelas populações. Havia que fazer marcha-atrás e negar os resultados. Se perdemos não vale. Surgiu então a necessidade de fomentar uma guerra civil na palestina entre estas duas facções. Claro que a comunicação social mundial teve um papel primordial de fazer a propaganda, transmitir e defender as posições dos senhores do mundo. Tentam agora negociar com a Autoridade Palestiniana a construção de um Estado Palestiniano (já não existe um?), deixando o Hamas de fora. Nós, como infelizmente tem sido regra, assinamos por baixo todas as posições bushianas. Gostava de ver quem nos governa, ter a coragem de assumir as posições que representassem a justiça, a honestidade, a liberdade e a decência politica. Gostava de ver este país ser independente e mostrar alguma dignidade, mas sei que vai ser difícil.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

4 comentários:

  1. O maior cancro da humanidade reside precisamente nessa zona, como é sabido... Quando o problema for tratado, poderá o mundo então virar-se para a "metastase" que é o governo dos interesses, vulgo, a Casa Branca... como não vao ter desculpas qdo o Medio Oriente ficar em paz (eu acredito que sim), hão-de asfixiar no próprio veneno...

    ResponderEliminar
  2. Ó Kaos, coitado do Mahmud! Depois de passar "pelas mãos" dessa gente toda deve estar de rastos e a pensar que preferia ter estado mesmo num campo de batalha! ;)

    ResponderEliminar
  3. Já para não dizer defender a Democracia com D grande. já que este foi mais um golpe de Estado palaciano para colocar no poder o ditador que mais nos convém, muito ao estilo do Iraque, Afganistão, Myanmar, Paquistão; só para falar nos mais recentes.

    Assim só dão razão às Al-Qaedas deste mundo e fornecem cada vez mais motivos para nos odiarem.

    Espero que com estas atitudes imbecis desta gente não nos tornemos nós alvos de acções terroristas, já que quem se lixa é sempre o mexilhão e nunca eles, que estão sempre bem protegidos por policias e outras autoridades pagas com o dinheiro de todos nós.

    Até mais.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger