terça-feira, outubro 09, 2007

O Gil da Politica

«Numa altura em que se perde de vez a possibilidade de os portugueses se pronunciarem sobre o novo tratado europeu, com o abandono do compromisso pela actual liderança do PSD de fazer um referendo, dá-se mais um passo num triste caminho de criar uma entidade internacional que é cada vez menos democrática e a quem entregamos cada vez mais a nossa soberania nacional. É uma decisão, por parte do PSD e do PS, inqualificável de falta de respeito pelos compromissos assumidos, tornada ainda mais grave quando é claramente manchada pelo facto de ter como principal razão o medo dos resultados do referendo. Ou seja, não se faz o referendo porque os eleitores europeus e portugueses não podem, por diktat, dizer "não". Os Governos e os grandes partidos europeus substituíram a democracia na legitimação do processo europeu por decisões iluminadas, tomadas in camera pelos Governos, sobre matérias decisivas para o futuro de todos nós.»
in Público

Nunca levei o Pacheco Pereira muito a sério, como o comprovam os primeiros tempos deste blog, mas para outros as suas palavras quase faziam lei. O Pacheco Pereira dizia ou escrevia algo e isso, só por si, transformava uma ideia num facto. Mas, como acontece a todos os que gritam lobo vezes demais, a cada dia que passa a sua palavra é menos escutada. Até o Lobo Xavier, que não passava de um mero papagaio daquilo que o “Grande Pacheco” dizia, já começa a ter voz própria perante a queda do mito.

Num momento tão desastroso para este país, como vai ser a aprovação do novo Tratado Europeu, toda a ajuda é pouca e, sobre esse assunto, o Pacheco Pereira diz coisas importantes. Primeiro que o tratado vai ser aprovado à revelia dos povos, recusando-se a realização de referendos, por receio da palavra dos cidadãos. Mais importante ainda é a sua confirmação daquilo que aqui estou farto de dizer, sobre a falta de democracia de uma comissão europeia que não é eleita pelos cidadãos e que cada vez mais tem um maior poder sobre a nossa soberania.

O que espero mesmo é que o Pacheco Pereira não tenha dito isto como um desabafo e assuma uma posição combativa sobre o assunto. Talvez seja uma boa oportunidade para ele voltar a ganhar algum protagonismo, usando a credibilidade que lhe resta em defesa de Portugal e da sua, nossa, independência.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

5 comentários:

  1. http://www.sprc.pt/paginas/Novidades/novidades_policiapaisana.html

    Coincidência?

    “O primeiro-ministro acrescentou ter sabido “pelos jornais” que o Partido Comunista da Covilhã estava com “muita dificuldade” em saber qual a hora em que irá visitar uma escola daquela cidade. “Informo-os, pois, que lá estarei, na terça-feira, às três e meia da tarde e espero pela manifestaçãozinha do Partido Comunista. Isso não me incomoda nada.”
    http://dn.sapo.pt/2007/10/08/nacional/socrates_acusa_de_confundir_manifest.html

    Pelos vistos incomoda alguém!!!!

    Já agora, mais outra!!!!

    “Novas Oportunidades” em versão europeia
    José Sócrates propôs que modelo português seja adoptado pela UE

    http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20071008Desemprego+e+dificil+de+resolver.htm

    ResponderEliminar
  2. «[espero que P.Pereira] assuma uma posição combativa sobre o assunto.»

    Realmente nota-se que não ligas muito ao que ele diz, mas faça-se-lhe essa justiça.
    Pacheco Pereira sempre assumiu posição bastante combativa sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu sempre tive e continuo a ter muita consideração por Pacheco Pereira. Isto não quer dizer que concorde ou tenha concordado sempre com as suas posições.
    Considero-o uma pessoa extremamente culta, inteligente, livre, frontal, que diz o que pensa, que sabe ouvir, que sabe rebater e que sabe até mudar de opinião (mesmo de ideologia) não por conveniências mundanas mas porque a sua evolução intelectual o faz sentir a humanidade de outra forma.

    É verdade que em dado momento o culto da sua personalidade, em certos meios, foi tão forte que as suas ideias quase se transformavam em factos. Culpa dele? Dizia Buda "Não aceitem nada daquilo que vos digo; não aceitem aquilo que está escrito em livros considerados sagrados; aceitem apenas aquilo que passou pela vossa compreensão."

    Com o País sem sair da cepa torta e como é muito típico do português, todos vivemos na eterna certeza de que virá aí um Messias que nos vai salvar do descalabro e enquanto ele não chega cada um se vai safando à sua maneira. Pacheco Pereira chegou a ser considerado esse Deus e então era venerado. Assim que se acordou para a realidade e se constatou que afinal se tratava de mais um humano, o português passou simplesmente a invejar-lhe a bagagem de conhecimentos. Alguns, muito poucos, como o citado no post Lobo Xavier, procuram equivaler-se a ele e se possível superá-lo, a grande maioria contenta-se em invejá-lo e gozar o prazer de pensarem que um dia o poderão ver em baixo.

    ResponderEliminar
  4. Pacheco Pereira tem razão e tenho de concordar com ele (e com o Kaos). Devíamos saber o que nos reservam os iluministas. Não é por acaso que, a 'Constituição' europeia que foi chumbada, começava a historia do mundo com o iluminismo do séc. XVIII -o que deu confusão porque a 'Europa cultural' começa há mais de 5.000 anos.

    Agora vejamos porque é que PP que éum homem do sistema, fala. Quer, para se calar um belo 'tacho' no PE, onde recebe um ordenado de nababo e pode continuar a escrever tranquilamente. Também quero! -viver sem trabalhar. Faço uma diatribe contra...? Dêem ideias que eu preciso de uma sabática...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger