terça-feira, outubro 09, 2007

As novas "rotinas" dos sócretinos

Adaptado de uma parcela de um quadro de Paula Rego

O Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) classificou hoje de «intimidatória» a visita de agentes da Polícia que “pediram informações sobre o que íamos fazer (José Sócrates é esperado às 15:00 na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, onde estudou, numa acção organizada no âmbito da iniciativa «Regresso à Escola», da responsabilidade da Comissão Europeia) e arrogaram-se no direito de dar conselhos. Que tivéssemos cuidado com a linguagem, que não fosse atentatória da integridade pessoal”. «Os polícias disseram que era uma atitude de rotina.

Eu estou a ver mas não quero acreditar. Prefiro pensar que tudo isto não passa de mais uns funcionários demasiados zelosos e preocupados em agradar ao Engenheiro que ordens vinda lá de cima. Gostaria de ter a certeza que, se isto vem lá de cima, não chegue ao gabinete do Primeiro-ministro. É que se é esse o caso então a coisa está a atingir o ponto em que, já não estão só a mexer no nosso bolso, mas começam a atingir aquilo que somos como pessoas, a matar o nossa natural ânsia de liberdade. Eu com carteiristas ainda consigo conviver, agora com assassinos não. Têm usado a democracia em vosso benefício, aproveitando-se dos direitos que a liberdade vos concede e nós temos permitido acreditando que com isso garantimos eternamente os ideais dessa mesma democracia e liberdade. Mas, se toda esse campo de pilhagem que vos concedemos já não vos chega então também chegou a altura de dizermos que acabou. Numa democracia e em ultima instancia é o povo que tem a palavra e o direito de revogar todas as vossas leis, se não lhe servirem. Vamos por isso dizer ao Sr. Engenheiro, de todas as formas que nos lembrarmos e podermos, mails, cartas, blogs, manifestações, em conversas de amigos, de café, nas lojas, nos transportes públicos, vamos dizer-lhe que “Não”. Que não pode fazer isto, que não aceitamos o seu discurso, que nos mande calar, que se sinta ofendido quando lhe chamamos mentiroso. Prometeu 150 mil empregos mas há cada dia mais desempregados, prometeu-nos um referendo sobre a nova Constituição Europeia e já anda a falar de democracia representativa. Chamou comunista a quem vai a manifestações de desagrado à sua pessoa e eu não sou comunista, mentiu. Desculpe lá, mas já está a abusar da nossa paciência.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

11 comentários:

  1. Entre ter o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, ou o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, a participar em Lisboa na cimeira EU-África, José Sócrates prefere o segundo.

    José Sócrates deve aproveitar estes encontros para aumentar o seu "Know-how".

    Se Sócrates estivesse a pensar numa Monarquia como melhor regime para Portugal escolheria Brown.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, os portugueses como polícias estão a fazer aquilo que melhor sabem fazer, "intimidar". A PIDE demonstrou que era perita nessa arte (dizia-se que era a melhor polícia da europa), a GNR fez bem o seu papel. A PSP, de pouco valia, recrutada naqueles que tinham ficado livres da tropa, não tinham grande vocação para aterrorizar e perseguir o cidadão sedento de liberdades. Hoje, a coisa pia mais fino, têm outro tipo de instrução e outro tipo de recrutamento, a PIDE desapareceu e deixou o campo livre para os novos aprendizes a inquisitores do reino. Veja-se a investigação criminal, "se não confessa a bem confessa a mal". O lema é "mais vale 100 inocentes na cadeia que um criminoso na rua". Não há dúvida, já o meu pai, defensor do velho regime dizia "a esquerda fez o 25 de Abril e, vai ser essa mesma esquerda que o vai enterrar. Não vai ser comigo vivo mas, tu vais assistir". Enganou-se, ele felizmente, por um lado, ainda está vivo, infelizmente por outro tinha razão.

    ResponderEliminar
  3. Já começa a ser tempo de deixar as desconfianças, para começar a encarar o futuro.

    ResponderEliminar
  4. Vejamos "as afirmações proferidas por aquele empregado", pensava que tinham acabado os empregados e que agora só havia colaboradores. Não é assim, desculpe patrão.
    José Rodrigues dos Santos, tu, empregado, Almerindo Marques, o senhor patrão.

    ResponderEliminar
  5. eu sou de direita. adoro ler os kaos,onde me revejo. Acho que os comunistas tem razão e o Sócrates esta a matar o nosso país e os portugueses.Ele não presta.

    ResponderEliminar
  6. Transcrevo o que publiquei no meu blog:

    "Polícias à paisana ousaram entrar na sede do Sindicato dos Professores da Região Centro para dar conselhos aos sindicalistas, que preparavam a devida recepção ao nosso "primeiro".
    "Deviam ter cuidado com a linguagem" - disseram.
    Verificaram cartazes. Conferiram slogans.
    Intimidaram.

    Concerteza que pretendiam uma recepção com milhares de meninos e meninas de bandeirinhas a acenar. E senhoras do Movimento Nacional Feminino a distribuir flores. E o comandande da Guarda, mais o presidente da Câmara, mais o gerente da CGD, mais uma dúzia de cinzentões contratados a recebê-lo.

    Mas não. As pessoas têm direito à manifestação, à diferença de opinião e à indignação. E a chamar mentirosos aos que mentem. E a apelidar de arrogantes aos que o são. E têm o direito e a obrigação de se revoltarem.

    A Democracia, neste Portugal, teima em fazer o pino e ficar de pernas para o ar.

    Cuidado, Liberdade, há gente por aí a atentar contra ti!"

    ResponderEliminar
  7. Era fácil de adivinhar onde isto ia chegar. Já lá vão dois anos e tal...E o papá da democracia portuga (ainda) está vivo...Enganámo-nos. Ele esteve sempre morto. Mais um D. Sebastião...nevoeiro.

    ResponderEliminar
  8. Com 'este' vai o Povo falar em 2009, na única linguagem que ele entende. A do Voto...

    Um Xi da Porca

    ResponderEliminar
  9. Muito boa a imagem!!! A Paula Rêgo deve concordar...
    O "dito cujo" é que não tem sentido de Humor, de Estado, de Dignidade, de Democracia, de Gosto... enfim, não tem sentido.

    ResponderEliminar
  10. ... votar não chega! 2009... ainda falta tanto tempo!!! e o povão tem vindo a provar nas sondagens e estatísticas que está a adorar os desvarios que este (des) governo vai vomitando por aí!
    há que gritar, berrar "não me vergo! não obedeço! NÃO TENHO MEDO!"

    ResponderEliminar
  11. Não tenham dúvidas... o Zeca vai ganhar as eleições em 2009.Como consequência, o país vai para o galheiro,mas tudo tem um lado bom, isto é, vamos ter, acerca da situação futura, belos bonecos, assim como comentários inteligentes produzidos pelo Kaos, se a censura não se instalar. Do mal, o menos.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger