terça-feira, fevereiro 12, 2008

Nem Prós nem Contras

 Fatica Campos Correia

Ontem ouvi o Prós e Contras onde se dizia que se iria falar de corrupção. Comecei por ficar irritado com tudo aquilo, quando só ouvia falar se o Director da PJ podia ou não podia ter dito o que disse sobre o caso Madie. O boneco acima foi feito durante esse tempo, perante o meu desespero por toda aquela discussão sem qualquer interesse. Depois veio o caso do arquivamento da agressão ao Ricardo Bexiga, e as limitações ou melhor a impotência e a incompetência da lei. Tudo morno, tudo desinteressante. Felizmente, depois acabou por falar o Ex-Presidente da câmara do Porto, Paulo Morais, que finalmente chamou o Bois pelos nomes. Demonstrou como se fazia o compadrio e de como os interesses imobiliários geram lucros de milhões e de como esse negócio só se compara, em volume de dinheiro, ao do trafego de droga. Mas, não se ficou por aí e apontou o dedo aos aos advogados dos poderosos que fazem as leis, aos deputados que as aprovam e a todo o sistema que delas vive, com os seus esquemas escondidos e as suas portas das traseiras por onde podem sempre fugir se a justiça se aproximar. Como bem disse, neste caso já nem é a ocasião que faz o ladrão, mas o ladrão que cria a ocasião. Quanto á justiça, só ficou demonstrada a sua incapacidade e impotência contra tudo isto. O Prós e Contras acabou como sempre acontece, sem que de lá saia uma idéia de mudança, um solução. Gostava que nem sempre fosse assim e por isso peço a todos que se inicie um corrente de indignação, um não calar as nossas vozes aqui, na rua, em todo o lado onde seja necessário. Temos que lhes mostrar que ou eles mudam isto (o que não acredito), ou temos de ser nós a ir lá e correr com eles (parece-me cada dia mais urgente). Assim as coisas não podem continuar.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

8 comentários:

  1. Concordo plenamente com o Kaos. Uma chatice aquilo quase tudo. Sem novidade.Já estamos fartos de o ouvir. Excelente a intervenção de Paulo Morais. E agora?
    Agora ficamos por aqui, muito contentes porque em democracia se pode falar!

    ResponderEliminar
  2. Tem razão. A sociedade civil e interessada tem de se revelar. Já que os seus representantes políticos nada ou pouco fazem.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao Bexiga, não se preocupem, como todos os socialistas dos dias de hoje, está bem na vida.

    Nos termos do artigo 10.º dos Estatutos da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E. P., aprovados pelo Decreto-Lei n.º 109/77, de 25 de Março, conjugado com o n.º 4 do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 558/99, 17 de Dezembro, os membros do respectivo conselho de gerência são nomeados e exonerados por resolução do conselho de ministros, sob proposta do membro do Governo responsável pela área dos transportes.
    Considerando que os actuais membros do conselho de gerência foram nomeados nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2004 (2.ª Série), de 27 de Outubro, da Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/2005 (2.ª Série), de 9 de Dezembro, e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 75/2006, de 4 de Agosto, terminaram o seu mandato em 23 de Setembro de 2007, torna-se necessários proceder à nomeação de um novo conselho de gerência.
    Foi ouvida a comissão de trabalhadores da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E. P.
    Assim:
    Ao abrigo do disposto no n.º 4 do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 558/99, 17 de Dezembro, conjugado com o artigo 10.º dos Estatutos da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E. P., e nos termos das alíneas d) e g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:
    1 - Nomear, sob proposta do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o licenciado Francisco José Cardoso dos Reis, o Mestre José Salomão Coelho Benoliel, o licenciado Paulo José da Silva Magina, o Prof. Doutor Nuno Alexandre Baltazar de Sousa Moreira e o licenciado Ricardo Manuel da Silva Monteiro Bexiga, respectivamente para os cargos de presidente e vogais do conselho de gerência da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E. P.
    2 - Estabelecer que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.
    10 de Janeiro de 2008. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

    ResponderEliminar
  4. Ora bem.Jobs for the boys?Apparatchiks?Nãããããão.É a democracia.

    ResponderEliminar
  5. A união faz a força! Vamos a eles sejam eles quem forem.

    ResponderEliminar
  6. Não consigo ver esse programa porque não suporto a isenção da jornalista mas, se houve um homem que falou dessa forma, o que posso assegurar é que ele nunca mais porá os pés na RTP.
    Qual prós, qual contras, qual carapuça, conversas em família, é o que é!

    ResponderEliminar
  7. É verdade que as leis podiam (e deviam) ser muito melhores do que são.
    Mas diga-se, por exemplo, que no "caso Bexiga" o problema aparentemente não esteve na lei mas antes naqueles que a deviam aplicar e não o fizeram (ou fizeram-no mal)...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Ui, tá bem, fico assim descansado, ahah, bisto isso, então o Bexiga está bem bem na bida...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger