domingo, março 09, 2008

Adeus oh vai-te embora

 Perder a cabeça

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, disse hoje não estar preocupada com os números da manifestação, que esta tarde juntou cerca de cem mil professores em Lisboa e valorizou antes a insatisfação dos professores.
«O mais importante que a manifestação revela é que há insatisfação por parte dos professores, o número é indiferente, pois mil já são muitos», afirmou, sublinhando que é a «substância que deve ser encarada de frente».
In [TSF]

A sinistra ministra já há muito que devia ter sido demitida, mas se aguentou até agora, a partir de hoje isso tornou-se inevitável. Isto, porque das três uma; ou a sinistra é uma pessoa instável, uma pessoa que num dia se está nas tintas para a insatisfação de toda uma carreira, para no outro dizer que a de “mil já são muitos”, ou é demasiado burra e só hoje compreendeu que há professores insatisfeitos ou então nada mais tem sido que a marioneta e a voz do dono, que não concorda nada com as politicas que tem implementado, que sangra por dentro com a insatisfação dos “professorzecos” (forma carinhosa como se refere a toda uma classe profissional).
É por isso inevitável, tem de ser demitida, pois se é instável, não pode ocupar um cargo que mexe com a vida de professores, pais e alunos, se é simplesmente burra e desatenta então foi um erro de “casting” e tem de sair, se só cumpre ordens do Engenheiro então a confissão que está preocupada com a insatisfação dos professores torna-a inadequada para ocupar o cargo.
Como, mesmo assim, ela diz que não se demite só resta ao Engenheiro demiti-la.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

22 comentários:

  1. Anónimo9/3/08 02:05

    ESTA MANIF NÃO ME IMPRESSIONOU RIGOROSAMENTE NADA, POIS FOI CONTROLADA E APLAUDIDA PELO PC.

    OS PROFS NÃO QUEREM SER AVALIADOS COMO OUTROS PROFISSIONAIS O SÃO - TÊM MEDO ?!! -, NO TRABALHO ESFORÇAM-SE - ISSO SIM - PARA CUMPRIR OS MÍNIMOS E QUEREM O "CACAU" CERTINHO AO FIM DO MÊS !

    IDE TRABALHABER MALANDROS !

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  2. anónimo:
    Como és anônimo não posso dizer se trabalhas muito ou pouco, nem se és loiro ou moreno, nem se és homem ou mulher. Sobre esses assunto não sei nada. Não sei se és avaliado ao fim do mês, mas duvido muito, e acredito que gostes de receber o teu cacau no fim do mês. Nisso não és certamente diferente. O que posso saber sobre ti é que usas palas nos olhos, que não sabes o que dizes e que gostas muito de gritar (letras maiúsculas)para que alguém ouça as tuas opiniões apalermadas. Sei porque é aquilo que as tuas palavras demonstram.
    Fica bem

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  3. Anónimo9/3/08 02:54

    Se hovesse inferno, por certo que de valentes anónimos estaria cheio. Só que o inferno é vivido diariamente por cada um de nós! E, estou certo, pelo rancor, pelo veneno que destilam, os «anónimos» são os mais sofredores. Tenho pena deles, coitados.
    JFrade

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  4. Anónimo9/3/08 02:56

    Por que é que tanto português recita a cassete que os meios de comunicação lhe enfiaram goela abaixo, de que os professores têm que ser avaliados como os outros profissionais o são?

    Os professores exercem a sua actividade de forma bem diferente dos profissionais que trabalham em empresas. Pois, e metam isto na cabeça, de uma vez por todas e para o bem dos vossos filhos: as escolas não fabricam produtos nem providenciam serviços.

    A educação é um valor intangível, uma arte, impossível de ser confinada a critérios objectivos de avaliação. O modelo em que os professores são todos hierarquicamente iguais e que a competência é estimulada pela pressão dos pares e trabalho colectivo, e onde a competição intramuros é mal vista, é o que historicamente tem dado melhores resultados na educação e na investigação científica.

    Se eu fosse identificar o problema essencial que afecta as escolas básicas e secundárias em Portugal, eu diria que o principal será a falta de qualidade (científica) dos programas, que foram sendo sucessivamente degradados como objectivo inconfessado de combater o insucesso escolar. Outro problema é a deficiente formação científica oferecida por certas universidades, designamente as privadas, nos cursos de educação que ministram. O responsável por ambos os problemas é o Ministério, não os professores.

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  5. Anónimo9/3/08 03:04

    EU SOU QUADRO DUMA MULTINACIONAL EM PORTUGAL E TRABALHO NO DURO E NÃO CUMPRO HORÁRIOS E SOU AVALIAAAADO PELA MINHA HIERARQUIA SÓ PELO MÉRITO E PRODUTIVIDADE CONTADA VERIFICADA TODOS OS MESES.

    PORTANTO, PODES CONCLUIR QUE: 1. NÃO SOU COMO TU OUTRO PROFESSORECO DE MEIA TIGELA; 2 - O MEU TRABALHO NÃO É DE CUMPRIR OS MÍNIMOS.

    NOTA 1: ESCREVO A MAIÚSCULAS, NÃO É POR CAUSA DO SOM, MAS DE ESTILO. NÃO SEI SE ME PERCEBES. QUE EU SAIBA, EM MINUSCULAS O SOM NÃO SAI MAIS MUSICAL.

    NOTA 2: PODES CHAMAR À VONTADE PALERMAS A QUEM NÃO CONCORDA COM A TUA EXCELSA MANEIRA DE PENSAR AS COISAS. FICA-TE BEM ESSE NERVOSOSISMO COM TIQUES REQUINTADOS DE CERTO PATERNALISMO, EGOCENTRISMO.

    NOTA 3: QUANDO PRECISO DE ME RIR VISITO O TEU BLOG !

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  6. Anónimo9/3/08 03:08

    Aliás, em virtude dos nº limitado de classificações muito boas, o resultado imediato da instauração da avaliação dos professores será a desmoralização/destruição do corpo docente das melhores escolas do país. Duvidando eu também que as piores -- aquelas com populações escolares problemáticas -- melhorem alguma coisa com a avaliação, o resultado líquido desta reforma será a degradação do sistema de ensino público.

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  7. “PRODUTIVIDADE CONTADA VERIFICADA TODOS OS MESES” (anónimo)
    E essa produtividade, no caso dos professores, conta-se como? Pela nota que é escrita na pauta?
    Que tal pensar antes de verbalizar disparates. A continuar assim, ainda lhe arranjam um cargo no governo.

    “QUANDO PRECISO DE ME RIR VISITO O TEU BLOG” (anónimo)
    O humor do autor é um excelente medidor da sua inteligência. Também felicito o kaos por isso.

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  8. Anónimo9/3/08 03:19

    Ao senhor que orgulhosamente trabalha numa multinacional dir-lhe-ia, noutros tempos, aquela máxima dos anarquistas: "o medo de ser livre faz o orgulho de ser escravo".

    Mas, enfim, nos tempos que correm esta frase será quase alienígena, por isso o melhor será falar cautelosamente, apoiado em exemplos concretos. Por que não, então, ir investigar o que se passou na Holanda, quando à 20 anos implantou no seu país uma reforma semelhante a esta? Será que o ensino na Holanda melhorou ou piorou como consequência da mesma? Talvez fosse bom, antes de falar sem fundamento, consultar o relatório muito negativo sobre os resultados da referida reforma, que uma comissão de inquérito do Parlamento daquele país recentemente emitiu.

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  9. Anónimo9/3/08 03:20

    O «anónimo» endoidou de vez. Quase consigo ver a espuma esverdeada que lhe sai da boca e das narinas. Quem souber o número do 112 que ligue para lá. já, antes que ele mate algúem. Coitado, está mesmo mal.
    JFrade

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  10. Anónimo9/3/08 03:36

    "E SOU AVALIAAAADO PELA MINHA HIERARQUIA SÓ PELO MÉRITO E PRODUTIVIDADE CONTADA VERIFICADA TODOS OS MESES"

    Quem é essa Hierarquia? Conhecemo-la?
    E como se conta e verifica a tua produtividade?

    Queres comparar o teu produto com o dos professores? São comparáveis?

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  11. Anónimo9/3/08 03:48

    Promovida ou não pelo PC (para mim um grande partido) isso não é importante. Importa sim saber que mais de metade dos professores se deu ao trabalho de sair à rua em protesto e defesa da escola pública de QUALIDADE e dos seus próprios DIREITOS.

    Este sistema de avaliação, e digo-o para o anónimo da multinacional acima ou para quem não esteja informado, é mais um passo na destruição da escola pública de qualidade, ao avaliar os professores pelos resultados dos seus alunos e não pelo seu desempenho real (quem tem culpa de ter maus alunos?). Aliás, como alguém minimamente informado sabe, muitos professores não estão contra a avaliação, mas sim contra ESTE sistema de avaliação.

    É tão fácil falar. O que este governo de melhor fez, infelizmente, foi pôr o país às turras, hoje mais do que nunca vejo portugueses a insultarem-se uns aos outros, chamarem-se malandros mutuamente (e a orgulharem-se disso), enquanto o grande capital com a sua linha da frente - o governo - acumula lucros alegremente. Começamos a perder solidariedade social, estamos todos a perder direitos mas preferimos enfrentarmo-nos como o anónimo acima, enquanto os donos do país se riem às gargalhadas lá em cima.

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  12. Anónimo9/3/08 03:49

    "EU SOU QUADRO DUMA MULTINACIONAL EM PORTUGAL E TRABALHO NO DURO E NÃO CUMPRO HORÁRIOS..."

    Mas, problema recente que tanto anda atormentando o empresariado português e multinacional, o jovem candidato a escravo revela-se cada vez menos capaz de "trabalhar no duro e não cumprir horários"...

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  13. Cá pra mim o anónimo não sabe kem é o pai dele,ou então é um grandessíssimo CHULO!!!

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  14. anonimo:
    Então está tudo explicado. Se calhar o mal é mesmo esse de não teres horários de viveres para trabalhar às ordens de gente que nem conheces e que se estão nas tintas para ti. Não sou professor e também eu trabalho para viver. Não sei se sou um quadro ou simplesmente um mero trabalhador. Isso não tem a mínima importância. Sou avaliado pelo meu chefe pelo trabalho que faço sem necessidade de tanto barulho e de uma forma natural.
    Quanto a paternalismo e essas coisas por mim estás à vontade e se desejas ter "estilo" não faças cerimónia, para mim basta o prazer de saber que alguém vem ao meu blog quando necessita de rir, mesmo que pense como tu pensas. Já serve para alguma coisa
    Fica bem

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  15. Anónimo9/3/08 11:46

    Ontem foi um dia bonito! Gostei de participar na Manifestação dos 100.000.Também gostei de ouvir, já no autocarro, o Mário Lino a defender, com unhas e dentes, a colega da Educação. Confesso que "jamais" esperaria que lhe atribuíssem a ele, logo a ele, um modelo de coerência, tal frete. Também ouvi as declarações da ministra. Mas isso não me alegrou. A coitada continua a não perceber o que está a acontecer à sua volta. Alguém terá que lhe fazer um desenho!
    JFrade

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  16. A ministra sinistra e da avaliação não sabe contar!!
    O que não me admira!!!

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  17. Anónimo9/3/08 16:29

    A senhora talvez padeça de uma maleita muito grave. Sempre ouvi dizer que é muito ténue a barreira entre a genialidade e a loucura. Alguém se deve ter enganado, e muito, na avaliação desta personalidade...

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  18. Anónimo9/3/08 18:50

    FIQUEI ENCANTADO COM O NÍVEL ERUDITO DALGUNS QUE PENSAM SER PROFS - APESAR SER O TACHO DELES.

    ACREDITO QUE PORTUGAL, NÃO SÓ OS 10.000 TURISTAS QUE VIRAM A LISBOA, TEM UMA DÍVIDA DE GRATIDÃO PARA COM A POLITICA QUE A SRA. MINISTRA DE EDUCAÇÃO ESTÁ A IMPLEMENTAR. NÃO SE ESPERA ELOGIOS DE FALSOS PROFS QUE INFELIZMENTE SÃO DEMAIS.

    É OBVIO QUE HÁ BONS PROFS E QUE GANHAM MAL. SEI ISSO E ACHO MAL. DEVERIAM SER MELHOR REMUNERADOS E AFASTAR DUMA VEZ POR TODAS MUITOS MERCENÁRIOS VESTIDOS DE PROFS, ESTES SIM MUITISSIMO BENS PAGOS PELO POUCO QUE TRABALHAM E MUITAS DESPESA DÃO.

    JULGO QUE ESTAMOS ENTENDIDOS !

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  19. "E AFASTAR DUMA VEZ POR TODAS MUITOS MERCENÁRIOS VESTIDOS DE PROFS, ESTES SIM MUITISSIMO BENS PAGOS PELO POUCO QUE TRABALHAM E MUITAS DESPESA DÃO."

    Isso cheira-me a economia planificada. Estamos numa economia de mercado, cuja funcionamento DEVE determinar as escolhas profissionais dos jovens. Se o mercado anda a tratar mal a profissão de professor, de quem é a culpa? Quem está viciado em externalizar custos sociais, não deve depois vir para aqui sacudir, presunçosamente, a água do capote. Não tentem espremer mais o limão, pois ele já deu todo o sumo que tinha a dar. Continuando por esta via, hão-de cada vez mais faltar pessoas válidas em todas as profissões.

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  20. Deixem-se de tretas, os argumentos do Anónimo estão correctos e o que tem piada, até tem razão.

    Um professor do quadro dum escola de Lisboa

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  21. Um professor do quadro dum escola de Lisboa,

    O Anónimo tem alguma razão, mas talvez desconheça que as medidas que esta ministra quer implementar (e as que já implementou) beneficiam os piores professores: os que, ao invés de gostarem de transmitir conhecimentos e valores universalmente reconhecidos, gostam do folclore, da palhaçada e da bagunça, os tais que, sempre que podem, fogem dos alunos (e das aulas), como o diabo foge da cruz e arranjam tretas mil para fingir que são muito úteis. São estes que não têm qualquer pudor em atribuir 100% de notas positivas. Estão-se nas tintas para tudo e mais alguma coisa e só querem a massa ao fim do mês.
    Se queremos uma Educação do faz-de-conta e uma parafernália de actividades inúteis, então aplaudamos a ministra e tão excelentes medidas.

    O senhor, é que sendo professor, tem o dever de ter um sentido crítico mais apurado.

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  22. O anónimo é ignorante. Como muitos de nós, diga-se.

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