domingo, março 02, 2008

Os emplastros

Emplastros

Ontem parece que foi dia de Sinistra Ministra para algumas televisões e muitos políticos. Falou o Cavaco, o admirador secreto, e depois foi vê-la toda sorridente a receber elogios e prendas (seria um apito dourado?) do Major Valentim Loureiro, ladeada pele viciada voz dos pais do Albino Almeida. Claro que isso obriga a que aqui o Jardim também lhe dedique mais atenção, mais não seja porque se os professores resistirem à ameaça e/ou canto da sereia deste desgoverno, mais dia menos dia, deixa de ser esta a cara da Ministra da Educação. Juntos é possível derrotar o monstro e mais importante ainda será se todos entendermos que juntos podemos derrubar muitos mais. Que se desejarmos podemos correr com esta corja do poder e mudar as politicas liberais do capitalismo global que nos conduzem à escravatura do poder económico e à pobreza e miséria. Mais uma vez aqui digo que, vencida esta, a próxima luta deveria ser a da exigência de um referendo ao Tratado de Lisboa. Está na hora de lutarmos por aquilo em que acreditamos antes que seja tarde demais.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

11 comentários:

  1. Anónimo2/3/08 11:24

    Lindo. Acha que de facto o melhor é manter tudo na mesma, que o ensino está óptimo, como a saúde excelente etc.
    O status quo agrada-lhe! Reformas, não!. Opiniões de reaccionários com a mania que são pra frentex.
    Ignorantes.
    E acham que a manifs são espontaneas? Então não são!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/3/08 11:27

    E os sindicatos também querem o bem de todos nós, então não querem?
    Cambada de oportunistas que nunca trabalharam e que vivem das acções sindicais de merda há 30 anos

    ResponderEliminar
  3. anonimo:
    Como dizia o outro, Para melhor está bem, está bem, para pior já basta assim. Será que não vês ou pior não queres ver qual o caminho para onde nos levam nesta "mudança"? Desculpa lá se não posso ficar calado e não posso aceitar a "mudança", mas tenho uma vida e tenho filhos a quem quero garantir um futuro que não seja o da escravidão. Quanto aos sindicatos também tenho muitas reservas, mas a minha idéia do que é trabalho não passa só por ter uma picareta nas mãos. Quem fala como tu é porque nunca teve de lutar por nada ou então é um capacho que deixa que todos lhe limpem os pés. Acordem que ninguém dá nada a ninguém e quem não luta acaba a comer o pãp que o diabo amassou. (e diabos não faltam por aí)
    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/3/08 13:33

    A Ma Zedonga (ou Má Xé Xunga) está muito bem na foto!

    Em relação aos dois primeiros comentários:
    Pois, neste país, nada está bem, e já não é de hoje. Se estivesse bem, não seríamos os mais atrasados da Europa depois de andarmos a receber ajudas comunitárias há mais de 20 anos!

    Isto tem sido um regabofe com os desgovernantes da treta; alguns safam-se à grande, mas o país vai a pique para as bandas do Atlântico... Parece o titanic!

    O ensino está péssimo, por isso, não precisamos que ainda fique pior. Já chega de facilitismos e de más educações. Está na hora de recomeçarem os exames, com rigor e exigência, desde os primeiros anos de escolaridade. Quando se fizer essa reforma, torna-se fácil medir o desempenho dos professores. Não há o risco dos professores sofrerem represálias com a tão apreciada caça às bruxas por parte do ME e dos albinos, em consequência de avaliações da treta e sobre a treta...
    Está na hora de dignificar o ensino e de dar igualdade de oportunidades a todas as crianças e jovens, não preterindo os que têm mais capacidades em consequência de um ensino vocacionado para atrasados e malcriados!
    Como frisou Teófilo Braga, a Escola deve ser um meio que conduza à selecção natural dos indivíduos e combater a selecção social (por exemplo, acabar com a selecção pelas partidarites e dar oportunidade, apenas, aos boys e girls, mesmo que sejam burros como uma tamanca!). Construa-se uma Escola baseada no mérito e teremos, a longo prazo, pessoas capazes a comandar os destinos da Nação.
    Se tivéssemos uma sociedade educada para o mérito, jamais teríamos um primeiro-ministro deste calibre. Estaria, quando muito, a assinar uns projectos de uns casebres mal amanhados, se os honorários fossem em conformidade com tão péssimo trabalho!

    Quanto à saúde, a mesmíssima coisa. Exija-se uma saúde pública com qualidade e humanidade, ao invés de se exigir quantidade na produção e poupança nos recursos. Os impostos, que subiram em flecha, servem, precisamente, para termos direito a excelentes serviços de saúde e não sermos tratados, nos hospitais, como se fossemos indigentes.

    Pelo mérito, por Portugal!

    ResponderEliminar
  5. Neste ultimo comentário concordo com muitas coisas mas fico com algumas reticencias quando se fala da valorização pelo mérito e ao colocar nos exames a solução para todos os problemas da educação. Nem todos somos iguais, há quem tenha mais habilidade para as artes outros para as matemáticas e outros ainda que nascem com dificuldades de aprendizagem. Importante mesmo é o mérito do esforço e do trabalho, o procurar atingir objectivos. Portugal necessita de homens e mulheres que sejam verdadeiros seres humanos que lutem polo bem de todos e não fazer deste país uma corrida aos lugares e ao poder. Posso ser um idealista, acreditar numa sociedade justa e livre, mas nasci assim, cresci a acreditar nestes valores e não é agora que vou mudar
    um abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/3/08 16:52

    Não concordo nada com o Kaos. Argumenta como o Portas. Concordo com os anónimos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/3/08 17:00

    Boa essa dos emplastros.

    E só faltava o valentino colado à burra da ministra, agora. Que estaráo bem um pò outro, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/3/08 17:04

    Qual dos 3 é o pior? Quem adivinhar, ganha o Euromilhões...

    ResponderEliminar
  9. anonimo:
    Estranho, o meu desacordo com o outro anónimo (ponham um nome qualquer que isto de falar com anónimos é uma confusão) é exactamente por pensar que o seu discurso é demasiado colado ao do Portas. Mas, talvez seja eu que esteja enganado....ou não
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/3/08 01:20

    "Nem todos somos iguais, há quem tenha mais habilidade para as artes outros para as matemáticas e outros ainda que nascem com dificuldades de aprendizagem. Importante mesmo é o mérito do esforço e do trabalho, o procurar atingir objectivos."

    Por isso, uma Educação assente num modelo único, "todos diferentes, todos iguais" não oferece uma verdadeira igualdade de oportunidades, mas conduz à igualização quase absoluta do que é inigualável, com todas as aberrações que isto provoca.

    Se é difícil haver uma Educação, de tal modo diversificada, que leve a que cada pessoa desenvolva o seu projecto de vida para que se torne um ser único - um indivíduo -, pelo menos que não seja tão formatadora e limitadora para tantos.

    Mas, seja qual for o projecto, deve valorizar-se o mérito, caso contrário, gera-se a desmotivação por parte de quem o tem.

    Se a Escola pretende que se atinjam determinados objectivos, não vejo qualquer razão que impeça de serem medidos através de provas que não estejam, à partida, viciadas, os ditos exames. Sejam de que área forem, pois todo e qualquer trabalho deve ter um determinado resultado mais ou menos visível e mensurável.

    Deixar que os alunos transitem de ano sem terem atingido um mínimo de conhecimentos exigíveis é condená-los ao insucesso, pois mais cedo ou mais tarde estarão completamente impossibilitados de prosseguirem os estudos e a angústia e baixa auto-estima não se farão rogadas.

    Discordo, completamente, com o faz-de-conta e a arbitrariedade que se vão vivendo neste país.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/3/08 19:52

    Sabem que estudos da OCDE mostram que repetência não é nem mais produtiva nem melhora o nível de aprendizagem?
    Sabem que países como o Japão ou a Finlândia não utilizam sistemas de repetência?
    E o que nos resolve o exme para os alunos que abandonam a escola a meio (com 10, 11 ou 12 anos)?
    Sabem a taxa deste abandono?
    E os que se mantêm graças ao esforço dos professores?

    ResponderEliminar

Powered By Blogger