quarta-feira, abril 16, 2008

Madre Maria de Lurdes Rodrigues

Madre da educação

Só me falta ouvir muita gente que diabolizou esta sinistra personagem a trocar sorrisos e a fazer-lhe elogios. Eu por mim continuarei, como pai e cidadão, a criticar esta "santinha" pela destruição da escola pública. Aos professores, classe que admiro e a quem agradeço o trabalho que têm na formação dos meus e no de todos os outros filhos deste e de outros países, desejo as maiores felicidades e que consigam atingir os objectivos e aspirações que têm. Desculpem se me demito dessa luta, mas como diz o José Mário Branco no seu “FMI”, estou farto de, como “o Rio de S. Pedro de Moel que se some nas areias em plena praia, ali a 10 metros do mar em maré cheia e nunca consegue desaguar de maneira que se possa dizer: porra, finalmente o rio desaguou!”, ver as lutas em que me empenho morrerem, com a vitória ali tão perto, em reuniões e acordos de Ministério sem nunca poder dizer: porra, valeu a pena, ganhámos.

Amanhã é outro dia e certamente não resistirei em voltar a meter-me noutras lutas, muitas que nem me dizem respeito directamente. Devia curar-me deste defeito de me colocar sempre do lado errado da barricada, do lado de onde saio sempre com um sabor amargo na boca. Já não sou um jovem e devia, talvez, olhar mais para o meu umbigo, voltar a ir ao cinema e ao teatro, ler tantos livros que se amontoam nas estantes, dar mais atenção á minha família. Maldito feitio este, que não me deixa descansar.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

18 comentários:

  1. :(
    Espero que seja só mesmo um desabafo, embora tenha todo o direito.
    Eu também estou triste, triste, triste (e como eu estão muitos colegas), mas não quero ceder à tentação de desistir. Conseguirei? Espero que sim, pois só me resta lutar. O dia que desistir, não sei como vou aguentar a ir para a escola.
    Alice N.

    ResponderEliminar
  2. Entendo bem a tua revolta... Falta garra a esta gente, que se rende a troco de uns biscoitos. Talvez seja esse o nosso mal...

    Vou continuar a falar dos professores, mas talvez fale mais daqueles que o são sem o serem, pois parece-me que esses que já "comeram o pão que o diabo amassou", não iriam querer a biscoitada que os que são comem... Sabem mais da vida!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. errata: "aguentar ir para a escola"
    Alice N.

    ResponderEliminar
  4. rrrsss...
    ...já estragaram a nossa festa pá...manda urgentemente...
    A luta é feita de avanços e recuos...estará a classe preparada para lutar até à última rosa?

    ResponderEliminar
  5. não sei de que lado está a razão, o que sei é que desde há cinco anos a esta parte, e por esta altura, lido com professores e alunos de várias escolas do meu concelho, num evento de teatro. E sinceramente ao longo destes cinco anos, 90% destes professores considero-os uns péssimos educadores. Aconteceu hoje por exemplo, uma professora, perante as diatribes de uma criança de 11, 12 anos GRITAR o seguinte: "ESTÀ CALADA Ma...! PARECES UMA CABRA A BERRAR!!! Se isto é ajudar crianças a evoluir a serem cidadãos responsáveis e com educação cívica, eu sinceramente não acho.

    Nota: adoro a sua técnica e sobretudo a inteligência na aplicação da técnica.
    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  6. kaos:

    Não entendo como dizes defender a escola pública e depois recorres a quem tem interesses financeiros na sua ineficiência.

    fidalgo:

    Pois, todos temos essa sensação de que 90% não valem nada, os resultados dizem que não valem nada, mas a culpa deve ser dos pais ou dos alunos...

    ResponderEliminar
  7. Sejamos sinceros, uma união de 2/3 de uma classe é quase impossível de obter, quanto mais mantê-la.
    No entanto… Alguém parece começar a perder esta guerra, veremos se são os professores.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. Caro Kaos: liguei o computador hoje de manhã antes de ir para a escola e entrei no seu blog. Isto deve ter algum valor. Também eu acordei hoje a pensar no FMI(para dizer a verdade, noutro excerto). Mas quero dizer-lhe que TEM TODA A RAZÃO na interpretação do que se está a passar com a luta dos professores. TODA. eu sou professora e estive ontem ao telefone com o meu sindicato durante mais de uma hora. Hoje à tarde saio da escola e vou lá pessoalmente. Sexta-feira, dia de folga (este ano ainda tenho um), caso eles não tenham saído da plataforma, vou na presença deles rasgar o cartão - e isto MESMO QUE A PLATAFORMA NÃO ASSINASSE! Veja que só alguma coisa de muito grave pode motivar esta minha tomada de posição! A si dizia-lhe, mas este espaço é de leitura livre; NÃO POSSO. Por favor, continue a ser como é, porque eu vou continuar e não queria morrer na solidão, está a ver? De qualquer modo, com a indústria do cinema no estado em que está, o que é que um gajo vai lá fazer?
    Um abraço,
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Porque não dizem (dizemos) O QUE ESTÁ MAL É O SISTEMA QUE NOS DIRIGE E OPRIME. O resto são conversas para encher os bolsos a uns e páginas de jornais.

    É o neo-liberalismo, o novo capitalismo a roçar o fascismo que nos encolhe as entranhas e nos faz voltar uns contra os outros, é isto que esles querem, que não nos unamos, que sejamos fracos e dependentes, que sejamos uns beija-mão, uns sacanas uns para os outros.

    Não amigos, para os vencer temos de nos unir, organizar e lutar.

    A luta vai continuar

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Tonibler: defina ineficiência?

    São os sindicatos( ou os professores) que compram software proprietário para as escolas?

    São os sindicatos (ou so professores) que contratam técnicos de eduquês?

    Os sindicatos tem as culpas de muita coisa, mas dos dois exemplos acima que eu dei não tem.

    ResponderEliminar
  11. Ó tonibler, a culpa é de todos nós que nos tornámos uns egoístas,não alertámos para os probs quando começaram a surgir, há 20 anos atrás. Sou amigo de um antigo Inspector Geral do Ensino, que perante o meu desencanto perante o seu desempenho, (dado que o considerava e considero pessoa altamente competente para o cargo), me dizia: "amigo, o Ministério está perfeitamente armadilhado, as minhas ideias ao passarem para fora do meu gabinete, são de imediato, dinamitadas"!... Tenho todos os motivos para acreditar nele.
    Fiquem bem.
    No entanto e perante todo este "ruído" em volta dos professores, não tenho opinião formada dado que não conheço, nem sei ler, as propostas do Ministério. O que sei e o que de perto constato, é que sâo os profs. que de perto conheço e considero sem categoria para o serem, os que mais contestam. Será isto um qualquer sinal?...
    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  12. Sr Fidalgo não tome a parte pelo todo. O Sr tem azar com o grupo de professores que conhece.Desculpe mas discordo de si, tenho mesmo que discordar porque acredito que quase todos são bons professores, mas erram como todos, excedem-se talvez mais agora com tanto nervosismo.Na verdade posso garantir-lhe que não há tranquilidade na mente dos professores e isso reflecte-se inevitavelmente nos alunos, porque somos humanos e não máquinas. Tentamos não penalizar os alunos mas os nervos andam à flor da pele. Não é nada disto que os professores querem para si próprios e para os seus alunos que vêem, muitas vezes, como filhos, discipulos. Querem simplesmente trabalhar com confiança e tranquilidade, como diria Ramiro Marques num dos seus livros que li e passei a admirar: «Deixem os professores trabalhar!»
    Boa noite e votos de bom trabalho na construção de um mundo melhor, também através do teatro.
    lenaseabra@sapo.pt

    ResponderEliminar
  13. dissidentex:

    Ineficiência, levar mais dinheiro pelo mesmo nível de serviço ou baixar o nível de serviço pelo mesmo dinheiro.

    Foi o software que revogou a lei de lavoisier no exame de química? São 2 milhões de euros de software que quer comparar com os 2 mil milhões que são gastos com ineficiência de professores? É o software que torna as aulas de substituição a segunda cadeira em termos de tempo? É o software que consegue errar dois anos seguidos nos exames de física?

    Os técnicos de eduquês explicam só uma parte do problema.

    ResponderEliminar
  14. olá Helena, acredito que tenha quase toda a razão, mas creia que terei alguma.O que tenho constatado ao longo destes últimos 5 anos não é devido ao nervosísmo que agora vos atormenta, todos estes anos se têm repetido as cenas de "falta de formação", na minha opinião, de alguns professores, pura e simplesmente não sabem lidar com crianças. Fico furioso quando ouço professores a tentar calar os alunos, fazendo mais barulho que eles, e a verdade é que, há relativamente pouco tempo, já este ano, pude observar neste mesmo local de trabalho, a intervensão "sábia" de uma actris perante a indisciplina de uma plateia lotada de jovens: sem berros, sem gestos, apenas com o silêncio conseguiu o contrôlorar a situação. De seguida e perante a situação de um aluno mais indisciplinado, apenas o convidou a sair da salas. E saíu, e senti que havia sido um grande castigo para aquele jovem.
    Era um evento de Teatro sobre sexualidade, que grande aula 3 atrizes, jovens deram...
    É o meu testemunho.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. to Helena. peço desculpa pelos erros...

    ResponderEliminar
  16. "Tá" desculpado.Aceito. Eu também conheço muitos casos mas prefiro não generalizar, sabe como é... Obrigada, por responder.

    ResponderEliminar
  17. Não estás sozinho! Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

    ResponderEliminar

Powered By Blogger