sábado, setembro 06, 2008

A mentira dos 50%

 Passes sociais

Todos sabemos como o Engenheiro diz as maiores inverdades com cara de quem está a dizer um axioma, uma verdade universal. A sua politica, tem sido a de uma total insensibilidade social, mas quem o oiça e acredite naquilo que diz, vai-lhe parecer que foi quem tomou as mais importantes e significativas politicas de apoio aos mais pobres e necessitados. Consegue recitar uma lista enorme de medidas e parece que ninguém se lembra de investigar quais os resultados e sobretudo como é feita a sua aplicação. Falo disto por uma dessas medidas que deve entrar em vigor agora que vão começar as aulas; os 50% de desconto para estudantes nos passes sociais dos transportes públicos.
Tenho uma filha que este ano vai mudar de escola e vai necessitar de comprar o passe social. Tratada a documentação necessária chegou a hora de requisitar o passe, mas para minha grande surpresa, os 50% só seriam aplicáveis se comprasse o passe válido para todas as zonas, que me custaria 26 euros e que com o desconto pagaria 13 euros. O passe que ela realmente necessita, sem desconto, custa 11 euros, ou seja, aproveitar o benefício oferecido pelo governo ia fazer-me gastar mais dois euros. Conclusão, a minha filha não vai beneficiar dos 50% de desconto propagandeado pelo governo. Nem ela, e acredito a maioria dos estudantes, já que normalmente a escola que devem frequentar é a mais próxima das suas casas. Venderam-nos a imagem de estarem a ajudar as famílias mas na realidade tudo isto não passa de simples propaganda sem qualquer aplicação prática. Um embuste, um engano, uma aldrabice e mais uma forma de mentir.

24 comentários:

  1. Meu caro amigo,
    aqui há uns anos, quando entrou este governo e esta ministra da educação, propagandeando que iam pagar mais aos professores em início de carreira, eu, publicamente, assumi a responsabilidade e o gosto que teria em pagar-lhes os aumentos a todos... Não que fosse rico, mas como não entra ninguém, 0 X seja o que for será sempre igual a 0, pelo que eu podia pagá-lo perfeitamente...
    É assim este governo e esta merda de país...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. A verdade encontra-se nos detalhes!

    ResponderEliminar
  3. Então caro amigo, não vê que o governo com esta medida quer proporcionar aos estudantes andarem a passear de auto-carro nas horas livres. Assim por 16 euros podem correr Lisboa nos tempos livres.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/9/08 13:38

    Desculpe Kaos mas esqueceu-se di bininho da CONFAP!

    Essa pérola da pedagogia e futuro ministro da educação!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/9/08 13:40

    Já agora também falta aquela mulher (não digo senhora porque tem mau aspecto além de malcriada!) com caro de boi, a dra guidinha!

    ResponderEliminar
  6. Boas Kaos...

    Como trabalho numa empresa de transportes publicos posso te dar as informações correctas, pois penso que tenhas sido mal informado ou mal aconselhado por quem te atendeu.
    Já sabes, se quiseres o meu mail, vem no blog.
    Estou ás ordens. :)

    Quanto ao post,
    de facto é necessário se darem umas "voltas " grandes para se tratar o passe. tem que se ter a declaraçºão especifica, não dá qualquer uma e para mais tem que se declarar que não se recebe mais nehum subsidio, para acabar com os susbidio-dependentes do costume.
    Como em tudo neste governo, para se beneficiar de algo, temos de nos chatear para o conseguir...

    abr...prof...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/9/08 18:17

    Kaos, costuma aparecer um cobarde a provocar-me, com um número e outras vezes com o nome de Mugabe com Blog no Braganza Mothers.

    ESSE ATRASADO MENTAL É TEU SEGURANÇA PESSOAL ???

    Metam na cabeça que eu comento num blog público como muitos outros e com a vantagem de ser sincero e dizer exactamente aquilo que penso com independência e liberdade. Isso parece que incomoda muita gente inclusive a ti e a esse filho da puta !!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/9/08 19:26

    Kaos, desconhecia esse detalhe... Como eu, milhões! Obrigada pela sua denúncia.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/9/08 22:06

    amigo
    para mim a politica define-se numa frase que os gregos teorizavam e que
    dizia assim:

    a politica e a arte de enganar o povo

    porem nada me impede de te dizer que
    eu tirei o passe para o meu filho e ficou em metade do preço ou seija 11,60e
    porem quando eu fdui a escola para adequerir o impreso nessecario
    a confusao era tanta que me chegaram a dizer que nao passavam aos putos de loures porque a camara dava transportes e eu perguntei o que e que eu tinha que ver com loures se eu sou de lisboa e mesmo assim ainda foi dificil mas apesar de tudo consegui
    eu nao gosto do socrates nem, ps mas nao me custa reconhecer vquando as coisas batem certo

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/9/08 22:39

    Não será uma medida para financiar as empresas de transportes públicos, digo privados?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/9/08 00:21

    Bom mas também é preciso contabilizar os que efectivamente beneficiam. Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/9/08 00:35

    Pá, um gajo tem que saber bem aquilo que escreve. Mandar postas toda a gente manda..., mas será que toda a gente sabe do que escreve quando manda uma posta?
    Kaos, compadre, não escrevas tão á pressa por favor.
    Neste ritmo, daqui a uns tempos já estamos todos a ser manipulados por uma agenda que não é a nossa, e falar de acessórios. Vamos ao que interessa: justiça, educação, cultura e liberdade como bases para uma mente livre. Humana em toda a sua plenitude

    ResponderEliminar
  13. Seja como for, Zé Leitão, não foi assim que a medida foi anunciada. Entendo perfeitamente o sentimento de revolta de todas as pessoas que neste momento se estão a sentir enganadas depois de tanta propaganda feita aos 50% de desconto no passe social.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Prezado Kaos, prezados leitores e comentadores deste espaço:
    Para definitivo esclarecimento, e porque a coisa não pára, torna-se público o seguinte:

    O número 72.232.205.130 corresponde a um anonymizador, como poderão verificar em http://72.232.205.130 e conferir nos contadores instalados em http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/

    Como poderão imaginar, a utilização de uma ligação anónima não augura boas intenções, nem visitas do Pai Natal. Ultimamente, estas caixas de comentários, saudáveis no seu espírito, foram invadidas por sombras, já muito conhecidas de outros espaços. Com vista à salvaguarda do espírito de convívio aqui reinante, passamos a desmontar a estratégia do “alien”:

    1)Dada a permeabilidade de intervenções anónimas e “pseudo-personagens”, criar uma sensação de permanente desordem, com um primeiro comentário a agravar, apelar à violência ou a vilipendiar, quer o autor, quer o “post”, quer os restantes comentadores, e um, logo a seguir, a dizer exactamente o contrário, mas no mesmo tom, e mais outro, a puxar noutras direcções.

    2)Surge então a pretensa posição apaziguadora, majestática e ordenadora, quando, com toda a gente já desorientada, se procurava alguém onde se apoiar.

    3)Sucede ser essa mesma pessoa uma única, e só única. Na Psiquiatria Clássica, essa doença tem um nome. Na Net, também acabará por ter.

    4)O perfil dessa pessoa é a do chamado “Troll” (podem fazer a investigação no “Google”), vulgarmente conhecido, em bom Português, por “Carraça”.

    5)A pessoa em questão sofre de Sociopatia grave (total ausência de respeito pela existência do “outro”) e não olha a quaisquer meios.

    6)Numa leitura superficial das suas intenções, temos o clássico “dividir para reinar”, de Maquiavel, mas numa versão panelas de cozinha: o autor, sentindo-se subitamente fragilizado pela imprevista invasão de desordem do seu espaço “familiar” procura em redor apoio, e acaba por encontrá-lo, como planeado, num dos “fantasmas de opinião” criados por essa mente. É a porta aberta para o ascendente da sua influência no espaço virtual e no íntimo emocional do Criador. Encontrou a “confidente”.

    7)O Kaos, mozartiano na sua visão infantil de brilhante criador, tem maturidade suficiente para analisar tudo o que está escrito nas entrelinhas, e não foi aqui dito. Alerta-se que foi identificada a sua fragilidade de costumar responder a todos os comentadores. Calcanhar de Aquiles, neste preciso momento…

    8)Quando aos restantes frequentadores deste espaço, fica o alerta para que juntem forças para a sua protecção. http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/ é fulcral, na Blogosfera Portuguesa. Ao contrário de mim, que sou um mero “vacinador”, não costumo aqui participar com palavras. Vim, porque se tornou urgente. Fica o aviso para que protejam toda a vossa liberdade de rir, pensar e escrever.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo7/9/08 14:53

    Desculpem lá mas parece-me que aqui há pessoas que não trabalham para o estado, porque se assim fosse perceberiam que este governo é especialmente bom em fazer propaganda mas esquece-se que as coisas se fazem com base na lei. O governo fala como se tudo estivesse preparado e obviamente as pessoas movimenta-se para usufruir dos seus direitos. Acontece que os procedimentos não são dados aos organismos em tempo útil, logo as partes confrontadas com as situações gera-se a confusão.

    Trabalhar para o Estado está ´muito difícil. Este governo é formado por gente muito fraca tecnicamente e humanamente. É só estarem atentos e verem que as publicações de Diário da República está permanentemente a ser retificadas.

    Isto está com tendência a agravar-se!

    ResponderEliminar
  17. nuno r:
    Terei sido mal informado? Estou a falra da empresa Vimeca e de necessitar de um simples passe de Algés para Linda-a-velha. Seja como for acabo por não benefeciar de nenhum desconto

    ResponderEliminar
  18. mugabe:
    Vamos ver se nos entendemos. Não quero ser mal educado contigo, até porque quem te conhece disse que nem és mau rapaz, só jovem e impulsivo, (como vês até já sei quem és tu Jorge e qual o teu blog).
    Quanto a quem aqui comenta é um problema de quem o faz e não necessito de guarda costas ou seja lá do que for. Digo o que quero, respondo a quem quero e sempre como Kaos. Já não tenho nem idade nem paciência para joguinhos e parvoices.
    Podes continuar a comentar que eu até agradeço, mas terás sempre a resposta que eu desejar e só se eu desejar. O que outros escrevem, os conflitos que se criarem são da responsabilidade de quem os cria e não meus. Não é assim que calam o meu blog nem o impedem de estar aberto à opinião de todos. Quem não gostar que se mude e boa viagem

    ResponderEliminar
  19. 72.232.205.130
    Agradeço a defesa mas não vai ser pela caixa de comentários que vão acabar com ele. Até gosto de debate de ideias embora haja gente que só sabe discutir aos berros e sem respeitar os outros. Como sempre acontece acabarão por se cansar e desaparecer. A verdade e a razão vêm sempre ao de cima

    ResponderEliminar
  20. Anónimo7/9/08 22:06

    Concordo contigo Kaos ...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo8/9/08 02:56

    72.232.205.130

    Que explosão de neurónios. E a quantidade de sinapses que formaste!
    Estou a brincar não haja ressentimentos. Até simpatizo contigo. Só te peço que tires o polvinho da foto, apenas por curiosidade. Não vá descobrir aí um Senegalês traveca encartado.
    Posso te garantir que não é uma pessoa, são várias mesmo que sofram de bi-polaridade.
    Também gosto muito do Pai Natal.
    Amiguinhos, OK?
    Muitos bejinhos deste teu amigo e fã que te considera muito.

    ResponderEliminar
  22. Ze Leitão:
    Os temas de que falas são realmente os mais importantes, mas muitas vezes é nos detalhes que podemos mostrar a realidade escondida. Falar directamente do essencial pode tornar-nos em teoricos demasiadamente afastados da realidade do dia a dia

    ResponderEliminar
  23. Anónimo9/9/08 01:16

    "Falar directamente do que é essencial pode tornar-nos em teóricos, demasiado afastados do dia a dia"?! o que é que isso quer dizer?
    Para mim falar do essencial é que interessa. Talvez assim se possa melhorar o essencial, o básico, o alicerce, a fundação, um valor.
    De que é que vale falar do acessório? do secundário? do 2º plano?

    ResponderEliminar
  24. Se acontece como se está a dizer que acontece, bem... que se lixe o desconto. Mas não sei se assim é, porque os putos da minha zona não têm transportes públicos para ir à escola... Isso, meus amigos, penso eu, é que é verdadeiramente grave... o facto de não pouparem 13 ou 11 euros por mês é só... chato. De qualquer das formas, já estou tão habituado a pessoas protestarem contra a perda de direitos adquiridos que já nem ligo muito. É até um conceito que não compreendo bem - os direitos que tenho na minha vida foram conquistados na base do trabalho e não da lei, embora, admito tristemente, tente observá-la da melhor forma que posso...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger