O PCP quer acabar de vez com as multas para quem permanece nas estações de metro ou as atravessa sem bilhete. Por isso, vai apresentar um projecto-lei que limita a aplicação das coimas ao interior das composições. As multas cobradas pela inexistência de títulos de viagem validados baseiam-se na lei nº 28/2006 de 4 de Julho, que apenas mereceu o voto contra do PCP. Mesmo que o cidadão não viaje de metro, pode ser multado quando passa a zona de validação. Ou seja, a lei permite que "quem esteja sentado ou abrigado numa das estações ao ar livre" e "quem atravesse o interior das estações subterrâneas ou aí entre para esperar ou deixar pessoas", possa ser multado se não possuir título validado, criticou o deputado Honório Novo.
Quem está na rua debaixo de um abrigo pode ser multado? Se me abrigar da chuva posso ser multado? Está tudo louco?
Quem está na rua debaixo de um abrigo pode ser multado? Se me abrigar da chuva posso ser multado? Está tudo louco?
O acesso e a circulação nos TÚNEIS do nosso Metro não me parece diferente do acesso e circulação dos metros de outras cidades. Em particular as cancelas de acesso estão posicionadas para restringir a titulares de bilhetes o acesso aos CAIS, não aos TÚNEIS! Ou estou a ver mal, ou o PCP está a criar um caso a partir do vácuo? (aliás nada que os amigalhaços sentados na Assembleia não façam também, inventar serviço para justificarem ordenados...) Ou então estamos a caminho de querer transformar em gratuitos os transportes públicos... e aí o caso passa a ter outro interesse.
ResponderEliminarAnonimo:
ResponderEliminarSó conheço o caso dos jornais, mas o que me pareceu estranho é que até para estar numa paragem ao at livre, (debaixo de um simples telheiro) se tenha de pagar bilhete.
Já agora quanto a haver transportes gratis parece-me boa ideia de isso evitar que se levem carros para o trabalho.
Em Lisboa não é assim seguramente, há aí confusão
ResponderEliminarForteifeio:
ResponderEliminarEm Lisboa o Metro é não é de superficie. Nas paragens de autocarro não se paga bilhete simplesmente por lá estar.
-O anónimo das 19:01 não conhece as estações de metro do Porto ou está a fazer-se de parvo.
ResponderEliminar-Além das de superfície que são totalmente abertas existem outras que o são semi-abertas como as de Campanhã , onde as pessoas que circulam de comboio podem muito bem, e fazem-no: atravessar as do metro podendo ou não dirigirem-se para o mesmo aproveitando as coberturas, na de "Carolina Michaëlis, inclusive serve de passagem para a escola do mesmo nome", Ramalde Francos sete bicas ligam ruas e acessos e são transitáveis- Mas ha´mais é que nas outras as entradas são totalmente abertas existindo maquinas sistemas de validação dos bilhetes inclusive nas plataformas é por tanto idiota e chega a ser um autentico exagero a caça ao cidadão que acompanha um passageiro ou que por outra qualquer razão entra numa zona destas além de os portadores de passe que não validem os mesmos estarem sujeitos a multas por se esquecerem de o fazer quando os mesmos são mensais e sem limite de viagens no que se refere ao nº das mesmas desde dentro das zonas para que foram adquiridos ...Por tal o PCP tem razão e apenas é a voz dos utentes o Anónimo das 19:01 deveria ter a coragem de mandar as mesmas bocas dentro dum metro para lhe poderem cantar bem cantado nas ventas com tem vindo a acontecer com alguns fiscais mais zelosos e mal criados.
Porto 15.04.09
O post é sobre o Metro, não é sobre 0,5m que existe no Porto. Quanto ao tom do seu comentário, só lhe tenho a referir que me deve ter confundido com um cliente da sua mãe.
ResponderEliminarAconteceu-me exactamente isso hoje!'Tava a entrar com a minha irma no metro de São Bento no Porto e ela ia apanhar o metro mas eu nao. Já se encontrava la a fiscalizaçao,mas nao me disseram nada ao passar por eles e afirmam nao terem dado pela minha presença.apenas deram quando tava a sair que foi para me passar a multa de 95.95€!!! :O
ResponderEliminarOnde é que ta escrito que quem nao viaja no transporte nao pode passar por la?!
Não quero pagar,até porque é 'tar a dar o dinheiro de mao beijada e sem me apresentarem a devida informação!
respondam-me para helenacunha@hotmail.com