terça-feira, abril 14, 2009

A multa a Metro

 Metro Porto

O PCP quer acabar de vez com as multas para quem permanece nas estações de metro ou as atravessa sem bilhete. Por isso, vai apresentar um projecto-lei que limita a aplicação das coimas ao interior das composições. As multas cobradas pela inexistência de títulos de viagem validados baseiam-se na lei nº 28/2006 de 4 de Julho, que apenas mereceu o voto contra do PCP. Mesmo que o cidadão não viaje de metro, pode ser multado quando passa a zona de validação. Ou seja, a lei permite que "quem esteja sentado ou abrigado numa das estações ao ar livre" e "quem atravesse o interior das estações subterrâneas ou aí entre para esperar ou deixar pessoas", possa ser multado se não possuir título validado, criticou o deputado Honório Novo.
Quem está na rua debaixo de um abrigo pode ser multado? Se me abrigar da chuva posso ser multado? Está tudo louco?

7 comentários:

  1. O acesso e a circulação nos TÚNEIS do nosso Metro não me parece diferente do acesso e circulação dos metros de outras cidades. Em particular as cancelas de acesso estão posicionadas para restringir a titulares de bilhetes o acesso aos CAIS, não aos TÚNEIS! Ou estou a ver mal, ou o PCP está a criar um caso a partir do vácuo? (aliás nada que os amigalhaços sentados na Assembleia não façam também, inventar serviço para justificarem ordenados...) Ou então estamos a caminho de querer transformar em gratuitos os transportes públicos... e aí o caso passa a ter outro interesse.

    ResponderEliminar
  2. Anonimo:
    Só conheço o caso dos jornais, mas o que me pareceu estranho é que até para estar numa paragem ao at livre, (debaixo de um simples telheiro) se tenha de pagar bilhete.
    Já agora quanto a haver transportes gratis parece-me boa ideia de isso evitar que se levem carros para o trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Em Lisboa não é assim seguramente, há aí confusão

    ResponderEliminar
  4. Forteifeio:
    Em Lisboa o Metro é não é de superficie. Nas paragens de autocarro não se paga bilhete simplesmente por lá estar.

    ResponderEliminar
  5. aferreira15/4/09 11:22

    -O anónimo das 19:01 não conhece as estações de metro do Porto ou está a fazer-se de parvo.
    -Além das de superfície que são totalmente abertas existem outras que o são semi-abertas como as de Campanhã , onde as pessoas que circulam de comboio podem muito bem, e fazem-no: atravessar as do metro podendo ou não dirigirem-se para o mesmo aproveitando as coberturas, na de "Carolina Michaëlis, inclusive serve de passagem para a escola do mesmo nome", Ramalde Francos sete bicas ligam ruas e acessos e são transitáveis- Mas ha´mais é que nas outras as entradas são totalmente abertas existindo maquinas sistemas de validação dos bilhetes inclusive nas plataformas é por tanto idiota e chega a ser um autentico exagero a caça ao cidadão que acompanha um passageiro ou que por outra qualquer razão entra numa zona destas além de os portadores de passe que não validem os mesmos estarem sujeitos a multas por se esquecerem de o fazer quando os mesmos são mensais e sem limite de viagens no que se refere ao nº das mesmas desde dentro das zonas para que foram adquiridos ...Por tal o PCP tem razão e apenas é a voz dos utentes o Anónimo das 19:01 deveria ter a coragem de mandar as mesmas bocas dentro dum metro para lhe poderem cantar bem cantado nas ventas com tem vindo a acontecer com alguns fiscais mais zelosos e mal criados.
    Porto 15.04.09

    ResponderEliminar
  6. O post é sobre o Metro, não é sobre 0,5m que existe no Porto. Quanto ao tom do seu comentário, só lhe tenho a referir que me deve ter confundido com um cliente da sua mãe.

    ResponderEliminar
  7. Aconteceu-me exactamente isso hoje!'Tava a entrar com a minha irma no metro de São Bento no Porto e ela ia apanhar o metro mas eu nao. Já se encontrava la a fiscalizaçao,mas nao me disseram nada ao passar por eles e afirmam nao terem dado pela minha presença.apenas deram quando tava a sair que foi para me passar a multa de 95.95€!!! :O

    Onde é que ta escrito que quem nao viaja no transporte nao pode passar por la?!
    Não quero pagar,até porque é 'tar a dar o dinheiro de mao beijada e sem me apresentarem a devida informação!

    respondam-me para helenacunha@hotmail.com

    ResponderEliminar

Powered By Blogger