segunda-feira, abril 27, 2009

o poder dos Poderes

Os poderes

Em Portugal vivemos naquilo a que se chama uma Democracia Ocidental. Temos direito a votar e a escolher entre dois sósias apresentados pelos poderes. Para muitos o pior de todos os sistemas à excepção de todos os outros. Esta, aquela que temos, pode ser uma democracia, mas é certamente uma democracia gerida por cartéis que possuem o monopólio dos poderes. O poder financeiro que criou e controla o 4º poder, o da informação, o da televisões, que por seu lado nos “convence” que é normal só podermos escolhermos o poder politico nas alternativas que nos impõem, poder politico esse que comanda o poder da força e cada vez mais controla o poder da justiça. É por isso que o poder financeiro acaba a controlar o poder legislativo, a fazer as leis ao seu gosto e ao seu serviço.
A democracia devia ser muito mais que isso, devia possibilitarmos verdadeiras escolhas, sem condicionalismos, uma democracia implacável contra a corrupção e as trafulhices, uma democracia sem nódoas que a conspurquem. Os poderes ao serviço de uma democracia que seja verdadeiramente a escolha livre dos cidadãos, uma democracia em que o governo seriamos todos nós. Uma democracia em que todos tenham direitos iguais e iguais oportunidades.

6 comentários:

  1. A democracia que temos é igual à do tempo do Salazar.

    Eu explico: nos anos 30, um grupo de garotos fez uma rábula de carnaval como era comum na sua terra. Uma das anedotas era sobre a (in)competência de um médico.
    Resultado: os MENORES foram chamados ao posto da guarda mais próximo -na sede de concelho.

    2008: um grupo de putos atira ovos ao carro da ministra da educação.
    Resultado: MENORES chamados ao Ministério Público; mais os professores da escola mais próxima do sucedido -e que ninguém viu nem no meio dos putos e menos ainda a atirar à ministra!

    Ao menos o Salazar admitia que não era democrata!
    Irra que estou enojada!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo:
    O Salazar não era democrata e muitos sentiram as dores ou mesmo a morte por isso. Por pior que estejamos estaremos sempre melhor que no tempo do botas. Falo porque vivi lá e sei como era

    ResponderEliminar
  3. Zé Leitão28/4/09 22:07

    E deveres iguais também

    ResponderEliminar
  4. barroso das valsas28/4/09 23:29

    Que injustiça. Que despropósito colocar Belmiro alinhado com Sócrates é a pior previsão que se pode fazer. E uma injustiça para o actual P.M. que enfrentou o magnata, resistíu à sua "sedução" e o guloso viu a PT por um canudo. Por isso Sócrates tem pago um elevado custo na comunicação social do Sonai e na outra que ele compra. Ao menos sejam justos uma vêz!

    ResponderEliminar
  5. barroso das valsas28/4/09 23:31

    Que injustiça. Que despropósito! Colocar Belmiro alinhado com Sócrates é a pior previsão que se pode fazer. E uma injustiça para o actual P.M. que enfrentou o magnata, resistíu à sua "sedução" e o guloso viu a PT por um canudo. Por isso Sócrates tem pago um elevado custo na comunicação social do Sonai e na outra que ele compra. Ao menos sejam justos uma vêz!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger