sexta-feira, junho 12, 2009

Malandros, Eu disse-lhes para irem votar

Tu não votaste

O Presidente da Republica, Cavaco Silva, referiu-se à abstenção afirmando que "não é aceitável que existam portugueses que se considerem dispensados de dar o seu contributo". Ou seja: "O alheamento não é a forma adequada - nem certamente eficaz - de enfrentar os desafios e resolver as dificuldades". "Pelo contrário, níveis de abstenção como aquele que se verificou nas eleições de domingo passado são um sintoma de desistência, de resignação, que só empobrecem a democracia", garantiu.

Empobrecem de facto esta democracia, mas os portugueses começam a aperceber-se que afinal esta democracia não é realmente uma verdadeira democracia no sentido etimológico da palavra. Democracia quer dizer, Demo, povo, Kracia, povo, ou seja governo do povo. Isto quer dizer que uma verdadeira democracia é a democracia directa, em que tenhamos a possibilidade de decidir em cada passo do nosso caminho. A outra, aquela que nos impingem sob a capa de democracia representativa, considera-nos incapazes de decidir sobre o nosso destino e por isso coloca só os melhores, aqueles que aceitam fazer parte do sistema a decidir por nós, a dizer-nos o que devemos fazer e que caminho devemos seguir. De tempos a tempo lá metemos um papelinho para que nos convençamos que temos alguma influência nas decisões. Transformam as eleições num jogo e criam o espectáculo que o rodeia. O poder, esse nunca o largam nem nos dão a possibilidade de sequer o cheirar. Sr. Silva, as pessoas estão a desistir é de vocês, da vossa maneira de governarem este país e de fazerem de nós parvos. Estão a ficar fartos da corrupção, da impunidade, dos abusos, dos enriquecimentos rápidos, do compadrio, da mentira. Esta é a lição que deviam tirar desta abstenção de 63% e dos 6,5% de votos brancos e nulos é a de que os estão a avisar que assim quem vai ser dispensado são vocês. Enquanto tentarem transferir a culpa para os eleitores e descartar a dos eleitos estão mesmo a pedi-las.

62 comentários:

  1. Contributo dão os futebolistas quando os treinadoes os põem a jogar. Um filho-da-puta que nega uma pensão a um gajo, para vinte anos depois, quando o gajo já está morto, o vir condecorar, não passa disso mesmo: um filho-da-puta! E os filhos-da-puta não têm crédito, nem são exemplo para nada nem ninguém.

    ResponderEliminar
  2. Os políticos deste país ( e de outros também) teimam em tapar o sol com a peneira:

    As pessoas não se abstiveram por alheamento ou desinteresse. As pessoas abstiveram-se por protesto. Mais de 50% dos abstencionistas, com toda a certeza, protestaram contra este sistema podre. Não se esqueceram de votar, Sr.Presidente!

    ResponderEliminar
  3. Oh, Kaos!

    Ainda está nessa? Ainda não saiu?

    Mas não era hora de já estar a dizer o que é que esses abstencionistas todos (+ os que votaram em branco) deviam estar já a fazer para alterar a coisa?

    Ah, leio agora, afinal o Kaos só quer que os abstencionistas avisem o Cavaco e os outros: "estão a avisar que assim quem vai ser dispensado são vocês"

    Ah, é só avisos!!!

    Bem lhe dizia que o Kaos o que quer é que no poder fiquem os que lá estão.

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que ainda alguém não percebeu que a democracia aqui no pântano é de fachada. O regime em que vivemos é uma oligarquia!
    Ora, parece-me que não é pelos votos que se combate uma oligarquia... segundo os livros, teríamos de retomar para o quotidiano o conceito de "acção directa"

    ResponderEliminar
  5. Declaro formalmente por minha honra que a minha abstenção no acto de votar nas eleições europeias, não se deveu a nenhum alheamento ou desinteresse, mas com acto politico activo de protesto contra toda a corja que está no poleiro e anda a encher o bandulho à nossa conta !

    Assina
    Um cidadao honesto e trabalhador que contribui para sustentar políticos parasitas !

    ResponderEliminar
  6. Força Rebel!

    De que é que está à espera.

    Quem é que o impede de avançar para a "acção directa".

    Dê notícias, depois, para se ver o efeito.

    Ou ainda vai ver o que dizem os livros?

    ResponderEliminar
  7. Aqui o BG parece acreditar que alguma vez a justiça social vai ser alcançada nas eleições, que o capitalismo vai deixar que o socialismo seja implantado pelo voto. Pelos vistos contenta-se com ter mais uns votos e uns deputados. Não muda o mundo, não melhora a nossa vida mas fica satisfeito. Eu não, e se já vivi uma revolução acredito que ainda possa viver outra. Se não tiver vida para isso que crie as condições para que os meus filhos a possam viver. Não me conformo com o actual estado de coisas como os partidos do sistema, dos que se dizem de direita ou de esquerda, parecem fazer

    ResponderEliminar
  8. Meu caro BG:

    Lá por o nosso amigo protestar da maneira que entende protestar, nunca lhe diga eu o que deve fazer. Por isso, deixe-se de paternalismos bacocos que os outros também têm cabecinha em cima dos ombrinhos. De qualquer das formas, se voto ou não, se votei em branco ou não, não será com certeza da sua conta. Muito menos o sentido que dei a qualquer que tenha sido a minha acção.
    Acção directa é muito giro, mas o que vamos fazer, chaciná-los a todos, como fizeram os Partidos Nacional Socialistas e os Partidos Comunistas? Também já não vivemos nesse mundo... Mas compreendo que muitos tenham saudades de Hitler, Mussolini, Estaline, Mao ou Pol Pot... Nem todos podem ter os parafusos todos.

    ResponderEliminar
  9. zé do boné12/6/09 19:13

    Kaos, abstencionistas & companhia SARL. Já vos desafiei varias vezes para desenvolverem as vossas estratégias...ou será que vocês, vão ficar a espera que aconteça. Diz pá, diz lá como se faz. -Nós estamos a "espera"

    ResponderEliminar
  10. zé do boné12/6/09 19:16

    Ó Cirrius esqueceu-se e dos outros?

    ResponderEliminar
  11. Kaos!

    Tudo bem. Mas não está a responder ao que foi solicitado. Recusa-se a dizer o que já devia ter dito: então, agora depois da abstenção e dos votos em branco o que se segue?

    Cirrus

    O que é que lhe deu? Ou isso dá-lhe com frequência?

    De si tinha dito alguma coisa?

    De passagem, faz referência a um comentário que fiz para o Rebel. Mas foi infeliz, sabe, é que na sua irritação só mostrou que não saber ler.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. A expressão da indignação de uma pessoa não pode ser vista ainda como uma declaração de intenção, BG!
    Vejo com frequência o que dizem os livros. É um vício que alimento desde muito novo. Mas também olho para a realidade. E a realidade diz-me que esta oligarquia de cáca é sustentada pelas candidas mentes que vêem nalguma parte do espectro político-partidário actual a salvação. Estou farto de "projectos" messiânicos.
    Ora Messias, nem o Porto! É tudo para vomitar!
    Mas se precisa de uma revelação, aqui vai uma capaz de alterar por completo a sua vida: D. Sebastião morreu em Alcácer-Quibir e não volta mais,e foi o melhor que nos podia ter acontecido...

    ResponderEliminar
  15. BG

    Sei ler muito bem. Mas também sei quando as pessoas desdenham as outras por estas darem as suas opiniões, honesta e imparcialmente.
    O que demonstra é sede de violência e facciosismo extremo, coisas que normalmente dão em comentários estéreis como o seu.

    Quem é o meu amigo para dizer seja a quem for o que fazer no dia das eleições? O dono da verdade? O tom jocoso dos seus comentários não deixa antever seriedade suficiente para mandar alguém fazer seja o que for.

    ResponderEliminar
  16. Zé do Boné

    Não percebi o quis dizer. Há-de convir que o português empregue não é o melhor, e a frase apresta-se a múltiplas interpretações, desculpe-me o amigo.

    ResponderEliminar
  17. Rebel

    OK, já deu para perceber até onde vai essa "acção directa"

    Que tal um outro plano de acção?


    Cirrus

    Do que é que fala? Sabe?

    Volto a perguntar-lhe, isso dá-lhe muitas vezes?

    ResponderEliminar
  18. BG

    Sei, sei bem do que escrevo.

    Dá-me sempre que tenho comentários como o seu defronte dos olhos. Provocações gratuitas, pura e simplesmente.

    ResponderEliminar
  19. Oh Kaos, eu venho aqui com bastante regularidade e costumo concordar com a maior parte do que escreves, mas explica-me lá melhor isso da democracia directa. Não me refiro ao modelo, porque esse conheço. Refiro-me sim ao colocá-lo em prática num país com 8 milhões de eleitores. Punha-se os portugueses a votar todas as semanas? E dinheiro para sustentar tal coisa? Ou era de graça? Que esta pseudo-democracia está podre não é novidade, mas como é que pensas que um modelo de democracia directa pode ser posto em prática em países tão populosos (e o nosso até é dos que menos população tem na Europa por km2, mas mesmo assim...)?

    Saudações e continuação de bom trabalho
    Miguel Meira

    ResponderEliminar
  20. Cirrus

    É de si que fala....

    E pelo que escreve se revela o fanático defensor do status quo que é!

    ResponderEliminar
  21. BG:
    Que tal votar em branco?
    Que tal desenhar um grande bastos em cada boletim de voto?
    Que tal manifestarmo-nos na Praça Pública?
    Que tal uma Grrve Geral?
    Que tal um grupo de cidadãos propor um pacote legislativo anti-corrupção à Assembleia da República?
    BG, que tal puxarmos pela cabeça, sempre sem alimentar farsas?
    Que tal, BG?

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Que tal inundarmos a Gomes-Teixeira de faxes e e-mails a pedir esclarecimentos sobre as aquisições no Heron-Castilho?
    Que tal inudarmos Belém de faxes e e-mails a pedir explicações sobre o BPN de que o PR nunca teve acções, como nunca as teve nenhum português, porque o Banco era detido a 100% pela SLN, onde o PR teve acções que vendeu a preços que, no mínimo, são suspeitos?
    Que tal tudo isto, BG? e sem a merda do voto, BG?

    ResponderEliminar
  24. Passei-te o Desafio "Tá a Filmar" ...!
    O desafio consiste em escolher cinco situações da vida
    para passar em câmara lenta.

    ResponderEliminar
  25. Udl:
    O que não podemos aceitar é que alguém que seja eleito haja como se lhe tenha sido passado um cheque em branco. A democracia directa pode ser feita e há muitas alternativas. Antigamente só em assembléias populares podia ser aplicada, mas com as novas tecnologias até no multibanco se podiam fazer referendos. Haja vontade que as soluções também se encontram.

    ResponderEliminar
  26. BG:
    Colocas em acusa o valor do meu não voto pelo que posso também colocar em causa o valor do teu voto. Posso fazer-te a mesma pergunta e agora? Que ganhou alguém com o teu voto?
    Mas, o meu não voto foi uma afirmação de um não à União Europeia. O poder tenta retirar-lhe o valor que tem, mas cada vez somos mais a questionar o sistema e acredito que será o povo a decidir o seu futuro. Para alguns é na elite que está a resposta, para mim está no povo do meu país. Ai longo da história já mostraram defender a nossa independência quando isso é necessário. Nesse dia lá estarei e haverá muitos Vasconselos que merecerão ser defenestrados.

    ResponderEliminar
  27. Zé Leitão13/6/09 00:35

    Qaulquer "aclão directa terá que começar em pequenos núcleos e a nível local.
    Falta defenir "acção directa".
    A nível local, existem várias possibilidades:
    Colectividades, associações cívicas dos mais variados objectivos, juntas de freguesia que aceitam trabalho voluntário. Ou um grupo de pessoas cria uma associação nova e começa a trabalhar.
    É preciso "apenas", alguma criatividade, vontade e muita dedicação.

    Ideias precisam-se.

    ResponderEliminar
  28. Sim, também me ocorreu uma solução electrónica, mas não sei até que ponto não será facilmente viciável (um pouco à imagem do que aconteceu com o referendo de Chávez à Constituição da Venezuela em que vários votantes se queixaram do sistema informático lhes ter alterado o sentido de voto ou de ter feito automaticamente a escolha, sem que eles o tivessem autorizado).

    ResponderEliminar
  29. Rebel!

    Porque não avanças!

    Kaos,

    O meu caro está parado, depois da abstenção e dos votos em branco.

    O meu voto serviu para alguma coisa. O Sócrates já está para ir, a política de direita pode ir também. As rupturas têm um ambiente mais propício para se fazer. Reforcei aqueles que podem fazer e podem conduzir a que se faça, correr com os do poder, os Sócrates, os Cavacos, as Ferreira Leites, os Portas, não apenas dar-lhes avisos, isso pode ser importante para o Kaos, não para mim.

    ResponderEliminar
  30. joao serra13/6/09 01:22

    Sô Kaos! Enganou-se!

    Democracia = Demo = Experiência

    Democracia = Cracia = Política

    Logo, trata-se de uma experiência política a que vivemos, actualmente, sabendo que não há regimes perfeitos, vivemos uma espécie de governo experimental, esta é a verdade!!!

    A Democracia é uma ilusão que oculta a realidade da Natureza do Homem, enquanto ser evolucional!!!

    ResponderEliminar
  31. BG:
    Não estou parado agora porque nunca estive parado. Quanto a ajudares derrotares o Sócrates e teres colocado gente que pode derrotar a direita só podes estar a brincar. A direita está mais forte e a esquerda continua a milhas de poder ser poder. Nunca lhe permitirão isso. Abre os olhos.

    ResponderEliminar
  32. João Serra:
    Provavelmente terás razão com o Demo. Foi assim que recebi a informação e posso estar enganado. Quanto à natureza do homem acredito que pode melhorar se conseguir ter os instrumentos e a vida que o ajudem nisso. O homem tanto pode perder toda a racionalidade e voltar à animalidade (Basta ver exemplos como a Sérvia, Bosnia, Darfur ou muitos outros) como pode evoluir e assumir no seu intimo a beleza, a solidariedade e a liberdade. A nós cabe seguirmos o caminho que nos pareça o melhor e esse, para mim será sempre o de dar as maõs a quem viage no mesmo caminho que eu.

    ResponderEliminar
  33. zé do boné13/6/09 12:08

    O que eu queria dizer: é que você Cirrus, se esqueceu dos outros.
    -Esqueceu-se dos crimes do capitalismo!
    Além de mais esqueceu que o Nazismo é na sua génese obra do Capital... Tinham-na bem ferrada só que o Zé dos Bigodes, lhes partiu os dentes.
    -Ao escroque do Pol Pot quem lhe partiu os dentes foi o Glorioso exercito Vietnamita o mesmo pouco tempo antes tinha dado um grandíssima sova nos exércitos dos USA aliás aliados do Polpot pois a CIA fornecia apoio logístico e financeiro aos Khmer Vermelho de Pol Pot, através da fronteira da Tailândia...por aqui se vê onde mora o OVO DA SERPENTE.
    -Mas para lhe avivar a memória vou recorda-lhe.
    -Operação Condor para América latina e Caribe.Projecto politico desenhado e financiado pelos EUA Que levou ás ditaduras:-Argentina milhares mortos e desaparecidos às mãos dos militares fascistas... Ditadura Brasileira também milhares de presos políticos torturados e mortos tanto pelos militares como pelos esquadrões da morte etc , etc - O Chile, de todos conhecido mas pouco... Paraguai,Uruguai,El Salvador, Nicaragua,Etc, etc Tudo obra dos tais que o CIRRUS, esqueceu vá se lá saber porquê???
    Mas há mais os crimes do Apartheid na África do Sul também têm autor os crimes no Ex. Congo Belga com a assassinato de Patrice Lumumba, assassinado a mando da Casa Branca 1961, não lhe diz nada? Repressão na Palestina pelo Cão de fila dos defensores dos DH,-Indonésia Golpe de Estado Comandado pelo sr. Suharto, ditadura feroz e repressão de horror sobre os comunistas milhões de mortos mandados executar pelos defensores da civilização Ocidental um holocausto mais! Saído das mãos da Casa Branca. Os crimes na guerra do Vietname no Laos,Cambodja.

    -E fico por aqui.

    ResponderEliminar
  34. Zé do boné,
    Vejo que leu o «Livro Negro do Capitalismo», mas também devia ler o «Livro negro do Comunismo», nem que seja porque o livro negro do capitalismo foi uma reacção ao livro negro do comunismo, e fica com uma visão mais ampla e equilibrada destas coisas...
    Há aqui várias pessoas - incluindo-me a mim - que consideram que um crime é um crime. Ponto final. Não falamos de política como um anormal de uma claque fala de futebol: sempre pronto a desculpar as «da sua equipa». Merda é merda, não é caramelo vaquinha.

    Aproveite para dizer que odeia todos os judeus, e que os quer a todos no crematório. Assuma-se: vai ver que se sente melhor depois de tirar este esqueleto do armário.


    Anónimo das 18:33
    Estou consigo.

    Assina: um contribuinte que está farto de ser chulado pelas mafias da política.

    ResponderEliminar
  35. Isto começa a assemelhar-se imenso a um campeonato de evocação de chacinas!
    Vamos ver quem chacinou mais?
    Não vou jogar a esse jogo!

    ResponderEliminar
  36. BG
    Não avanço porque o sinal está vermelho e o polícia está a olhar!
    Esta conversa começa a ter semlhanças perigosas com um encontro de catequistas em que cada uma tenta levar as outras a tomarem a sua hóstia!
    Não vou nessa, Vanessa!

    ResponderEliminar
  37. Zé do Boné

    Boa visão do mundo que o meu amigo tem. É para si extremamente claro que o capitalismo fez milhões de vítimas. Também para mim, meu caro. Tantas como o comunismo, talvez mais, talvez menos. Por isso, por todos os que esqueci, talvez o meu amigo tenha outros tantos a recordar...

    ResponderEliminar
  38. BG

    Meu caro, não quero entrar em redundâncias que não levam a lado nenhum. Registei apenas a sua forma de se didigir às pessoas, que compreendo agora ser a sua forma, e por isso não deve ser condenado.
    Eu tenho as minhas iniciativas de combate a esta democracia podre, vão muito além do mísero voto num partidozeco de esquerda saudoso dos dias de ditadura repressiva e dos gulag. Se essa é a sua forma de combater o regime vigente, vá em frente, há já 30 anos que estão a ir em frente e isto sempre a mudar. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  39. BONITO.....ahahahahahahahaha é só revolucionários independentes da acção directa prá gente se rir......ahahahah só falta o Xulinho da Marinha e seus muchachos musculosos que ele diz que são a malta que apanha a merda lá na Marinha ahahahahahahah gandas pontos !!!

    ResponderEliminar
  40. é pá ó Rebel...essa é porreira...vamos mandar faxes para Belem para protestar ? é pá, mas não consta que lá o pessoal tenha falta de papel higiénico ahahahahahahahaha tu és um prato,..ouve uma coisa e irmos todos com um taco de beisebol invadirmos a casa do Sócas e destitui-lo,..achas boa idéia ??/

    ResponderEliminar
  41. Xulinho aparece meu puto....tás perdoado, vamos beber umas bejecas...mas já sabes não tragas os tais gajos musculosos de que tanto falas hein ? dá mau aspecto, fica com eles lá na Marinha a apanhar o lixo ok ? ahahahahahaha

    ResponderEliminar
  42. acordabranjos13/6/09 22:46

    é giro vir aqui ver este grupo do grupo. um punhado de ignorantes, exceto uns poucos como o boné e o tiago, mas poucos mais.
    o capitalismo continua a matar de fome 8 crianças por minuto, a descartar a vida de 200.000.000 de putos, a matar à bomba outros milhares e de fome outros milhões.
    as mortes que se atribuem ao comunismo foram assassinatos do exercito alemão na 2ª guerra, as centenas que foram para os gulag eram tipo salazar.
    a verdade é que se a cccp não tivesse chegado a berlim, nem tinha havido normandia nem um blogue como este.

    ResponderEliminar
  43. Este acordabranjos ou é burro ou comeu merda quando era pequeno!
    Tem um raciocínio tão bôto que nem a lei da causalidade respeita.
    Porra que a liberdade tem também o inconveniente de permmitir o acesso à net a broncos como ele!
    De facto, com Salazar ou com Estaline gente desta teria de estar calada. Mas isso, seria também uma terapia eugénica!

    ResponderEliminar
  44. acordabranjos:
    Engraçado que fales dos 200 milhões de crianças que são exploradas mas nada tenhas escrito no post onde falo do assunto.
    Quanto ao assunto dos mortos do faxismo ou do comunismo parece-me ridiculo tentar branquear um lado culpando só o outro. A realidade é aquilo que é e não como gostávamos que fosse. Negar a realidade não a altera

    ResponderEliminar
  45. Kaos:
    Para além dos seus líderes e outros dirigentes, é gente desta que dá mau nome aos partidos, sejam eles de esquerda ou de direita. Nem vale a pena bater no ceguinho. Entrou aqui a ofender tudo e todos.
    Era tudo ignorante e ele é que sabia da coisa!
    Afinal parece que nem sabe da cronologia dos acontecimentos que refere. Deve ter tirado algum curso de "estórias" na universidade do socrates...

    ResponderEliminar
  46. Quando falei em massacres, citei ambos os lados da barricada. Ambos são responsáveis. Querem que acrescente o capitalismo selvagem? Claro que acrescentos, não tenho problemas de consciência em fazê-lo. Não sou militante de nenhum partido nem falo seja por quem for a não ser por mim mesmo. A minha família teve vítimas do salazarismo. Mortais. Coisa que não esqueço. Por isso, quem quer branquear crimes do pior que se cometeu, em nome do fascismo, do capitalismo e do comunismo, pode beijar-me o... , pois vozes de burro não chegam ao céu... Não sei a quem conseguem tapar os olhos, a mim com certeza não será.

    ResponderEliminar
  47. Pois é, não passa de um patego a gozar connosco. Em cada 100, 64 não foram lá e mais 6 foram e uns disseram o mesmo e outros escrevam raios e coriscos. Mas o que é que queria essa esfínge que fizessemos se em vez de nos falarem da UE os candidatos passaram o tempo a chamar tudo o que de pior havia uns aos outros...? Estamos é tramados se não corrermos com eles rapidamente e de todas as cadeiras dos diversos poderes onde se sentaram. e se tivessem vergonha na cara eles próprios se deviam de recusar a assumir o cargo. Na impossibilidade era esse botas que em vez de nos dar lições a nós lhes devia dizer a eles "todos para casa...".

    ResponderEliminar
  48. Essa seria a conclusão lógica a tirar... Talvez quando chegarmos a 95% de abstenção lhes dê um flash...

    ResponderEliminar
  49. acordabranjos14/6/09 19:27

    o cúmulo da incoerência é defender a abstenção com fé numa interpretação pelo sistema.
    devem pensar que o cavaco não os topa, mostra-se preocupado pela abstenção para vos mostrar onde bater, assim mantem-vos caladinhos, como o sistema requere.
    quando é que acordam e se fazem homens?

    ResponderEliminar
  50. acordabranjos:
    Eu não tenho fé nenhuma que o sistema tome consciência da realidade e que mude. Acredito é que são os cidadãos que cada vez tomarão mais consciência da realidade e que chegará o dia em que, deixarão de acreditar em messias e senhores da verdade e tomarão a solução dos problemas nas suas mãos.

    ResponderEliminar
  51. zé do boné15/6/09 10:32

    - Cirrus:
    -Não tenha dúvidas que até tenho muitas; muitas mais do que você Cirrus, poderá imaginar. Podendo mesmo começar pelo nosso próprio povo, fazendo uma visita por alto à revolução industrial, talvez um pouquinho antes e não chegaria este espaço para as poder nomear a todas. Dentro dos meus humildes conhecimentos - não permito que se branqueie a História!

    ResponderEliminar
  52. Zé do Boné

    Concordo inteiramente consigo!

    Mas permanece um facto:
    Também não podemos branquear os massacres do comunismo. Ou podemos?

    ResponderEliminar
  53. zé do boné15/6/09 17:42

    Massacres são massacres sejam eles de quem forem são sempre condenáveis aliás condeno qualquer tipo de violência gratuita sobre inocentes... Torno a dizer violência gratuita sobre inocentes e só estes.Para que bem se entenda!
    Além disso queria deixar bem claro que não alinho em deturpações da História nem em mistificações de números, falaciosos.Já em outros fóruns descamarei essa contabilidade que querem atribuir a um sistema politico que nunca existiu no planeta Terra a não ser na Pré-história ai sim existiram sociedades "comunismo primitivo" de que ainda hoje sobram vestígios portanto acho abusivo atribuir ao um sistema que nunca "existiu" actos que só podem ser praticados pelo que efectivamente é existente.
    -É uma questão de materialismo histórico ou não será.

    ResponderEliminar
  54. Também eu não aceito a violencia e os massacres venham eles de quem venham. O Zé do Boné diz que não se pode atribuir massacres ao comunismo porque ele não existiu. Concordo que o verdadeiro comunismo nunca existiu talvez porque seja uma utopia tão grande como a anarquia. Eu acredito que aquilo que é utopia hoje pode ser realizavel no futuro. Esperemos que o homem possa algum dia atingir tais niveis de evolução

    ResponderEliminar
  55. zé do boné15/6/09 18:57

    Caro amigo Kaos, a História assim o vêm demonstrando... as transformações são lentas mas existem... basta, ver a forma como os homens, tratavam outros homens: em tempos não muito distantes, para concluir que as coisas vão avançando ...não como desejamos...mas avançam! Como diz o poeta "O mundo pula e avança, como bola colorida , nas mãos de uma criança."

    ResponderEliminar
  56. Zé do Boné

    Acredite que compreendo a sua posição, ou seja, não pode ter havido massacres atribuídos ao comunismo porque este nunca existiu. Correcto, até aí entendo eu.
    Só não entendo então quem os fez.

    Que você queira considerar que o comunismo nunca existiu no terreno, até aí tudo bem. Mas politicamente, meu caro, ele existiu, ainda que, como diz, não tenha chegado a implantar-se no terreno. Mas não vamos ao ponto de chamar capitalistas aos facínoras Mao, Estaline, Pot, Tito e outros mais. Olhe que dá um treco ao Jerónimo, pois o homem até considera a Coreia do Norte um bom exemplo de democracia - olhe, esqueci-me desses, também...

    Pode nunca ter existido, mas foi em nome do comunismo que estes crimes foram cometidos. Branquear, sim, mas tanto...

    ResponderEliminar
  57. acordabranjos15/6/09 21:05

    um pequeno extracto de uma entrevista feita a Álvaro Cunhal, retirado da revista "Expresso", publicada em 11de Março de 2000:

    O comunismo existirá depois de Fidel Castro?

    Não há comunismo em Cuba... Há sim uma sociedade visando a construção do socialismo, o que é muito diferente. O comunismo diz mais respeito à posição ideológica dos partidos comunistas, objectivo último que ultrapassa as fases transitórias mais diversas, como as experiências – boas ou más – que se realizaram e já tiveram lugar... Cuba merece solidariedade... E é um absurdo dizer-se que se está contra Cuba porque lá não há liberdades democráticas e existe um só partido.

    Como se chama, então, o regime político de Cuba?

    Não há nome político para o caracterizar. É um regime político em que os dirigentes têm um tão grande apoio popular que resistem às mais diversas ofensivas militares ou aos crúeis bloqueios económicos. Considero-o um regime democrático na sua essência e nesse tão grande apoio popular.

    O que é o comunismo?

    Comunismo é uma etapa ulterior e superior do socialismo.

    Acha que ainda ninguém atingiu o «comunismo»?

    O comunismo, ninguém. Sociedades socialistas nos seus fundamentos, sim. Algumas são experiências riquíssimas, outras têm caminhos complicados... E alguns tão complicados que levaram até à derrota desses países.


    Muito bem Zé, um homem esclarecido vale por um blogue inteiro.

    ResponderEliminar
  58. Poucos são os políticos que respeito, Mas daqueles por quem tive e tenho um solene respeito foi precisamente Álvaro Cunhal! Tal como tenho respeito por Adriano Moreira e mais alguns homens sérios e intelectualmente válidos que escasseiam na vida política portuguesa.
    Mas já não há gente dessa no activo!
    Só isso, já torna o voto nulo ou branco um voto significativo!

    ResponderEliminar
  59. Devo ter sonhado, mas agora este senhores acordaram-me! O comunismo e os comunistas nunca existiram!

    Não sei porque lutamos, meus caros. Mais vale desistir!

    ResponderEliminar
  60. zé do boné16/6/09 15:22

    Cirrus não havia necessidade de o caro amigo entender a minha posição porque até parece que não entendeu nada e só diz ter entendido por simples cortesia. Mas vamos ao que interessa:Para melhor o entender eu digo-o de outra maneira atrivuir sejam que massacres ou crimes forem ao Comunismo será o mesmo que atribuir a "Santa" Inquesição aos Evanjelhos.
    Ps:
    Mais tarde volto. porque não é meu feitio deixar as respostas a meio.
    Boa tarde a todos.

    ResponderEliminar
  61. Zé do Boné

    Não lhe fica bem atribuir capacidades de entendimento aos outros. Entendi e bem, não se preocupe. Não é só o senhor que tem cabecinha em cima dos ombros.

    E mais entendi que não se podem branquear massacres devidos ao fascismo e ao capitalismo, porque esses ocorreram mesmo. Já quanto aos massacres atribuídos ao comunismo, não se pode fazer tal associação porque pura e simplesmente nenhum dos líderes mencionados era comunista, ou, pelo menos, conseguiu implementar o comunismo, apesar de esforços mais ou menos meritórios. Logo, apenas se pode atribuir tais acções aos líderes e não ao regime.
    Entendi bem? Está a ver? às vezes as pessoas até conseguem pensar duas coisas, e uma a seguir à outra! Mesmo antes de mergulhar na minha imbecilidade habitual, hein??

    Só que isso é o mesmo que dizem os que estão do outro lado da barricada, os capitalistas e fascistas. Ou nunca os ouviu falar? Atenção, esta é uma constatação de facto, não a minha opinião.

    A minha opinião é que estamos todos empenhados em branquear o nosso lado da barricada (sim, porque, a situar-me em qualquer um dos lados, escolho o seu, sem dúvida). Às vezes, das formas mais originais possível. Mas escusa de o fazer para comigo, eu estou consigo. Diga-o aos outros, pode ser que eles acreditem...

    ResponderEliminar
  62. zé do boné16/6/09 18:27

    Cirrus, não foi minha intenção atribuir capacidades e duvidar das capacidades fosse, de quem fosse.- Muito menos das suas!-O problema é que o caro amigo, mete tudo no mesmo saco, e isso não é justo. Por ex: O amigo mistura Pol Pot com Estaline e até chega mesmo a colocar ao lado destes dois. o Marechal Tito: 1ºComecemos pelo primeiro gostava: gostava que me esclarece-se quais os massacres ou crimes de Tito.
    2ºquanto ao segundo Estaline, não tenho duvidas sobre as atrocidades deste. Não é pessoa que eu respeite muito! ("Lenine, achou que a escolha de Estaline não teria sido a mais feliz ")
    - Até porque, tenho algumas dúvidas sobre variadíssimas decisões politico/ militares, tomadas por Estaline. ""atenção não me estou a referir ao pacto germano /soviético""
    -Também me assaltam outras, aqui vou entrar em contabilidade sem complexos; até porque ela é necessária para poder-mos fazer alguma luz sobre os números que lhe são atribuídos. Se tomar-mos em conta todos os massacres e crimes atribuídos a Estaline muito de pressa nos dá-mos conta que a serem verdadeiro a URSS ficaria sem população. pois além destes teríamos que somar todos os outros Guerra Civil intervenção estrangeira na mesma, "há muita gente que desconhece este episódio da intervenção estrangeira na guerra civil após a Revolução de Outubro" Pandemia de tifo generalizada...para a vermos basta ler ("O Don Tranquilo" volumes) Mikhail Cholokhov , vale bem a pena.)2ª grande Guerra onde a URSS sofre mais de vinte milhões de vitimas ou seja + 1/3 das vitimas de toda a Guerra.... enfim somando isto tudo no fim só restaria mesmo Estaline e o seu cão de fila srº Beria.
    -Quanto ao Pol Pot- Só mesmo por destração ou outro moptivo qualquer pode o dito ser tido com Marxista Leninista-
    -Sobre Mao, sinceramente tenho muita pouca informação também nunca o achei Comunista- Penso que usou o Marxismo-Leninismo como plataforma para estabelecer um filosofia muito própria tenho também muitas dúvidas quanto a Mao sinceramente um dia destes vou-me debruçar-me um pouco sobre este personagem palavra.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger