segunda-feira, junho 15, 2009

Milhões e indignações

milhares de milhões

Por mais que se queira passar ao lado daquilo de que nem temos vontade de falar, a insistência da comunicação social acaba sempre por conseguir que nos sintamos obrigados a dizer alguma coisa. Ultrapassando o aberrante de se pagarem 94 milhões pelo passe de um jogador de futebol, dos muitos milhões que vai ganhar por mês foi ouvir uma televisão fazer as contas de quantas vezes vale o peso Ronaldo em ouro ou a das Nações Unidas que calcularam que o dinheiro da transferência dava para mata a fome a oito milhões e 600 mil etíopes, que me fez questionar porque ninguém faz estas contas para gestores da EDP, da GALP e de muitas outras grandes empresas e bancos. Ou a quantos etíopes matava a fome os 10 milhões que o Cadilhe recebeu, em fundos de pensão para poupar nos impostos, só para ser gerente do BPN durante seis meses. Ou quantos vezes vale o seu peso em ouro o Dias Loureiro, o mais bem sucedidos ex-politico deste jardim e que, mal a justiça se aproxima, descobre que não tem quaisquer bens em seu nome. Evaporaram-se. Quanto vale em milhões um Nobre Guedes que, para evitar incompatibilidades, ao assumir um cargo de Ministro, desiste de trinta dos cargos que “desempenhava” em empresas e autarquias. Quantos milhões se retirariam da fome, quantos empregos se criariam, quanta miséria se erradicaria se também se contabilizassem em pesos e comparações os milhões que esta gente arrecada sem mesmo ter de correr ou suar um bocadinho. Indignemo-nos com os 94 milhões que os Espanhóis vão pagar ao Ronaldo, mas primeiro indignemo-nos com os muitos mais milhões que esta gente recebe dos nossos impostos e do futuro que não deixam este país poder ter.

7 comentários:

  1. A culpa não é dele (Ronaldo) mas de quem lho (dinheiro) dá.

    Estou-me cagando para o dinheiro que o dito ganha ou vai ganhar, e muito mais para o dinheiro que o Real de Madrid pagou ou vai pagar.

    Choca-me e indigna-me, isso sim, os roubos que banqueiros, empresários sem escrúpulos, governantes ou ex.governantes, especuladores bolsistas, capitalistas internacionais com depósitos em offshores, etc., esses sim os grandes responsáveis pela fome na Etiópia e não só.

    ResponderEliminar
  2. Parece que neste País só agora começaram a roubar. Se formos falar, por exemplo, do passado de Mário Soares, do assalto dos assassinos das FP'25 em 1980 que rendeu, na altura, mais de cem mil contos, daquilo que os comunas roubaram pós 25 de Abril quando tomaram de assalto o poder, então meus amigos, temos aqui conversa para muito tempo. Ah! É verdade, este blog ainda não existia na altura!

    ResponderEliminar
  3. anónimo 11:01
    Realmente este blog só existe há 3 anos e meio e, não, neste país não se começou a roubar só agora, mas que aprefeiçoaram o sistema disso não há dúvidas. Quanto aos "comunas" considero interessante o veneno como alguns falam deles como se fossem os culpados de todos os males do mundo mesmo quando os assuntos pouco tenham a ver uns com os outros. Será algum ressentimento de culpa?

    ResponderEliminar
  4. Quando falam de crise...que n~ao h´´a dinheiro...dinheiro e coisa que nao falta!!!!!! Esta ´´e muito mal distribuido!!

    ResponderEliminar
  5. A mim não me afecta minimamente a quantia paga pelo passe do Cristiano. É um negócio privado, entre duas empresas que estão no ramo do futebol e isso é lá com elas. É dinheiro que a mim não me vai fazer falta nenhuma, pois não me sai do bolso. E, quer se queira quer não, o Cristiano vai ser muitíssimo bem pago (9 milhões por ano) por ser o melhor do mundo na sua profissão. O que realmente choca é que se quer fazer destes 9 milhões um roubo, mas dos 1500 milhões do BPN ou dos 1000 milhões do BPP um "desvio".

    Esses milhões todos não matavam fome a ninguém, não?

    Mas alguém falou nos roubos pós-25 de Abril, e tem toda a razão. Há muito que se rouba neste país, até muito antes disso. Falou-se no Mário Soares... nem comento... com gajos como esse à frente seja do que for só pode dar roubo mesmo!

    Comparar o estatuto do Cristiano, que é assalariado (embora ganhe uma fortuna) com a de ladrões é, no mínimo, infeliz.

    ResponderEliminar
  6. Oh Kaos, digo mais: é que, ao menos, o Ronaldo está pago daqui duas épocas com as receitas todas que vai gerar. E quem paga os compadrios e as falcatruas desses iluminados políticos? NÓS!

    ResponderEliminar
  7. Há máquinas de lavar fantabulásticas... Dinheiro lavadinho dá muito jeitinho!
    É assim, "o que faz falta é animar a malta...". Enquanto uns ficam ufanos com as jogadas simbólicas, outros metem, realmente, uns belos "golaços"!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger