terça-feira, junho 16, 2009

O Google, o Koogle e o resto

koogle

Graças ao Koogle, os judeus ortodoxos já estão autorizados pelos rabinos a utilizar a Internet. Este motor de busca kosher bloqueia o acesso a todos os conteúdos proibidos pela lei judaica, como todo o material sexualmente explícito.
O Koogle, cujo nome é um trocadilho com o prato tradicional judeu kugel e o motor de busca Google, foi criado com o apoio de rabinos ultra-ortodoxos e bloqueia todos os conteúdos menos próprios, como a maioria das fotografias de mulheres, que os rabinos consideram "imodestas". Os links para notícias israelitas e sites de compras são também filtrados, para que itens proibidos pelos rabinos, como televisões, não sejam visíveis. Mesmo o sabat, o dia de descanso semanal dos judeus, também é respeitado. O site não permite qualquer compra online neste dia em que a lei religiosa proíbe todos os tipos de trabalho e negócio.

Tanto criticam os ocidentais o fundamentalismo religioso de alguns e a falta de liberdade que existe em certos países como a China mas não parecem incomodados que os que chamam de “amigos” não tenham um comportamento melhor que eles. Se a este triste espectáculo de falta de liberdade e de fundamentalismo não bastasse temos ainda a sua postura criminosa e expansionista para com a palestina. O projecto apresentado pelo primeiro-ministro israelita. Benjamin Netanyahu, para a criação de um estado palestiniano seria uma ofensa para qualquer um de nós ao limitar os direitos de se ser livre e soberano no seu próprio país. Isto para não falar da continuação do crescimento de colonatos em áreas ocupadas e que desejam definitivamente anexadas. Que diriam os nossos hipócritas dirigentes ocidentais se não fosse o compadrio e cumplicidade que têm com o estado de Israel? Por muito menos encontraram justificação para invadir o Iraque, destruir o Líbano e ameaçar o Irão.
Nada tenho contra nenhum credo ou raça, acredito que todos têm o direito à sua existência e à sua liberdade, não aceito é que em nome de uma religião ou de um povo se matem inocentes e se pratiquem barbaridades. Não aceito é que o governo que me representa se coloque de um lado da barricada sem olhar á justiça ou à razão só por inconfessáveis interesses. Estou farto da política da hipocrisia.

3 comentários:

  1. O Koogle só deve bloquear imagens da Faixa de Gazah...

    ResponderEliminar
  2. Poder-se-á chamar livre a um país que pratica o genocídio de outros povos?

    Penso que o "problema" entre Israel e a Palestina se situa na radicalização das posições de ambos, ou na ortodoxia extremada das seitas religiosas.

    Há em ambas as partes quem queira a paz e a concórdia, e também há quem queira ver o extermínio do outro.

    Sempre assim foi, e (infelizmente) sempre assim será, enquanto a hipocrisia dos chamados "donos" do mundo continuar a achar que o equilíbrio (digo morte de inocentes) é a melhor forma de resolver as questões, então vamos continuar a assistir à degola dos mesmos.

    ResponderEliminar
  3. Pelo que percebi o Google de busca continua a funcionar em Israel. Na China e afins é que não. talvez aí resida uma certa diferença...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger