quinta-feira, agosto 06, 2009

A justiça em cavacos

A justiça de cavacos

"O PSD terá, com certeza, uma atenção especial ao sistema de Justiça, particularmente com um aspecto que é mais confrangedor, a morosidade da Justiça", afirmou Manuela Ferreira Leite, após uma visita de mais de duas horas às instalações centrais da PJ, em Lisboa.

Será que temos aqui uma primeira ideia para o programa eleitoral do PSD? Desconfio que na sua politica de verdade isto não passe de mais uma treta, bastando saber que quem “aprimorou” esta justiça de compadrio e que não funciona foi o seu patrono Cavaco Silva. Aliás, basta olhar para a lista de deputados, que ela criou, para ver que ser acusado de corrupção ou de ilegalidades não é suficiente para os retirar de lá. Muito provavelmente será até uma das razões para dela fazerem parte.

2 comentários:

  1. Anónimo6/8/09 12:22

    Este país está "podre". Se não houvessem tantos recursos possíveis no nosso sistema judicial e a Justiça tivesse os meios necessários para investigar e julgar os casos de corrupção que vão sendo denunciados, alguns deles, pelo menos, dariam penas pesadas o nunca aconteceu ainda e desconfio que nunca contecerá. Reparemos no que sepassou recentemente nos EUA onde um enorme escândalo financeiro foi investigado, julgado e deu condenação pesada a uma figura importante. Os recursos infindáveis que o nosso sistema judicial permite e que apenas favorecem os ricos com meios para os explorar são outro motivo. Assim a única pena que os atinge será gastarem um pouco da fortuna obtida sabe-se lá como para pagar a bons advogados que exploram todos os recursos que o sistema judicial permite. Poderemos concluir que assim a justiça não é igual para todos, o que também é injusto e talvez até inconstitucional.

    A culpa é nossa que não somos capazes de desatar o "nó górdeo" que nos prende ao PS e PSD, partidos há demasiado tempo ligados ao poder e sem capacidade de regenaração para resolver o problema de raíz: É preciso a redução dos recursos possíveis, simplificação das leis, dotação de meios para maior celeridade dos Tribunais, aumento das penas efectivas em vez da sua redução.

    Nós devemos desprezar os partidos e figuras políticas conotadas com escândalos de corrupção que transmitem à sociedade em geral esse ambiente e impedem alterações que limpem esta sociedade.

    Zé da Burra o Alentejano

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/8/09 15:16

    Mais: Qualquer recurso implicar SEMPRE o aumento da pena em caso de confirmação, porque é frequentemente usado apenas como expediente para adiar o seu cumprimento.

    Zé da Burra o Alentejano

    ResponderEliminar

Powered By Blogger