quarta-feira, agosto 25, 2010

O Chico à Presidência


O PCP indicou qual vai ser o seu candidato à Presidência da Républica, o Camarada Chico Lopes, como lhe chamou o Camarada Jerónimo de Sousa. Não sei se esta ideia do "Chico à Presidência" será uma boa ou má escolha. Não conheço suficientemente bem o candidato para o poder saber. Espero que seja bom, agite as águas e consiga que algo mude para melhor. Que seja, pelo menos, uma voz incomoda.
Isto estava tudo muito bem, mas não compreendi o que quiz dizer o Jerónimo de Sousa quando afirmou, - "um homem que procurou sempre identificar-se com os problemas do povo e dos trabalhadores e isto é uma carta de alforria que nem todos tem". Carta de Alforria?

"A carta de alforria era um documento através do qual o proprietário de um escravo rescindia dos seus direitos de propriedade sobre o mesmo." (in Wikipédia)

De que escravidão estava ele a ser alforreado?

2 comentários:

  1. Excelente imagem! A foice e o martelo sobre o peito fica-lhe a matar!!!

    ResponderEliminar
  2. Será que os outros candidatos continuam escravos? E este é o único alforriado? E quem lhe passou a carta?

    A frase em si, detém muitos enigmas, que só um bom decifrador consegue ler ou decifrar.

    Era bom que o Francisco Lopes nos traga uma lufada de ar fresco, com linguagem objectiva e concreta, para além de revolucionária, que corte com todos os dogmas do sistema, seus vícios e tiques burgueses.

    Eu duvido, mas dou-lhe o benefício da dúvida.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger