sexta-feira, outubro 05, 2012

Pânico no 5 de Outubro


5 de outubro: a República proclamada... à porta fechada. Sem primeiro-ministro, longe do povo e pela última vez antes do fim do feriado, esta será uma data comemorada quase às escondidas. 112 anos depois chegámos ao dia em que pela primeira vez o chefe de Governo não vai estar nas comemorações e as cerimónias oficiais (com direito a discurso do Presidente da República) não decorrerão no Largo do Município, mas num outro espaço logo ali ao lado, o Pátio da Galé.

Desde que Cavaco Silva chegou à Presidência, em 2006, os jardins do Palácio de Belém estavam abertos ao público no dia da República, e próprio chefe de Estado costumava aparecer e contactar com os visitantes mas este ano os jardins de Belém não abrirão ao público por «razões de contenção de custos», disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.
Bem podem falar de contenção de custos que é evidente que é medo que os faz esconderem-se por detrás de portas. Quando se chega a um momento em que os governante têm medo do seu povo isso quer dizer que a democracia já não existe. Quando só saem à rua com reforços policiais, entram pelas portas das traseiras para evitar contactos com os cidadãos e levam para dentro de portas e transformam em privadas celebrações que sempre foram públicas é porque o medo já se transformou em terror e vivem num constante pânico. Esse é um momento em que já só representam os seus donos e a democracia está morta. Também é este o momento em que temos nós que reconstruir uma nova democracia, mais participativa e mais verdadeira. Uma democracia que vai exigir o empenho e a participação de todos mas que vale a pena pois assim poderemos construir um futuro para todos alternativo a este a que nos querem condenar de precariedade, desemprego, fome e miséria. Está na hora de a exigirmos e a construirmos.



19 comentários:

  1. E o cavaco a hastear a bandeira ao contrário tem um grande significado para esta corja toda. A opus dei representada pelo cavaco acaba definitivamente com a republica que a maçonaria implantou em portugal (com letra pequena mesmo)

    ResponderEliminar
  2. é tudo assim. Isto anda tudo ao contrário como a bandeira. E não vou a manifestação nenhuma que seja só para mandar umas bocas e para ser visto. Quando for para apedrejar bancos, bombas de gasolina ou sedes de empresas que se orientam à conta das nossas desgraças, então aí sim, também irei

    ResponderEliminar
  3. Tbm eu!Força!Unidos venceremos!Vamos reclamar aquilo que é nosso!Portugal é nosso !

    ResponderEliminar
  4. uma facholas a menos, menos 1 voto nos facholas:

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Media/Interior.aspx?content_id=2811248

    ResponderEliminar
  5. Anónimo da 13:05
    Eu não tenho vontade nenhuma de andar à pedrada nem de partir tudo. Acredito que a ocupação do espaço público é a melhor forma de correr com esta corja. A rua é nossa e se todos a ocuparmos e aí permanecermos cai o governo e esta corja possibilitando mudar as coisas sem o perigo de um qualquer ditador assaltar o poder. Não quero ir de mal para pior mas construir uma democracia mais verdadeira e mais cidadã

    ResponderEliminar
  6. STARGATE

    É só uma questão de avançar (todos juntos) a toda a força pelo parlamento adentro e sem medo até os PSP quando virem de repente uma frente de 200 a 300 pessoas a avançar em força dão meia volta e ficam na frente.

    e depois é correr com os fatos armani dali para fora hão-de deixar ficar o chão um bocado borrado mas a agua lava isso tudo

    ResponderEliminar
  7. Sim é hora de reconstruir uma melhor democracia,mas estes fulanos não podem lá estar,porque só teem um objectivo que é explorar e viver á custa do trabalho e esforço dos outros,o objectivo deles é tudo menos fazer uma sociedade,um país, mais justo, mais equilibrado,distribuir a riqueza;veja-se lá fora as medidas que os vários governantes europeus teem feito(aumentar salario minimo,aumentar impostos aos mais ricos,penalizar quem despede,reduzir impostos,cortes nos salarios de ministros,etc etc;vejam cá,é tudo ao contrário,uma quadrilha de delinquentes está no poder há alguns anos para cá, e só destroem,roubam,desviam, destroem tudo o que reforça e sustenta a justiça,a democracia e a "saude" do país...tem que se correr com estes meliantes mercen´rios!

    ResponderEliminar
  8. aqui está a derradeira solução se repararem bem também está virada ao contrario portanto é a melhor solução e com a vantagem de estar de acordo com as ultimas isto é ao contrario tipo juntar o útil ao agradável, senão vejam:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SNPJMk2fgJU

    ResponderEliminar
  9. aqui está a derradeira solução se repararem bem também está virada ao contrario portanto é a melhor solução e com a vantagem de estar de acordo com as ultimas isto é ao contrario tipo juntar o útil ao agradável, senão vejam:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SNPJMk2fgJU

    ResponderEliminar
  10. eu a pensar que já tínhamos batido no fundo afinal...isto não tem fundo

    ResponderEliminar

  11. Equidade fiscal

    Era uma vez dez amigos que se reuniam todos os dias numa cervejaria para beber e a factura era sempre de 100 euros. Solidários, e aplicando a teoria da equidade fiscal, resolveram o seguinte:

    - os quatro amigos mais pobres não pagariam nada;
    ...- o quinto pagaria 1 euro;
    - o sexto pagaria 3;
    - o sétimo pagaria 7;
    - o oitavo pagaria 12;
    - o nono pagaria 18;
    ...- e o décimo, o mais rico, pagaria 59 euros.

    Satisfeitos, continuaram a juntar-se e a beber, até ao dia em que o dono da cervejaria, atendendo à fidelidade dos clientes, resolveu fazer-lhes um desconto de 20 euros, reduzindo assim a factura para 80 euros.

    Como dividir os 20 euros por todos?

    Decidiram então continuar com a teoria da equidade fiscal, dividindo os 20 euros igualmente pelos 6 que pagavam, cabendo 3,33 euros a cada um. Depressa verificaram que o quinto e sexto amigos ainda receberia para beber.

    Gerada alguma discussão, o dono da cervejaria propôs a seguinte modalidade que começou por ser aceite:
    - os cinco amigos mais pobres não pagariam nada;
    - o sexto pagaria 2 euros, em vez de 3, poupança de 33%;
    - o sétimo pagaria 5, em vez de 7, poupança de 28%;
    - o oitavo pagaria 9, em vez de 12, poupança de 25%;
    - o nono pagaria 15 euros, em vez de 18.
    - o décimo, o mais rico, pagaria 49 euros, em vez de 59 euros, poupança de16%.
    Cada um dos seis ficava melhor do que antes e continuaram a beber.

    No entanto, à saída da cervejaria, começaram a comparar as poupanças.
    -Eu apenas poupei 1 euro, disse o sexto amigo, enquanto tu, apontando para o décimo, poupaste 10!... Não é justo que tenhas poupado 10 vezes mais...
    - E eu apenas poupei 2 euros, disse o sétimo amigo, enquanto tu, apontando para o décimo, poupaste 10!...Não é justo que tenhas poupado 5 vezes mais!...

    E os 9 em uníssono gritaram que praticamente nada pouparam com o desconto do dono da cervejaria.

    "Deixámo-nos explorar pelo sistema e o sistema explora os pobres", disseram. E rodearam o amigo rico e maltrataram-no por os explorar.

    No dia seguinte, o ex-amigo rico "emigrou" para outra cervejaria e não compareceu, deixando os nove amigos a beber a dose do costume.
    Mas quando chegou a altura do pagamento, verificaram que só tinham 31euros, que não dava sequer para pagar metade da factura!...
    Aí está o sistema de impostos e a equidade fiscal.
    Os que pagam taxas mais elevadas fartam-se e vão começar a beber noutra cervejaria, noutro país, onde a atmosfera seja mais amigável!..."

    [David R. Kamerschen, Ph.D. -Professor of Economics, University of Georgia

    ResponderEliminar
  12. mas onde é que andaram todos estes assobiadores profissionais durante os 6 anos da ditadura do Sócrates e companhia? com o rabo entre as perninhas e a cabeça entre as orelhas

    ResponderEliminar
  13. a múmia disse uma coisa honesta 'o sacrifício tem de ter um sentido um propósito'
    e foi honesta porque quer dizer que até agora nunca teve um sentido....


    ...embora tenha tido sempre um sentido o bolso deles!


    ResponderEliminar
  14. ...E O PALÁCIO DEL-REI FICOU FECHADO À PLEBE

    viva I3я-┐3

    viva ┐vϦᴒ┴яod

    ResponderEliminar
  15. PRÓXIMO PASSO:

    GOVERNO CONTRATA 2 EMPRESAS ISRAELITAS

    A PRIMEIRA CONSTRÓI UM MURO Á VOLTA DE BELÉM

    A SEGUNDA CONSTRÓI UM MURO Á VOLTA DO PALÁCIO DE S.BENTO

    ResponderEliminar
  16. hoje foram poupados uns trocos em medalhas, ou não, e ninguém soube ou viu!

    ResponderEliminar
  17. lolitas do caralh...

    ResponderEliminar
  18. Para muros o melhor era contratarem duas empresas egipcias: foram os primeiros a meter um muro à volta de gaza. Já agora, o Cavaco e o fofinho do António Costa devia levar com um mastro de bandeira pela peida acima.

    ResponderEliminar
  19. Caro Kaos,

    percebo perfeitamente esse ponto de vista, e até não há muito tempo, era o que defendia.
    No entanto, todos sabemos que os partidos políticos estão todos corrompidos. Pelo menos os do arco do poder.
    Também todos sabemos que só a partir de partidos políticos se alcança o poder.
    Sair à rua serenamente é uma das formas de fazer cair o que está. Só que, a sucessão, já todos sabemos como é...
    Outra das formas, é radical. É levar tudo a zeros e começar de novo. É sair da ue, é sair do euro, é suspender tudo o que for politica externa. É, no fundo, começar tudo de novo.
    E se podemos rir de tristeza, também podemos acreditar que há ditaduras sãs.
    Assim todos saibam os seus direitos, mas, principalmente, os deveres.
    Acho eu, não é!...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger