sábado, novembro 10, 2012

Desespero ou esperança?


Quando olho para este país e procuro respostas para o futuro que nos espera não posso deixar de sentir algum desespero. No actual sistema de alterne governativo não se encontram as respostas que nos possam dar esperança e as alternativas satélites também não nos dão a confiança que necessitamos. Não dão porque o mal está na própria forma como vivemos a democracia, um sistema já caduco e pouco adaptado aos tempos que vivemos. Há escolhas muito importantes a fazer e o sistema coloca essas decisões nas mãos de quem vive e se alimenta do próprio sistema e por isso não se atreve a colocá-lo em causa. Necessitamos de recriar a democracia, uma democracia mais participativa e mais directa mas isso exigia a participação e o empenho de todos. Criar alternativas ao actual sistema não é só uma necessidade como é urgente. Vivemos tempos de mentiras, tempos em que nos procuram assustar para evitar que possamos escolher outro caminho. São gente vendida ao grande capital, ao grande poder económicos, aos mercados e aos interesses de alguns. Mentem, enganam, aldrabam. Não há um debate livre e honesto sobre as alternativas possíveis. Ai que desgraças que nos vão acontecer se impusermos as nossas regras para pagar a dívida, ai o horror de não pagar, ai a desgraça de fazer zangar os mercados, ai o fim do mundo que seria sairmos do euro, ai isto, ai aquilo. Talvez haja justificações para todos esses ais se continuarmos a pensar e a agir como fazemos, Talvez cada um desses ais seja um verdadeiro ai quando visto isolado , mas deixe de o ser se for pensado em conjunto com uma decidida e verdadeira escolha de mudança por todos. Há tanta maneira de fazer as coisas porque temos de acreditar na inevitabilidade que nos impõem?
Quando olho para este país e procuro respostas para o futuro que nos espera não posso deixar de sentir alguma esperança. Quero acreditar que nós, gente desta terra, de Espanha, da Grécia, da Itália, da França, gente de todo o lado há-de encontrar saídas e soluções. Na vida há sempre escolhas a fazer e todas têm sempre coisas boas mas também consequências não tão boas. Escolher aquelas que minorem essas consequências e que nos permitam uma maior justiça e dignidade parece ser a melhor opção. Vamos ficar sentados e deixar que nada mude e que a miséria se espalhe como uma praga? Não vamos fazer nada?
Eu não me conformo, não me calo e não vou aceitar que seja o sofá a ganhar a batalha. Vou continuar a sair, a reunir-me com outros que como eu não desistem, a ultrapassar o desanimo quando vemos tantos a baixarem os braços, a lutar e a procurar alternativas. Sei que não será ainda hoje que as coisas vão mudar, que vou ter de ter a paciencia de esperar, mas também sei que um dia as coisas terão de mudar. Só espero ainda cá estar para viver esse dia.

PS: Ia fazer este post para dizer que só acreditaria neste Partido Socialista quando visse um seu líder a chorar sobre a pobreza, a miséria e a desgraça a que tinha permitido que este país chegasse, mas depois lembrei-me que há por aí tanta lágrima de crocodilo que nem nelas poderia acreditar. 

8 comentários:

  1. Agradecemos por nos proporcionar todo este seu trabalho com tanta assiduidade e pertinência. Confessamos que com mais ou menos frequência o usamos no nosso Página Global - é irresistivel. Esperamos que não considere abuso. Muito agradecidos e... Muita Força!

    http://paginaglobal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. "...procuro respostas para o futuro que nos espera"

    Deixo aqui um link que pode achar interessante:
    http://www.thevenusproject.com/

    ResponderEliminar
  3. Página Global
    Obrigado pela vossas simpáticas palavras e podem utilizar tudo o que desejarem deste blog. É para partilhar que ele é feito.

    Anónimo das 00:59
    Eu conheço o projecto zeitgeist, mas as soluções que procuro são mais imediatas e localizadas

    ResponderEliminar
  4. Acho que a maioria de nós sentimos e pensamos o mesmo nos ultimos dias de socrates....Quanto ás lágrimas, eles até são capazes de chorar lágrimas de sangue.... só que ....

    ResponderEliminar
  5. "...as soluções que procuro são mais imediatas e localizadas"

    Tenho curiosidade em saber qual a solução que acha que pode resolver o problema do desemprego tecnológico.

    Deixo aqui mais uns links que eu gostei de ler, que pode achar interessante.

    http://marshallbrain.com/manna1.htm

    http://www.basicincome.com/basic_rifkin.htm

    ResponderEliminar
  6. Muito agradecidos Kaos

    Cumprimentos

    PG

    ResponderEliminar
  7. seguro está ele que terá e que quer o taxo de primeiro ministro e também o de dar continuidade á politica iniciada pelo grande mentor chuchalista BOXEXAS

    ResponderEliminar
  8. Assim..bem pode rezar...não passa disso....!!!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger