sábado, janeiro 19, 2013

O Bastão da Ordem Pública

 
A polícia usou gás pimenta, esta manhã, para dispersar uma manifestação de estudantes que estava a decorrer à porta da secundária Alberto Sampaio, em Braga. Seis alunos tiveram que receber tratamento hospitalar.Os estudantes estavam a protestar contra a integração da escola num mega-agrupamento, fecharam as portas da escola a cadeado.
A comissária Ana Margarida, da PSP de Braga, diz que foi preciso usar pimenta «para abrir caminho por entre os estudantes e para conseguir chegar ao portão, permitindo que os bombeiros cortar a cadeado». Segundo a comissária esta atitude foi tomada para evitar uma postura mais musculada como o uso do bastão de ordem pública.

O Sr. Ministro pode andar a enganar as pessoas quando envia infiltrados para as manifestações dos movimentos sociais para criar incidentes e justificar a violência da acção policial, pode deixar policias a serem apedrejados durante duas horas para depois poder justificar cargas cegas e brutais sobre gente pacifica, pode fazer o que desejar e abrir averiguações sobre inquéritos e inquéritos sobre averiguações ou inquéritos sobre inquéritos que já ninguém está para o aturar. Pode ter feito tudo e tudo justificado com a violência dos manifestantes e a manutenção da ordem pública. Pode ter inventado grupos terroristas e grupos violentos onde não os há. Pode e fez mesmo quando essa violência não existiu ou foi provocada pela própria policia. O que não pode justificar é o uso de gás pimenta sobre jovens do secundário, miúdos de 12 anos que protestavam em frente da sua escola e que acabaram alguns no hospital. Pior ainda fica quando se justifica o uso desse gás pimenta como justificação para evitar uma postura mais musculada como o uso do bastão de ordem pública. E porque não de tiros de shotgun?
Quem ordenou esta violência policial devia ser demitido e o ministro que tutela a policia tinha a obrigação de se demitir ou ser demitido. Uma vergonha, uma afronta à liberdade e ao direito de protestar. Não estamos a falar de terroristas, de grupos violentos e organizados, de gangs de bandidos, estamos a falar de miúdos de uma escola secundária. Tenha vergonha na cara e demita-se em nome da decência e em respeito pela democracia e pela liberdade. Se é que a tem.

6 comentários:

  1. Nojentos fascistas!

    ResponderEliminar
  2. A PSP teve de quê?
    De jovens?
    Este cara de cu nazi devia ter medo do que o seu governo anda a fazer ao País!
    Gente reles, não posso com eles!

    ResponderEliminar
  3. Pensam que de pequenino que se torce o pepino,
    mas parece-me que sem querer estão a adubar tomates com gás pimenta.

    ResponderEliminar
  4. http://www.facebook.com/photo.php?v=10150346753290735

    ResponderEliminar
  5. ISTO É MUITO TRISTE ,ESTE GOVERNO EM VÊZ DE CAÇAR LADRÕES ANDA A BATER NO POVO AINDA POR CIMA JOVENS E ALGUNS MENORES ,POIS ESTÁ A DAR UM GRANDE EXEMPLO AOS A ESTES JOVENS QUE UM DIA BREVE CRIAM UMA RAIVA TOTAL AOS AGENTES E PODE HAVER MUITOS CONFRONTOS EM MANIFESTAÇÕES FUTURAS E CONSEQUENTEMENTE JÁ IRÃO PREPARADOS PARA SE DEFENDEREM NÃO É ASSIM QUE SE EVITA MALES MAIORES COM REPRESSÃO BRUTAL CONTRA PESSOAS QUE SERÃO O FUTURO DE UM PAÍS ,DEPOIS ADMIREM-SE SE HOUVER MUITOS E GRAVES TUMULTOS EM PORTUGAL QUE SE JÁ PREVÊM PARA ESTE ANO ,SEGUNDO DIZEM AS REDES SOCIAIS POR TODO O LADO.
    POIS SE ISTO REALMENTE ACONTECER ,OS VERDADEIROS CULPADOS SÃO ESTE GOVERNO DE FASCISTAS NEOLIBERAIS ,QUE A TODO O CUSTO CONSEGUIRAM EMPOBRECER O PAÍS ,FAZEMDO MAIS POBREZA ,MAIS MISÉRIA,MAIS DESEMPREGO ,SEM ABRIGO ,MAIS FOME ,E CONSEGUIRAM TIRAR A DIGNIDADE AOS PORTUGUESES E AO PAÍS VERGONHOSAMENTE ,ESTES PARTIDOS DE DIREITA FASCISTA SÃO PSD E CDS PP QUE SEGUNDO SE FALA EM TODO O LADO VÃO SER PENALIZADOS NAS AUTARQUICAS EM OUTUBRO ,E NÃO SE DURAM MUITO TEMPO COMO GOVERNO EM PORTUGAL .
    ABAIXO ESTE GOVERNO JÁ ,A BEM DE PORTUGAL E PORTUGUESES !

    ANONYMOUS 14 *****

    ResponderEliminar
  6. o Fascismo está instalado há muito! mas este povo tem uma ignorância e cobardia fora do comum.
    Come e cala.

    ResponderEliminar

Ocorreu um erro neste dispositivo